Os materiais artificiais tornaram-se bastante difundidos na vida cotidiana. Eles são resistentes ao desgaste e práticos e muitas vezes parecem indistinguíveis dos naturais. A camurça sintética é uma delas. Parece real e ao mesmo tempo tem todas as vantagens dos tecidos sintéticos que podem ser facilmente limpos de poeira, sujeira e manchas. Vamos dar uma olhada mais de perto em como limpar camurça sintética.
Regras para limpeza de camurça artificial
Este prático material é utilizado não só para costurar roupas, sapatos, acessórios, mas também como tecido para revestimento de sofás e poltronas. Durante o uso, a camurça pode ficar completamente suja ou manchada ou empoeirada. Mas não há nada com que se preocupar – o material é fácil de limpar.
Que fundos serão necessários?
Em casa, para a limpeza de diversos materiais, não são utilizados produtos complexos ou suas composições, que devem ser bem misturados ou submetidos a qualquer processamento. A camurça artificial é perfeitamente limpa com spray especial, espuma, loção para camurça ou com solução de vinagre, amônia, amido ou leite.
Importante! Para levantar o pelo, use uma escova macia (ou escova de dente), uma borracha ou um pincel de borracha especial para camurça natural; para restaurar a cor, use tinta spray na tonalidade adequada.
Processamento primário
Ao comprar sapatos de camurça artificial, compre imediatamente produtos especiais para cuidar deles:
- Uma escova de fiapos. A melhor opção é uma escova combinada, com cerdas grossas de um lado e pente de borracha do outro;
- espuma de limpeza;
- spray protetor. Pode ser incolor, mas a melhor opção seria adquirir um spray ou loção com efeito matizador.
Antes mesmo de usar o calçado pela primeira vez, trate-o com um agente protetor de efeito hidrorrepelente.. Servirá também como barreira invisível à penetração de umidade com sal dissolvido e à formação de manchas de diversas origens. É uma pena que, após o primeiro tratamento, os proprietários muitas vezes se esqueçam dos cuidados subsequentes, dando luz verde à contaminação.
Importante! Essa prevenção é realizada várias vezes por temporada tanto para calçados de camurça natural quanto para materiais artificiais. Após exposição a compostos hidrorrepelentes ou protetores, as botas ou sapatos devem secar em condições naturais por pelo menos várias horas.
Roupas e móveis com camurça sintética ficam sujos por outros motivos, e o tratamento primário não será uma panacéia para os males.Por exemplo, gotas de cera de vela derretida permanecerão no tecido mesmo com o tratamento mais completo, e não há outra maneira de escapar da poeira e manchas durante o uso prolongado do que removê-las com um aspirador de pó ou uma escova com um composto de limpeza.
Guia de limpeza passo a passo
Para limpar sapatos de camurça, use uma espuma especial ou outro produto recomendado pelo fabricante.. Se por algum motivo você não puder usar produtos garantidos, poderá encontrar uma maneira de resolver o problema em casa.
Antes de limpar o produto, eliminamos a camada superficial de poeira e sujeira formada durante o uso do calçado:
- Dissolva meia colher de chá de refrigerante em meio copo de leite desnatado em temperatura ambiente;
- trate a superfície da camurça com um guardanapo levemente umedecido com a solução resultante;
- em seguida, para retirar qualquer resíduo de solução, trate novamente toda a superfície com outro pano umedecido em água morna e limpa;
- Secamos o produto naturalmente sem aquecimento adicional;
- Após a secagem, levante o pêlo com uma escova especial ou, se não tiver, use uma escova de dente velha.
As áreas envidraçadas também podem ser atualizadas e removidas do brilho incomum da camurça:
- Dilua um pouco de essência de vinagre em 1 litro de água, mexa bem;
- Trate as áreas problemáticas com um guardanapo limpo;
- secar sem aquecimento adicional;
- ventile para se livrar do odor pungente;
- levante a pilha com uma escova especial.
Como remover o sal?
A maneira mais simples, mas eficaz, é prevenção sistemática com composição protetora + remédio para manchas de sal. Em casa, existem várias maneiras de dar aos sapatos a cor original e livrá-los das áreas brancas. Use um dos seguintes:
- Esfregue suavemente o sal seco com uma escova de camurça ou borracha escolar;
- uma crosta de pão preto também pode ajudar nessa situação. Proceda como com a borracha;
- dilua algumas gotas de amônia em um copo de leite e trate a área esbranquiçada com esta mistura, depois passe um pano úmido com água limpa.
Limpamos todo tipo de manchas
Para eliminar manchas de gordura usamos o método mais famoso:
- cubra generosamente a área contaminada com amido por pelo menos meia hora;
- Com uma escova para roupas de cerdas grossas, limpamos toda a composição solta;
- se a mancha não for removida, antes de aplicá-la no local sujo, umedeça o amido com algumas gotas de amônia e só depois coloque-o sobre o produto;
- Depois de meia hora, varra com cuidado, mas completamente, com um pincel.
Remova cera ou parafina da superfície da camurça artificial usando um ferro moderadamente aquecido.. Coloque um guardanapo ou pano limpo em várias camadas sobre a mancha e passe a ferro a área. A cera derreterá sob a influência da alta temperatura e o guardanapo irá absorvê-la. Podem ser necessárias várias abordagens.