O veludo é um material bonito, mas bastante caprichoso. Parece atraente devido à sua superfície aveludada. Sua pilha é mais longa que a do nobuck. O veludo lembra mais a camurça, mas é considerado mais caro em comparação e é produzido de forma diferente.
Vários modelos são confeccionados com esse material: sandálias, mocassins, botins e botins. Mas o veludo não gosta de umidade - chuva, orvalho, neve molhada. Os consumidores acreditam (com razão) que esses sapatos são elegantes, mas não práticos. O veludo não é adequado para uso diário, especialmente no outono chuvoso ou no início da primavera. A tentação de andar com sapatos elegantes exige muita atenção à sua limpeza e restauração.
Regras básicas de cuidado
A vantagem dos sapatos de veludo não é apenas a aparência, mas também o conforto. Adapta-se bem ao pé, é leve e durável. Requer apenas um tratamento cuidadoso de você mesmo. Você pode mantê-lo em ordem seguindo regras simples de cuidado.
Ao voltar para casa, o dono de um par confortável e bonito deve limpá-lo o mais rápido possível: não espere que poeira, sujeira ou neve penetrem no produto. É necessário limpar a sola com cuidado para que a água não deixe manchas na parte superior.
O que não deve ser feito com nenhum produto de couro também se aplica a este material.
- Não é recomendado colocar próximo a fontes de calor quando os sapatos precisarem ser secos.
- Só deve ser guardado puro em caixa de sapato, colocando papel amassado na ponta do sapato ou utilizando formas e espaçadores especiais.
Curiosamente, embora o veludo não goste de umidade, é recomendável mantê-lo por um curto período de tempo sobre um leve vapor. Isso é necessário para refrescar o visual dos sapatos e fazer com que o pelo não fique muito enrugado.
O tratamento das áreas brilhantes, amassadas e manchadas é feito com borracha ou pedaço de tecido grosso. Há um conselho: leve uma lixa fina, mas neste caso são necessários toques bem leves na superfície, que não deformam, mas endireitam a pilha.
Produtos para cuidados
Uma das melhores formas de conservar o calçado é utilizar produtos recomendados pelos fabricantes para impregnação de veludo. Para proteger contra a umidade, são aplicados imediatamente sobre um novo par (de preferência várias vezes para maior efeito). Após cada tratamento, os sapatos devem ser secos por pelo menos 3 horas.
Esses agentes hidrorrepelentes podem ser utilizados futuramente, após a limpeza e cuidado de mocassins ou botas, mas o principal é não esquecê-los desde o início.
Para se livrar das manchas, você precisará de um limpador, que é aplicado em forma de espuma na superfície suja. Alguns amantes do veludo conseguem limpá-lo com detergente para carpetes.
Existem produtos simples, mas confiáveis, que ajudam no cuidado.Por exemplo, a cera pode ser usada para processar cuidadosamente as costuras. Para remover manchas de graxa é recomendado:
- solução de vinagre;
- amônia.
Existem aerossóis com uma composição corante especial que são usados para restaurar a cor.
Uma escova especial para esses sapatos (cabelo ou borracha) é usada apenas para sapatos secos. Na hora de limpar veludo, eles fazem isso sem muita pressão.
No inverno, os sapatos (às vezes usados em climas frios e com neve) são limpos de manchas desagradáveis de reagentes de estrada apenas com meios especiais. Existem à venda esponjas e lenços especiais para cuidar de veludo e camurça.
É muito útil usar ambientadores e desodorantes que são aplicados na parte interna dos sapatos ou botas. Para mocassins ou sapatilhas usadas sem meias, esta é uma ferramenta indispensável que alivia o odor desagradável do calçado. Os métodos tradicionais (com refrigerante, carvão ativado, etc.) não são tão eficazes e são muito problemáticos. Pulverizar com aerossol à noite é o ideal.
O que não fazer com sapatos de veludo
Claro, você não pode ir em tempo chuvoso, estradas lamacentas, etc.
Não pode ser lavado ou lavado. É importante não usar detergentes e tira-manchas ásperos e agressivos. Os sapatos perderão a aparência, ficarão rígidos e feios.
Não é recomendado limpar com escovas ásperas ou com muita pressão.
Se você não tiver produtos especiais em mãos e as manchas não permitirem que você saia com sapatos sujos, limpe-os com um pano macio embebido em uma solução de sabão em pó ou xampu e bem torcido. Mas este é o caso mais extremo.
Certifique-se de secar as botas após usar qualquer um desses produtos.
Diferença no cuidado entre veludo artificial e natural
Para fazer o veludo natural utiliza-se couro de boa qualidade (cabra, porco), mas apresenta alguns defeitos na parte frontal, lisa.
Não tão caro quanto o veludo natural, o veludo artificial tem algumas vantagens. Principalmente quando você precisa limpá-lo de manchas e sujeira. Em primeiro lugar, pode ser lavado. Em segundo lugar, não desaparece.
Mas, em geral, produtos especiais produzidos para couros naturais - veludo, nobuk e camurça - são adequados para cuidar de produtos feitos a partir de seus substitutos. Via de regra, os vendedores de sapatarias podem oferecer ao comprador uma grande linha de produtos de cuidado para todos os tipos de materiais.