A camurça natural sempre foi muito valorizada. No entanto, nem todos podem comprar materiais caros. Se você não quiser comprar substitutos artificiais, preste atenção a materiais como madeira dividida. Vamos descobrir o que é, como difere da camurça natural e o que é melhor.
Principais vantagens do material de couro dividido
Também é couro genuíno, só que de qualidade inferior. Durante o curativo, a pele do animal é dividida em várias partes. A parte superior é utilizada para a produção de calçados marcados como “couro genuíno”. E a camada interna é a madeira dividida.
Importante! O couro dividido é um material natural, a camada interna do couro.
Dentre as principais características e vantagens desta opção destacamos:
- Naturalidade;
- rigidez;
- frouxidão;
- alta densidade.
Na aparência, esse material é praticamente indistinguível do couro de primeira qualidade. Portanto, esta é uma excelente opção econômica para confecção de calçados.
Em uma nota! Para distinguir os sapatos feitos de camurça natural, é preciso observar sua composição. Os sapatos de couro dividido são colados e consistem em várias camadas.
As desvantagens são principalmente a baixa elasticidade e a permeabilidade à água. É claro que os sapatos feitos de couro de segunda classe se deteriorarão mais rapidamente do que os feitos de couro de primeira classe. Basicamente, o material de segunda qualidade racha e delamina.
Principais vantagens da camurça
Este também é couro genuíno. É feito a partir da camada superior da base com curtimento com gordura de formaldeído. Com este método, obtém-se um tecido dupla-face com pelo.
Entre as vantagens destacamos:
- facilidade;
- força;
- elasticidade.
Este é couro de primeira qualidade. Assim, possui as melhores características. Mais durável, mais forte, mais elástico.
O que é melhor para sapatos?
Tudo depende dos requisitos. Se você quer um produto de qualidade que dure muito tempo, que o mantenha aquecido e em forma, e esteja disposto a pagar um bom dinheiro, opte pela camurça.
Se precisar de uma opção mais econômica, compre couro dividido. Também durará bastante tempo e manterá sua boa aparência. Mas será pior armazenar calor: a vida útil é bastante longa, mas ainda menor.
Conclusão: os materiais comparados são ambos naturais, mas a camurça é de primeira qualidade, o couro split é de qualidade inferior. Portanto, para sapatos de alta qualidade, a primeira opção é melhor, para sapatos de bom orçamento - a segunda.