A ideia de transformar madeira em fibras têxteis pertenceu ao famoso químico e engenheiro francês Ilie de Chardonnay - graças a este talentoso cientista, a viscose foi inventada em 1884.
Inicialmente, ele queria que o material artificial fosse tão bom quanto os tecidos naturais em suas propriedades - e esse objetivo foi alcançado: é graças aos altos padrões de qualidade que a viscose ainda é muito popular no mercado consumidor.
Apesar de o autor da ideia de criar a viscose pertencer a Chardonnay, esta invenção já foi patenteada por seus seguidores: os químicos Charles Cross e Edward Bevan. Com a ajuda deles, o primeiro empreendimento viu a luz do dia, onde o novo material foi colocado em produção em massa.
Logo o material se difundiu na indústria e recebeu muitos elogios de críticos e especialistas famosos - até Dmitry Mendeleev observou que a produção de viscose era uma área muito promissora. Demorou cerca de 100 anos para que os tecidos de viscose começassem a ser produzidos e vendidos todos em todo o mundo, e então começaram Surgiram as primeiras combinações bem-sucedidas de viscose com outros materiais: linho, lã e, claro, algodão.
Características comparativas de viscose e algodão
Devido ao predomínio de fibras vegetais na viscose, esse tecido costuma ser confundido com algodão. Eles realmente têm muito em comum: ambos os materiais proporcionam sensações táteis agradáveis em contato com a pele, absorvem igualmente bem a umidade e permitem a passagem do ar; produtos similares feitos com eles podem até ser confundidos entre si. No entanto, os tecidos também têm diferenças: embora o algodão retenha suas propriedades em qualquer condição, a viscose, quando úmida, torna-se quebradiça - um produto de viscose úmido é muito mais fácil de amassar ou rasgar. Além disso, o algodão, por ser um material natural, é mais resistente ao desgaste. Por outro lado, a diferença de preço entre eles também é bastante significativa, pelo que esta lista de deficiências não será relevante para a maioria dos potenciais compradores.
Em combinação, o algodão e a viscose conferem maior resistência aos tecidos com uma composição semelhante - porém, mesmo neste caso, serão facilmente danificados se forem pré-umedecidos em água e estarão sujeitos a encolhimento.Atualmente, está consolidada a produção de fibras de viscose, semelhantes ao algodão natural - os tecidos delas obtidos são totalmente desprovidos de todas as desvantagens indicadas e atendem aos mais modernos padrões de qualidade e confiabilidade.
Como é feita a mistura viscose-algodão?
O principal ingrediente utilizado no processo produtivo é a celulose da madeira. Felizmente, com o uso das tecnologias mais recentes, isso leva muito menos tempo do que há vários séculos, e o número de bens produzidos cresce a cada ano. Apesar disso, o princípio de fabricação permaneceu praticamente inalterado, com exceção de algumas inovações.
As seguintes etapas de produção são diferenciadas:
- processamento de madeira em lascas;
- fervendo em uma solução alcalina;
- tratamento com mistura ácida;
- adicionando algodão;
- dando uma forma semelhante a um fio, passando-o por uma máquina.
Ao final do processo produtivo, o tecido de viscose-algodão é acabado em sua forma final e depois seco para evitar danos e, consequentemente, defeitos de fabricação devido ao excesso de umidade absorvido.
Propriedades do tecido viscose-algodão
Por ser um material natural, o algodão possui excelente elasticidade e, ao mesmo tempo, maior resistência. Quando a viscose é adicionada a ele, essa combinação ideal de propriedades é imediatamente perdida, porém, em troca, o tecido recebe muitas vantagens:
- a eletricidade estática não se acumula;
- a cor fica mais saturada
- após o tingimento (especialmente importante para os tons mais brilhantes);
- mantém o brilho por muito tempo;
- o produto é mais leve que um análogo tecido exclusivamente de algodão;
- Não há misturas de componentes sintéticos - as peças de viscose-algodão são adequadas para qualquer tipo de pele, até mesmo para bebês.
Combinação de algodão e viscose
A combinação destes materiais permite obter tecidos tanto para roupas de verão como muito quentes para o inverno. O tecido irá mantê-lo fresco no verão e aquecido no inverno. E ao transformar a espessura das fibras, você consegue um efeito semelhante ao de materiais naturais como seda, linho e até lã. A combinação de algodão e viscose é uma opção muito interessante para os amantes de tecidos macios e agradáveis ao toque. É oferecido a um preço bastante razoável e em termos de brilho visual não deixará definitivamente nenhum dos seus clientes indiferente.
Passar roupa
O engomar deve ser feito no modo “seda” ou com pano fino e úmido.
Lavar
É necessário usar um sabão em pó especial para peças delicadas, a temperatura recomendada da água é de até 30 graus, o modo de lavagem é suave. Em média, o tecido de algodão-viscose pode suportar de 100 a 120 lavagens;
Sensações táteis
O contato tátil com o material deixa uma impressão extremamente positiva – muito macio e sedoso;
Preço
O custo dos produtos feitos com esse material agradará a maioria dos compradores com a oportunidade de economizar dinheiro e não perder qualidade. Via de regra, um metro linear de tecido custará cerca de 700-1400 rublos;
Ponto de vista
Como o tecido contém viscose, você deverá cuidar dele com especial cuidado para não prejudicar a aparência da peça.
As recomendações de cuidados mais comuns:
- A melhor opção de lavagem é a manual, ao usar máquina de lavar é necessário primeiro definir o modo suave;
- os detergentes utilizados devem ser adequados para contato com algodão e viscose;
- você deve lavar e torcer essas coisas com muito cuidado, sem esforço desnecessário - em particular, você não deve deixá-las envelhecer muito; em vez disso, é melhor apenas pendurá-las em algum lugar e deixar a água secar;
- antes de secar, a peça deve ser cuidadosamente esticada, de preferência pendurada na horizontal;
- Não é altamente recomendável vaporizar tecidos com ferro quente - é melhor usar temperaturas baixas e médias;
- Para dar uma aparência melhor, você pode umedecer levemente o material antes de passar.
Ao mesmo tempo, o material tem suas desvantagens: aumento da fragilidade após contato com líquidos, alta probabilidade de que a coisa assente após lavagem inadequada ou se desgaste rapidamente sob a influência de fatores ambientais negativos - luz solar intensa, radiação ultravioleta, etc. Proteja a viscose O tecido de algodão só pode ser protegido de tais consequências com a ajuda de cuidados competentes e oportunos.