Provavelmente todo mundo já comprou sapatos de camurça. Geralmente cabe bem na perna, mas também há casos em que causa desconforto. Este artigo examinará vários métodos para que todos possam esticar a camurça sozinhos em casa.
O que é camurça falsa?
A camurça artificial praticamente não difere de sua contraparte natural. O material é uma combinação de fibras de microfibra ou poliéster e uma base sintética ou de seda.
É forte, durável, não desbota e repele poeira e sujeira. Graças a essas qualidades bastante agradáveis, tornou-se difundido na indústria calçadista e moveleira. De referir ainda que o modelo artificial é resistente à deformação, nomeadamente à formação de abrasões, quebras e fissuras.
Métodos para esticar sapatos justos de camurça
Vejamos os métodos mais populares.
Usando meias molhadas
Este método é o mais simples e primitivo possível.Para implementá-lo, bastam meias de algodão e água pura. Primeiro você precisa molhar as meias e retirar o excesso de umidade delas..
Depois é preciso calçar as meias e andar com os sapatos até que as meias fiquem secas. Se o calçado não puder ser esticado, pode-se pegar uma meia mais grossa e repetir o algoritmo para aumentar a elasticidade da camurça.
Congelamento profundo
O método é perfeito se você precisar esticar apenas o dedo do pé ou o calcanhar. Se precisar esticar a meia dentro do sapato, coloque um saco com água neste local e coloque tudo no freezer.
Se precisar apenas esticar o calcanhar, será necessário prender a bolsa na região do calcanhar para que não enrole na meia. Isso pode ser feito com fita adesiva ou fita adesiva. O método também é fácil de implementar e bastante eficaz.
Usando vapor
O método de alongamento a vapor também é bastante eficaz. Para fazer isso, coloque água em uma panela e ferva.
Importante! O diâmetro da panela deve ser igual ao comprimento dos sapatos.
Após a formação de bolhas na superfície da água, é necessário manter os sapatos no vapor por algum tempo.
Importante! Se você deixar seus sapatos em pousio por muito tempo, eles podem eventualmente ser danificados. Você precisa ter certeza de que não está muito molhado. Após o tratamento a vapor, é melhor caminhar algumas horas nele para que o material estique conforme necessário.
Produtos profissionais
Às vezes pode não ser possível esticar camurça em casa, então você deve recorrer a meios profissionais ou a um artesão. Este método gastará mais dinheiro em comparação com os anteriores, mas não é inferior a eles em eficiência.
Dicas para cuidar da camurça
Não use sapatos na chuva ou com muita umidade.O material é mais suscetível a deformações quando molhado e, para evitar isso, é necessário secá-lo bem.
Não use produtos durante calor extremo; o material pode rachar ou ficar um tamanho menor.
Se o calçado estiver desgastado ou perdido a cor, deve-se usar uma tinta spray especial que não danifique o produto.
Não se preocupe se os sapatos de camurça trouxerem desconforto, procure imediatamente um especialista e gaste muito dinheiro. A maioria desses problemas pode ser resolvida sozinho e em casa, bastando tempo e vontade.