Viscose fria (Viscose Cold) é um tecido de malha ou tecido básico produzido na Itália, Polônia, Coreia do Sul, que inclui stretch. Graças a este componente, o tecido torna-se elástico, estica-se em comprimento e largura e é ideal para vestidos femininos, blusas, penhoares, túnicas, etc.
Composição e propriedades
A viscose é um tecido não natural feito de celulose. Tem sido amplamente utilizado na indústria leve para costurar vestidos femininos e camisas masculinas há mais de cem anos.
Stretch (do inglês stretch - “stretch”) é um material especial constituído por fibras sintéticas elásticas. Na produção de viscose fria, a lycra ou o elastano são os mais utilizados, constituindo 2 a 3% do tecido.
A ligação destas duas fibras confere vantagens a ambas e elimina as suas desvantagens individuais.
Esticar quando adicionado a qualquer outro tecido (cetim, jeans, jersey, jacquard, etc.) torna-o muito mais elástico. Existem tecidos em que as fibras elásticas representam até 30% da composição total.
Fibras elásticas são adicionadas à estrutura da viscose fria usando o método bi-stretch, como resultado do alongamento e largura (longitudinal e transversal). E a versão tricotada deste tecido estica, graças à tecelagem dos fios pelo método do tricô.
Vantagens
Lycra ou elastano conferem alta resistência ao desgaste ao tecido e o fortalecem. A viscose fria mantém sua forma por muito mais tempo, não desfia e é difícil de rasgar.
Ao mesmo tempo, apesar da presença de um fio sintético elástico, mantém todas as suas propriedades naturais e tem um aspecto natural.
É importante destacar que o stretch confere não só elasticidade, mas também um brilho especial e fresco, que é muito bonito.
O material é muito agradável à pele, inclusive no calor do verão. É chamado assim porque dá frescor ao corpo em situações de calor intenso.
Não é sintética, mas sim uma fibra natural, mas obtida artificialmente. Portanto, não irrita em nada o corpo, permite que ele respire livremente e não causa reações alérgicas ou irritações na pele.
Graças à presença da lycra ou do elastano, a viscose fria enruga pouco, cai bem e por isso fica sempre impressionante, como se saísse de uma foto de revista de moda.
IMPORTANTE. Você pode esquecer de passar roupa enquanto usa vestidos feitos com este material.
Imperfeições
É necessário seguir rigorosamente as instruções do fabricante das roupas confeccionadas com este tecido, que podem ser lidas na placa de identificação. Isso se aplica à lavagem e ao engomar, pois o tecido pode encolher com o tempo se não for bem cuidado.
Deve ser lavado com detergentes em pó suaves, por exemplo, para tecidos de lã ou roupas infantis, e seco em cabide ou manequim,
Viscose fria tricotada - que tipo de tecido é esse?
Esse material também contém viscose e stretch, mas sua produção utiliza a técnica de tricô. A versão tricotada é uma excelente base para diversas camisetas, camisetas, gola alta, etc.
Importante! A viscose fria é superior aos tecidos de algodão e linho em muitas qualidades de consumo.
Como é diferente da viscose tradicional?
A principal desvantagem do 100% viscose é a rápida perda de resistência quando molhada, por isso seu principal problema é a lavagem. É melhor lavar à mão. A viscose fria é muito mais resistente e pode ser lavada na máquina de lavar no modo “Lavagem Delicada”.
A viscose simples desgasta-se rapidamente, não tolera bem os raios ultravioleta, enruga-se fortemente e perde a sua apresentação, enquanto a viscose fria mantém as suas qualidades externas de consumo, resistência ao desgaste e resistência por várias ordens de grandeza por mais tempo.
Cuidado
- engomar – ferro em t até 150 0 C;
- custo médio - cerca de 1.260 rublos. por metro linear com largura de tela de 160 cm (preços vigentes em março de 2017);
- tato – o tecido é extremamente agradável ao toque (5 em 5).
A viscose fria é uma excelente opção para costurar vestidos, blusas e camisas de verão. Possui uma aparência impressionante, excelentes qualidades de consumo, uma longa vida útil e um preço acessível para pessoas com renda orçamentária.