Como costurar um vestido de viscose com as próprias mãos

A viscose é um material artificial inventado no século XIX. A composição é semelhante aos tecidos naturais de algodão e linho e possui propriedades semelhantes a eles. Os mais comuns são a viscose básica e básica com um leve brilho sedoso do material; são macios, delicados e resistentes ao desgaste. A viscose permite uma boa passagem do ar, é higiênica, não eletrifica e é agradável ao corpo. Não necessita passar a ferro após a lavagem. Essas propriedades tornaram a viscose popular.

As roupas confeccionadas em viscose são muito procuradas, a gama de produtos inclui: vestidos, pijamas, camisas, jaquetas. Os tecidos de viscose são muito utilizados na costura de roupas infantis. Esta master class lhe ensinará como costurar uma roupa em uma noite.

Recomendações para trabalhar com tecido

A viscose é um material ideal para um vestido de verão. Você pode costurar vários estilos diferentes: do simples - verão com estampa floral, ao sofisticado - noite até o chão, coquetel e costas abertas.

Importante: Junto com suas vantagens, a viscose também tem uma desvantagem significativa - encolhe após a lavagem - até 40%.Para não encontrar tal surpresa, antes de cortar o tecido é necessário fazer a decapitação: o material é umedecido e seco. O tecido de viscose com fibras naturais só precisa ser passado com ferro a vapor.

Dispositivos para trabalho:

  • têxtil;
  • tesoura;
  • fita métrica;
  • giz;
  • alfinetes;
  • caneta e papel;
  • agulha, linha;
  • máquina de costura.

Opções simples de vestidos de viscose.

É fácil costurar uma roupa de viscose com as próprias mãos, até uma costureira inexperiente pode fazer a costura. Aqui estão três opções de modelos simples que levam de uma a três horas para serem feitos.

Opção um: vestido estilo grego

Vestido de viscoseEste modelo é perfeito para passeios noturnos e eventos especiais.

  • São feitas 2 medidas: OB (circunferência do quadril) e OT (circunferência da cintura). Compare e selecione um valor maior, ele será necessário ao cortar.
  • Um pedaço de tecido de 1,50 m por 1,50 m é dobrado ao meio no sentido do comprimento, com a dobra voltada para você.
  • Metade do valor maior é separado da dobra do material, é colocado um entalhe - essa é a largura do futuro vestido. Uma linha vertical é traçada para cima a partir deste ponto, mas não atinge a borda superior em 25 cm.
  • O ponto à máquina será colocado ao longo da perpendicular desenhada, a segunda linha correrá paralelamente a uma distância de 1 cm da primeira.
  • Um cordão é puxado entre as costuras e o vestido é puxado ao longo da costura lateral. As bordas não precisam ser processadas, pois não se desintegram.
  • A roupa é colocada, a costura do ombro é fixada com um alfinete decorativo ou presa com fios para combinar com o material. Vestido grego - pronto!

Opção dois: vestido envolvente com costas abertas

A segunda opção é um vestido de viscoseRoupas justas são adequadas para figuras esbeltas. Muitas meninas ficarão felizes em adicionar esse modelo ao seu guarda-roupa.

  • São feitas medidas: W (largura do vestido ao longo do corpete), Ob (circunferência do quadril), comprimento do top, distância da cintura até o comprimento desejado do decote.
  • o tecido é dobrado em sua direção. Uma linha inferior reta é desenhada e o comprimento do vestido é colocado para cima a partir dela, o que depende do estilo do produto escolhido. Uma linha horizontal da cintura é desenhada. Como nosso produto é enrolado, a largura na cintura e no quadril será a mesma, então não adianta destacar a linha do quadril separadamente. A medida Sb (meia circunferência do quadril) com aumento de 20 cm e dividida por 2 é separada da dobra do tecido. O comprimento da parte superior é medido a partir da linha da cintura ao longo da dobra. Resta reservar a largura do produto ao longo do corpete. As linhas da cintura e da bainha são conectadas por uma linha reta, a largura do corpete e a linha da cintura são conectadas por uma curva suave.
  • A parte superior do decote é processada com forro, podendo ser recortada inteira adicionando 2,5 cm ao comprimento da parte superior. Será inserido um cordão no pescoço: a largura no corte é de 4 cm, no final é de 1 cm, que é amarrado no pescoço. A cava é virada para cima e ajustada ao produto principal ou processada como decote (revestimento). Gravatas de 60 a 70 cm de comprimento são presas na cintura.

Opção três: vestido semi-justo

Para mulheres mais velhas, as silhuetas de viscose semi-ajustadas são as melhores. Como o tecido é bastante fino e justo, não há necessidade de exibir todos os seus encantos.

  • para tal roupa você precisará de duas medidas: OT (circunferência da cintura), RTA (comprimento da cintura frontal);
  • pegue um pedaço de material: 3 m de comprimento e 1,4 m de largura, dobre no comprimento e depois na largura - você obtém 4 camadas de tecido; localizado com a dobra voltada para si;
  • Da dobra superior para baixo, a medida RTA (comprimento frontal da cintura) é estabelecida; uma linha horizontal da cintura é traçada através deste ponto. Nele é exibido o valor CT (metade da circunferência da cintura) com um aumento de 3-4 cm.Uma linha do quadril é traçada a partir desta linha a uma distância de 18 cm. Uma extensão é feita da cintura até a parte inferior. A linha da manga é formada suavemente, indo da cintura para cima e caindo até a parte inferior. A dobra superior do material será um ombro caído, transformando-se em manga longa;
  • Neste vestido é feita apenas uma costura: começando na bainha e terminando na parte inferior da manga;
  • o pescoço é processado por um revestimento, que é recortado de acordo com seu formato; ou fita viés, você pode comprá-la em uma loja ou cortá-la você mesmo no mesmo tecido. A parte inferior da manga é feita em ponto ziguezague. Um cordão pode ser inserido ao longo da linha da cintura. As costuras laterais são complementadas por fendas.

Vestido de viscose

Vestidos com drapeados ficam bem em tecido de viscose, mas já são modelos complexos e não podem ser feitos sem um padrão base. O padrão é modelado: as linhas da cortina são desenhadas, cortadas e espalhadas na largura necessária. É fácil e agradável costurar uma roupa que irá encantá-lo e dar-lhe um incentivo para novas ideias criativas. Melhore suas habilidades e prossiga para a criação de modelos mais complexos.

Críticas e comentários
A Ana:

Com o decote fica tudo claro, não entendo como processar a barra do vestido?

Materiais

Cortinas

Pano