Um vestido de veludo cotelê não é um item básico no guarda-roupa de toda mulher que gosta de se exibir com roupas da moda. Não só deve caber perfeitamente, mas cuidar bem dele também é uma tarefa muito difícil.
No entanto, os vestidos de veludo cotelê continuam populares independentemente da estação ou época do ano. Alguns, seguindo o caminho de menor resistência, simplesmente compram esses produtos, seguindo as últimas tendências, enquanto outros definem essas tendências fazendo eles próprios vestidos. Com a devida diligência e uma abordagem competente, isso não exigirá esforços excessivos e o resultado poderá superar até as expectativas mais loucas.
Costurando um vestido de veludo cotelê: recomendações e guia passo a passo
A peculiaridade desse tecido é o alto percentual de fibras sintéticas, viscose e algodão em sua estrutura, já que é fabricado principalmente com esses materiais.Assim, sua superfície é uma textura em relevo, que em termos de praticidade é uma faca de dois gumes: por um lado, parece pelo menos original e cativante, por outro lado, será um pouco mais difícil costurar você mesmo de veludo cotelê do que de qualquer tecido liso.
Corte: preparação e implementação
O primeiro passo é decidir o tipo de vestido de veludo cotelê que você deseja. A opção mais conveniente é um modelo que não possui costuras retas ao longo do lobar. Fazer você mesmo exigirá muito tempo e diligência, mas cada um desses elementos no vestido afeta muito sua aparência geral.
Assim que o tipo de futuro modelo de roupa for determinado, você poderá começar a preparar o tecido. Para fazer isso, você precisa passar pelo lado avesso, mas não deve ser excessivamente zeloso - toques leves e tratamento a vapor serão suficientes. Este é um ponto muito importante, pois o veludo cotelê que não foi tratado adequadamente está sujeito a um encolhimento significativo. Também não se deve usar o ferro “seco” em veludo cotelê - isso fará com que apareçam vincos na superfície.
Antes de começar a cortar, você precisa entender em que direção fica o pelo no tecido. Isso é feito de forma simples: você precisa passar a palma da mão na parte frontal do veludo cotelê ao longo da borda. O deslizamento suave significa que a pilha está direcionada para baixo, mas se sentir uma leve resistência durante o movimento, significa que ela está direcionada para cima.
O corte em si é realizado de diferentes maneiras, o método mais comum é o “penugem”. É relevante para tecidos com cicatrizes finas e largas, o comprimento das fibras não desempenha um papel especial.Todas as peças do padrão devem ser colocadas sobre a mesa de forma que fiquem na mesma direção em todos os lugares.
Padrões de vestidos de veludo cotelê prontos
Costurar peças de veludo cotelê para um produto geralmente é feito em uma máquina de costura. Ao usá-lo, você precisa se concentrar nos seguintes parâmetros:
Não devemos esquecer que as características do padrão são em grande parte determinadas o tamanho do futuro vestido, portanto, seus valores para dados de mídia fora do padrão serão um pouco diferentes:
De costura
A costura de peças de veludo cotelê para o produto acabado geralmente é feita em uma máquina de costura. Ao usá-lo, você precisa se concentrar nos seguintes parâmetros:
- materiais preferidos para uso: fios comuns de algodão com poliéster;
- tamanho das agulhas adequadas para costura - nº 70 e 80;
- O valor do comprimento do ponto deve ser definido como médio;
- Você deve tentar manter a pressão da pata no mínimo.
Dica importante: Deve ser feito um pequeno forro entre o vestido e o rack da máquina de costura. Para isso bastará uma folha de papel comum ou um pedaço de papelão. Uma camada adicional garantirá maior estabilidade do tecido ao costurar e evitará deslocamentos em diferentes direções.
Vantagens e desvantagens de um vestido de veludo cotelê
Como qualquer peça de roupa, o modelo de veludo cotelê não é uma peça de roupa universal, não é adequado para todas as mulheres. Se avaliarmos do ponto de vista prático, então tal produto pode ter as seguintes características, bem como vantagens e desvantagens:
Vestido de veludo cotelê | |
prós | Desvantagens |
|
|
Como cuidar de um vestido de veludo cotelê
O atributo mais adequado para a limpeza comum do produto é uma escova, que também precisará ser pré-umedecida. Alternativamente, se houver sujeira persistente no tecido, você pode usar uma esponja. A limpeza de veludo cotelê com fita adesiva também se generalizou.
Você terá que remover a poeira e sujeira desse vestido antes de cada lavagem - caso contrário, esses elementos ficarão molhados e grudam nas roupas durante o processo. Modo ideal lavando – delicado, e a temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus.
Interessante saber: quanto mais caro e de melhor qualidade for o tecido de veludo cotelê, mais exigirá cuidados cuidadosos. Para itens feitos de material fino, é fornecido um modo de lavagem delicado: eles são pré-embebidos em água fervida fria diluída em amônia por 25 a 30 minutos, depois enxaguados em água com sabão, enrolados em uma toalha e pendurados. Não faz sentido torcê-los ou soltá-los - isso pode afetar sua forma e estrutura no futuro.
O veludo cotelê é seco exclusivamente de forma “natural” - as coisas são penduradas em local fresco até que a umidade seque completamente. Não é estritamente recomendado secá-los na máquina de lavar, bem como pendurá-los em radiadores quentes para esse fim.
As peças de veludo cotelê devem ser passadas do avesso e levemente úmidas, usando a configuração de ferro a vapor. Neste caso, é indesejável tocar a superfície - as propriedades do vapor serão suficientes.
Ao terminar, isso precisará ser penteado - você precisará mover a escova na direção oposta ao local das vilosidades. Um pincel com cerdas pequenas ou médias é ideal para isso.
Conclusão
Um vestido de veludo cotelê DIY não é tão difícil de costurar quanto pode parecer. À primeira vista, especialmente se você tiver pelo menos um pouco de experiência em costura de produtos. Porém, mesmo sem ele, basta seguir as recomendações populares para conseguir algo que você não terá vergonha de usar. Não se esqueça dos cuidados - sem eles, um vestido pode perder rapidamente seu brilho original, assim como a aparência de quem o veste não será mais original e atraente.