Tapetes de viscose - prós e contras

Tapete de viscoseOs tapetes de viscose são produtos bastante populares entre os consumidores. Encontram o seu lugar nos interiores mais sofisticados de várias divisões, porque são agradáveis ​​não só ao toque, mas também apenas na aparência.

Quando avaliados visualmente, os produtos de viscose podem ser comparados aos de seda - eles podem ser muito luxuosos. São produzidos manualmente e à máquina, e a quantidade de formatos, cores e tamanhos é simplesmente incalculável - o mercado está repleto de milhares desses exemplares.

Ao escolher, muitos compradores focam principalmente no país de origem: por exemplo, de acordo com estatísticas de vendas, os tapetes de viscose fabricados na China, Índia, Bélgica e Turquia são considerados os melhores.

Tapete viscose cinzaFazer tapetes geralmente envolve o uso de vários materiais ao mesmo tempo. Nesses casos, a viscose é combinada com sucesso apenas com outros ingredientes naturais: por exemplo, em um tapete composto principalmente de lã, os elementos de viscose acrescentam elegância e sofisticação.Por ser um material barato, a viscose também pode ser utilizada para reduzir o custo final de um produto - por exemplo, se for tecido de sedas.

Antes de comprar, você precisa avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens dos tapetes de viscose - isso determinará o quão apropriada será essa compra.

Prós:

  • muitas opções de cores;
  • suavidade, agradável a qualquer contato tátil;
  • ausência total de contra-indicações para pessoas que sofrem de alergias;
  • incapacidade de acumular eletricidade estática;
  • peso leve;

Tapete de viscose

Curiosidade: como já foi observado, o tapete de viscose é uma excelente alternativa à seda por dois motivos: em termos de qualidade, praticamente não é inferior ao seu homólogo mais caro, mas o preço parecerá muito mais brando para qualquer comprador médio. O que é notável é que alguns tapetes de viscose são tão bem feitos que mesmo os especialistas nem sempre conseguem distingui-los imediatamente dos produtos de seda da mesma cor e com o mesmo padrão na superfície.

Desvantagens:

  • baixa resistência à umidade;
  • a necessidade de cuidados cuidadosos após cada nova contaminação;
  • combustão instantânea ao menor contato com o fogo;
  • sujeito a desgaste rápido;

Além disso, os produtos feitos de viscose possuem uma superfície escorregadia, por isso é necessário usar forros especiais ou outras formas de pressioná-los contra o chão. Assim, nas salas onde vivem ou passam frequentemente crianças em idade pré-escolar ou animais, é pouco provável que estes produtos sejam apropriados por razões de praticidade.

É importante saber: Outro possível incômodo são as manchas amarelas.Isso será especialmente perceptível em tapetes brancos, e as cores escuras não conseguem eliminar completamente o sabor desagradável após a descoberta de tal defeito. O motivo pode ser a alta umidade e, consequentemente, a umidade predominante no ambiente.

Cuidados com carpete de viscose

Um tapete está longe de ser uma compra única, é produzido por tecelões com a expectativa de uma vida útil bastante longa sem perder suas propriedades básicas e apelo visual. Isso também se aplica aos produtos de viscose, porém, se você negligenciar as regras básicas de cuidado com eles, tudo pode acabar contrariando as mais loucas expectativas colocadas em tal tapete no momento da compra.

Cuidados com carpetes

Cuidar de um produto de viscose não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista, ao contrário de inúmeras opiniões de céticos sobre o assunto. O principal é a frequência estabelecida. Por exemplo, se no primeiro mês de posse você realizar os cuidados de acordo com todas as recomendações e depois deixar de prestar a devida atenção a esse aspecto, tudo terminará em danos e na necessidade de aquisição de um substituto.

Regras básicas para cuidar da viscose:

Tapete de veludo cotelê para lavagem a seco

  • Ao limpar com água, limite ao máximo a quantidade de água que entra no carpete. Se possível, você deve tentar usar métodos alternativos para remover contaminantes: aspirador de pó, pano seco, vassoura, etc.;
  • aspirar a pilha é extremamente indesejável - a parte de sucção do mecanismo de limpeza deve se mover de acordo com o princípio “de trás para frente” - por isso é necessário percorrer todo o carpete, dividindo mentalmente sua superfície em listras verticais;
  • para limpar produtos de viscose, é preferível utilizar produtos especiais desenvolvidos para este tipo de fibra;

Vídeo: dicas úteis para cuidar de carpetes em casa:

Conclusão

Um tapete de viscose é uma compra muito polêmica. Acima de tudo, é adequado para quem não gosta apenas do luxo, mas também está disposto a dedicar muito tempo livre para cuidar dele. Para quem faz essas compras com base no princípio “compre e esqueça”, é melhor ficar atento a produtos similares feitos de outros materiais.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano