A viscose é um tecido artificial (não confundir com sintético), fabricado pela primeira vez por Ilie de Chardon em 1884 na França. Este material é um produto do processamento de celulose. A serragem triturada de diversos tipos de madeira é tratada quimicamente e submetida a altas pressões e temperaturas. Como resultado, os fios são formados a partir da substância tratada pressionando-se através de uma placa com pequenos orifícios e, finalmente, esses fios são secos. A viscose pura de alta qualidade pode ser confundida com seda.
Apesar de todas as qualidades positivas, o material de viscose também possui propriedades negativas.O tecido enruga-se facilmente, deforma-se quando lavado e é possível formar bolinhas. A viscose tende a se desgastar quando exposta à água quente e aos raios ultravioleta.
Com base nos métodos de produção e na qualidade, o material de viscose é dividido em fibra de cordão, fibra descontínua e seda de viscose. O primeiro é usado para linho de alta qualidade, a fibra básica é usada em roupas isoladas, carpetes e tapetes e a seda viscose é usada em têxteis-lar.
tencel - tecido feito de madeira de eucalipto. O material lembra o algodão em suas características e é muito utilizado para costurar roupas de cama, tecidos e roupas.
Modal – tendo quase todas as propriedades do algodão, só que mais durável, resistente ao desgaste e uma vez e meia mais higroscópico. Muitas vezes é combinado com fibras de algodão para fazer têxteis de cama.
Cupra – o material de viscose mais caro e de alta qualidade. Na aparência e nas propriedades, a cupra é muito semelhante à seda. Precisa de cuidados delicados. Usado para costurar vestidos de noite e roupas festivas.
Acetato – o material não é baseado em celulose inteira, mas em seus resíduos (acetato de celulose). O tecido é fino, tem leve brilho, semelhante ao da seda. A principal característica distintiva é a sua resistência à deformação e contusões, mas ao mesmo tempo reduzida higroscopicidade e permeabilidade ao ar, bem como instabilidade a altas temperaturas
Siblon – é o material de viscose “mais jovem”. Essa viscose foi obtida na segunda metade da década de 70 a partir de árvores coníferas. Todas as suas propriedades positivas são melhoradas pelo menos uma vez e meia do que todos os tipos de material de viscose acima.
Outros materiais como algodão, poliéster, elastano podem ser adicionados ao tecido.Este último é necessário para conferir propriedades elásticas ao tecido, geralmente é misturado na proporção de 5% de elastano e 95% de viscose, o que acaba aumentando a resistência ao desgaste e a elasticidade. Ao adicionar poliéster obtém-se um tecido “manteiga”, resultando em um material mais agradável ao toque. Produtos feitos de poliéster se adaptam bem ao seu corpo. Por isso, é utilizado na confecção de vestidos, saias e roupas esportivas femininas. O algodão em combinação com a viscose confere maior resistência ao tecido, mas assim como a viscose pura, ao entrar em contato com a água sua resistência diminui em 55%. Deve-se observar que o tecido tem tendência a encolher.
A viscose é amplamente utilizada e há muito que penetrou na nossa vida quotidiana e em muitas áreas da nossa vida.
O material de viscose pode ser encontrado em quase todas as casas como parte de roupas de cama, roupas (tanto de verão quanto de inverno - com lycra de lã), têxteis-lar, como forro de agasalhos, trapos e guardanapos para limpeza. O material viscose também é utilizado na produção de celofane, pneus de automóveis, calçados e muito mais.