O que é veludo?

Uma alternativa ao veludo luxuoso, mas muito caro, foi inventada no Oriente, na Idade Média. O veludo desempenha esse papel. Naquela época, o material também era caro e estava disponível apenas para pessoas ricas. Com o tempo, as tecnologias mudaram, passaram a ser produzidas a partir de diversos tipos de matérias-primas e o material passou a ser disponibilizado ao público em geral. Hoje em dia os tecidos de veludo estão em todas as casas e em cada passo. Que tipo de tecidos são esses e onde são usados, leia mais sobre isso.

Que tipo de material é esse - veludo?

veludo vermelhoEste é um conceito coletivo. Isto combina um grupo de materiais de pêlo macio com superfície aveludada, feitos de fibras naturais ou sintéticas. Seda, algodão, lã, viscose, bem como fibras de lycra, elastano e poliéster são utilizadas como fio principal ou auxiliar na produção de tecidos de veludo.

Externamente, o tecido de veludo é muito semelhante ao veludo, mas difere no pelo mais longo, que é obtido por meio de uma tecnologia especial de produção de material de pelo base. Para veludo, é usado um método de loop ou divisão de uma ou duas folhas. Isso significa que o tecido resultante tem laçadas ou essas laçadas são cortadas, deixando uma pilha lisa e aveludada na parte frontal.

Importante! Um pequeno aditivo sintético melhora as propriedades do tecido: torna-se mais durável, aumenta a resistência ao desgaste, mantendo uma aparência atraente e propriedades básicas.

Prós e contras do veludo

Esses tecidos têm muitas vantagens:

  • look com roupas de veludoaparência luxuosa da superfície frontal;
  • formação de brilho leve e tons interessantes;
  • excelente capacidade de armar e formar dobras suaves;
  • sensações táteis agradáveis;
  • sensação de conforto ao usar o produto;
  • boas propriedades de isolamento térmico e ventilação devido à camada de ar entre as fibras;
  • base densa garante a resistência do produto;
  • sem encolhimento e preservação da forma original;
  • resistência a corantes e derramamento;
  • resistente a vincos e sem vincos;
  • o material à base de linho não estica, mas à base de malha restaura rapidamente a sua forma;
  • facilidade de atendimento.

Infelizmente, esses tecidos não possuem apenas qualidades positivas. Existem também algumas desvantagens das quais os potenciais consumidores devem estar cientes:

  • às vezes as fibras podem quebrar, o que sugere uma aparência desarrumada do produto;
  • sem adição de fibras artificiais, o veludo é suscetível à abrasão;
  • devido à sua estrutura felpuda, o tecido é capaz de atrair poeira e acumular sujeira;
  • Passar peças feitas de tecidos felpudos pode causar perda de maciez, leveza e aparecimento de vincos na parte frontal do material.

Tipos de veludo

Os tecidos de lã são feitos de uma ampla variedade de matérias-primas. Algodão, lã, fios sintéticos e até couro podem atuar nessa função. Cada uma dessas espécies tem seu próprio nome, mas todas estão unidas em um grupo por uma característica - uma superfície felpuda.

Fio

veludo de fioAs costureiras adoram tricotar suéteres, suéteres, cardigãs e até brinquedos infantis aconchegantes e macios com fios de chenille. É um tipo especial de fio de algodão em que as fibras tratadas são fixadas aerodinamicamente à base.. Eles caem sobre o fio no momento de torcê-lo com a ajuda de um fluxo de ar e ficam firmemente fixados perpendicularmente à base reforçada.

A estrutura do fio é solta, por isso recomenda-se a utilização de agulhas de tricô para tricô manual. Este fio não mantém a sua forma, os padrões e as tranças não são visíveis nele, os tipos comuns de elásticos parecem um pouco desleixados. No entanto, um suéter de chenille irá mantê-lo tão aquecido quanto um de lã pura devido às excelentes propriedades condutoras de calor do fio.

Pelagem

veludo de peleO veludo pode ser não apenas tecido, mas também feito de pele de animal. O veludo de pele é a superfície frontal de um casaco de pele de carneiro. Na verdade, esta é a camada interna do melão, a menos valiosa de toda a pele, mas curtida de maneira especial, tingida e processada até obter uma superfície felpuda e uniforme, lixando o couro. A camada mais valiosa - o pelo - é virada dentro do produto para aquecer a pessoa no frio. A camada de melão - veludo de pele - também ajuda a reter o calor e também é responsável pela aparência estética do casaco de pele de carneiro.

Couro

Esse tipo de veludo às vezes é erroneamente chamado de camurça, mas isso está incorreto.A camurça tem várias diferenças características e é muito menos comum que o veludo de couro ou seu análogo mais barato e de qualidade inferior - o veludo dividido. Quase todos os chamados sapatos de camurça, com raras exceções de botas muito caras, são feitos de couro aveludado..

O veludo é obtido a partir da fabricação da camada interna inferior naqueles couros onde a superfície frontal apresenta falhas. Sua superfície é virada para que a camada frontal apareça dentro do produto. O veludo dividido é obtido removendo as camadas superior e inferior da pele. Este material é de qualidade inferior aos seus equivalentes, mas tem uma aparência atraente, é barato e é adequado para o uso cuidadoso de muitos calçados e luvas.

Artificial

A base são fios sintéticos - elastano, lycra, poliéster em diferentes proporções e combinações. Esses tecidos aumentaram a resistência ao desgaste. Este indicador é especialmente alto para tecidos usados ​​​​como capas de automóveis e estofamento de interiores de automóveis.

Microliner

MicrolinerEsta é uma das variedades de veludo feito de fibras artificiais. O Microliner é justamente considerado um dos melhores materiais, pois suas principais qualidades são a alta resistência ao desgaste e a sensação de conforto durante a operação. Ele frequentemente usado para fazer forros e palmilhas de sapatos.

Microliner distingue-se pela sua excelente aparência, durabilidade e resistência à abrasão. No interior do calçado, a estrutura do tecido com maior permeabilidade à umidade proporciona um excelente microclima e conforto especial.

Cortina

O tipo mais interessante, valioso, mas também o mais caro desse tecido é o veludo drapeado. É feito de fibras de lã e a matéria-prima é a lã merino.É por isso que o tecido é muito caro, mas também tem qualidade excepcional e pertence a materiais luxuosos, e deve sua bela aparência à trama acetinada dos fios.

De lã

ternos de veludoEste tipo de veludo é obtido a partir de fios de tecido, que não são penteados durante o processo de produção. Forma um pelo baixo e grosso, fofo e mais indicado para costurar produtos quentes. Agasalhos e chapéus são feitos com ele.

Algodão

Este é o tipo mais comum de tecido felpudo. É macio, muito agradável ao corpo e resistente ao desgaste. Este é um tecido tão confortável que até crianças pequenas podem fazer roupas com ele. O algodão também é utilizado na produção de malhas de veludo, muito utilizadas na costura de roupas infantis e esportivas. Outra vista - veludo turco – presente nos nossos apartamentos como matéria-prima para toalhas, lençóis, roupões ou roupões.

Classificação do tecido de veludo por aparência

De acordo com a forma como o pêlo está disposto na tela, os tecidos de veludo podem ser dos seguintes tipos:

  • liso - com fibras localizadas verticalmente;
  • moldado - com seções verticais e lisas alternadas;
  • em relevo - com uma pilha disposta como um desenho intrincado.

Há também uma divisão dos tecidos de veludo de acordo com os métodos de tecelagem dos fios em combinação com o pelo:

  • veludo estampadomalhas - a base não é tecida, mas sim tricotada, muito utilizada na costura de roupas esportivas elásticas, cortinas diversas de interiores e vestidos, bem como em roupas infantis;
  • veludo drapeado – lã merino de alta qualidade com tecido acetinado;
  • jacquard é um lindo tecido estampado criado pelo entrelaçamento de diversos tipos de fios;
  • moiré é um material com tonalidades variáveis ​​​​e pilhas de comprimentos desiguais em diferentes direções.

Esses tecidos podem ser tingidos em uma cor e o resultado é um material tingido suavemente. Outro método também pode ser utilizado: uma máquina de impressão aplica um desenho na superfície do tecido. Este material é chamado de material impresso.

Importante! O veludo pode ser tingido no tecido acabado ou podem ser usados ​​​​fios nas cores desejadas para produzi-lo.

Âmbito de aplicação do veludo

sapatos de veludoPossui propriedades universais e é utilizado em muitas áreas da vida moderna. Em primeiro lugar, para produção de roupas: pijama de noite, roupão, uma variedade de conjuntos infantis e macacões, vestido de noite, jaqueta elegante, agasalho, malhas aconchegantes, casaco quente, casaco de pele de carneiro chique, chapéu - esta é uma lista incompleta de coisas com uma superfície felpuda que usamos literalmente todos os dias.

Não pode ser ignorado sapatos de veludo, que parece mais luxuoso e atraente que o couro, mas exige um manuseio mais cuidadoso: sapatos, sandálias, tamancos, botas e botins, botas e as já populares botas over the knee. E acessórios – bolsas, clutches, malas, cintos, carteiras, estojos para óculos. Esses itens também são feitos de couro escovado com vários métodos de acabamento.

Velour encontrou uso generalizado no interior. Muitos são proprietários de cortinas de veludo, cortinas, lambrequins, estofados de móveis, colchas e almofadas decorativas. Mas também não nos esqueçamos dos entusiastas de automóveis que compram para seus animais de estimação de quatro rodas capas feito de materiais de veludo artificial.

Em que difere da camurça e do veludo?

O veludo do couro às vezes é confundido com a camurça, mas existem várias diferenças que indicam diretamente que pertence a um ou outro material. O veludo tem as seguintes propriedades:

  • botas de veludopilha unilateral;
  • um rastro de fibras esmagadas permanece na superfície, como uma impressão digital, e elas não voltam à posição original por conta própria;
  • o material absorve e permite a passagem da água;
  • tem uma cor uniforme.

A camurça difere do veludo em alguns aspectos característicos:

  • à prova d'água;
  • tratamento de superfície em ambos os lados;
  • ausência de danos à pilha;
  • a presença de áreas de cores heterogêneas.

Você pode distinguir veludo de veludo pelas seguintes características:

  • em termos de matérias-primas - o veludo é feito de seda, veludo - de algodão, lã;
  • em termos de altura do pêlo – o veludo é mais curto;
  • de acordo com as sensações táteis - o veludo é mais macio;
  • em termos de preço - o veludo é mais caro.

Como distinguir o veludo natural do artificial?

sapatos de veludoQuando se trata de tecido, a primeira coisa que você precisa prestar atenção é na base. Examine o verso do produto, é o fio da urdidura que lhe dirá se é um material natural ou sintético..

Mas podemos distinguir o veludo de pele natural de seu análogo artificial barato por várias características. O material artificial possui as seguintes propriedades:

  • a presença de tecido ou outra base colada;
  • pilha brilhante e que não amassa;
  • formação de dobra ou vinco ao dobrar;
  • o material não “respira”, portanto, se você cobrir qualquer área com a mão e segurá-la por 10 a 20 segundos, a palma da mão suará um pouco.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano