A camurça é um material bastante comum. Mas no mundo moderno, onde a qualidade e a aparência dos materiais artificiais não diferem muito dos originais, prevalecem os substitutos. Por isso, para os conhecedores de materiais naturais, oferecemos instruções sobre como distinguir entre camurça real e artificial.
Qualidades da camurça natural
A camurça natural é o couro curtido de maneira especial. É feito principalmente de peles de grandes animais selvagens com chifres. Após a obtenção das matérias-primas, segue-se um caro processo de fabricação. Portanto, a camurça genuína tem um preço alto. No entanto, você também pode colocar um preço alto em uma falsificação, não se guie apenas por este indicador.
Em uma nota! Um substituto artificial também pode ter um preço alto; este indicador não é confiável.
A camurça natural possui as seguintes qualidades:
- fino, mas muito durável;
- “respira” bem;
- o material é macio e poroso;
- não tem verso - a mesma aparência em ambos os lados.
É muito durável e um tanto semelhante à borracha, pois é muito elástico, mas não tem muito estiramento.
Características da camurça artificial
O material artificial varia em qualidade. As características de preço e desempenho dependem disso. O substituto da camurça é feito de duas maneiras:
- tecido;
- não tecido.
O primeiro método envolve dividir a base em pequenas fibras. Assim, eles ficam bem localizados e “assentam” firmemente na base.
O segundo método envolve colar pequenas fibras na base. A qualidade dos produtos fabricados desta forma também pode variar. As opções de orçamento podem ter áreas carecas ou fibras coladas. Opções de maior qualidade não terão tais deficiências, no entanto, este método é ainda pior que o primeiro. O material feito desta forma é menos durável e resistente.
Em geral, o material artificial é caracterizado pelas seguintes características:
- Existe um reverso. Como a camurça sintética é baseada em têxteis, as fibras ficam apenas de um lado. O verso tem uma estrutura diferente.
- O material não natural é menos elástico, não dobra bem e não estica nada.
- Má respirabilidade. Como a base do tecido está impregnada com impermeabilizantes especiais, não permite a boa passagem do ar.
Também uma das características é a facilidade de manutenção. O substituto não tem medo de temperaturas e umidade muito altas ou baixas. Já a camurça natural precisa ser seca nas condições certas.
Em uma nota! Como substituto, não é necessário atender a condições especiais de umidade e temperatura durante a secagem, mas é melhor fornecê-las para aumentar a vida útil do produto.
Qual é a diferença entre camurça natural e camurça artificial?
Entre as principais diferenças destacamos:
- Preço: o segundo custa bem menos.
- Comprimento da pilha: a primeira opção é mais curta.
- Presença do lado errado: a segunda opção tem, a primeira não.
- Cheiro: o primeiro cheira a couro, o segundo não tem odores distintos, ou pode cheirar a cola.
Estas diferenças constituem a base dos testes de verificação.
Regras básicas sobre como distinguir o material natural do artificial
Para verificar a naturalidade do material, vários testes podem ser realizados. São bastante simples e podem ser feitos na hora da compra.
- Pegue o produto em suas mãos. Quer sejam sapatos ou outros produtos, toque na superfície com a palma da mão. A base natural é fria, mas esquenta rapidamente com o calor da sua mão, a artificial inicialmente estará quente e não alterará a temperatura.
- Pressione os dedos na superfície. Em substituição, as impressões digitais são mais visíveis e permanecerão por mais tempo.
- Aplique uma pequena gota de água. Uma base natural absorverá rapidamente a umidade; com uma base artificial, ela simplesmente deslizará.
Em uma nota! A melhor maneira de determinar a naturalidade é pelo toque.
Ao toque, a camurça natural é elástica, fria, macia, lembra um pouco o couro emborrachado, o pelo é muito curto, então a superfície é quase lisa.