O mesmo modelo de botas pode ser apresentado simultaneamente em camurça e nobuck. Além disso, à distância ou numa fotografia, ambas as opções parecerão quase iguais. Apesar da semelhança visual, tais produtos diferem bastante entre si em termos de propriedades operacionais. Para escolher corretamente entre eles, você deve aprender a distingui-los e conhecer seus pontos fracos e fortes. Então, como você pode diferenciá-los?
Que tipo de material é camurça?
Trata-se de couro genuíno retirado de veados, alces ou pequenos animais. Hoje até a camurça de porco é oferecida no mercado, mas inicialmente ela era criada apenas a partir de camurça.
Para conferir à base a pilosidade necessária, o material é submetido a um processamento especial, durante o qual a matéria-prima é impregnada com compostos gordurosos de origem vegetal, formaldeído-animal e animal.. A última opção é considerada um tanto desatualizada e mais condizente com as tecnologias de produção do clássico tecido camurça.
Importante! Há camurça sem fiapos. Para fazer isso, é preciso levar óleo de bacalhau e pele de veado, além de alterar o processo de processamento, eliminando a etapa de fluff.
Propriedades fundamentais do material:
- suavidade;
- pronunciado aveludado;
- sutileza;
- respirabilidade;
- elasticidade.
A pilosidade é inerente não apenas na parte frontal, mas também na parte posterior. Com algumas exceções, o tecido camurça tem dupla face. Não será possível identificar visualmente e pelo tato sua metade frontal.
Características do nobuck
É um material de origem animal natural (obtido a partir de peles de gado). A parte da frente está coberta com fiapos finos, mas não há nada na parte de trás. O nobuck tem um toque aveludado, mas essa propriedade não é tão pronunciada quanto a camurça. A razão é o comprimento e a densidade das vilosidades.
Existem 3 tipos de nobuk:
- natural;
- óleo de nobuck;
- sintético.
O primeiro é mais caro que os produtos criados artificialmente e tem respirabilidade relativamente boa. O segundo passa por uma série de tratamentos adicionais que lhe conferem excelentes qualidades hidrorrepelentes. No entanto, estas impregnações são muito pesadas.
Importante! O óleo nobuck de alta qualidade não é um material sintético. É couro genuíno.
Qual é a diferença entre camurça e nobuck?
Principais diferenças:
- Preço. Itens feitos de nobuck natural são mais caros que camurça (são comparados itens das mesmas categorias de preço e status).
- Resistência à umidade. A qualidade é superior no óleo nobuck.
- Resistência ao desgaste. Com os devidos cuidados, o nobuck é mais resistente que os produtos de camurça.
- Flexibilidade. Nesse aspecto, a camurça é melhor.
- Método de recebimento. Para o tecido de camurça são retiradas peles de pequenos animais e, para o nobuk, são utilizadas peles de gado.
As diferenças também são visíveis em relação aos substitutos. Em comparação com a sua contraparte natural, a camurça artificial de alta qualidade é atraente porque é mais fácil de manusear. É menos deformado sob a influência de água e sujeira líquida. Portanto, os sapatos feitos com ele quase sempre podem ser lavados na máquina.
Se a camurça natural não tolera contato prolongado com a água, e a camurça artificial tem fraca resistência à umidade, enquanto o nobuck não natural e o óleo de nobuck praticamente não absorvem água. Os modelos feitos com eles podem ser percorridos na lama e, com raras exceções, não há requisitos especiais para sua secagem.
Importante! O óleo nobuck não pode ser confundido com produtos de camurça. Este último tem um toque forte e aveludado. Ao tocar no primeiro, parece que o produto está úmido ou gorduroso. Este efeito é explicado pela aplicação de um grande número de impregnações.
Nuances: qual a diferença entre nobuck e camurça nos sapatos?
Sapatos confeccionados em nobuck natural, impregnados com compostos hidrorrepelentes, com os devidos cuidados, duram mais do que modelos de camurça que passaram exatamente pelo mesmo tratamento.. A diferença de vida útil será mais perceptível em regiões que recebem chuvas frequentes e muita sujeira. Não há nada mais destrutivo para a camurça do que lama líquida.
Se o seu estilo de vida não envolve longas caminhadas ou se você mora em um local onde raramente há neve derretida, faz sentido comprar um par de boas camurças naturais. Em clima seco, para manter a aparência, basta anti-sal, impregnação e escova para retirar o pó. Para o nobuck, a lista de produtos de cuidado é um pouco mais ampla. Além disso, manchas persistentes são um pouco mais difíceis de remover do que da camurça.
Importante! Uma boa camurça não pode ser barata.Se os sapatos feitos com esse material forem vendidos por um preço muito baixo, provavelmente o modelo é feito de veludo ou de um material artificial que imita camurça.
Também é digno de nota que A camurça é utilizada na fabricação de palmilhas, mas o nobuck geralmente não é utilizado nessa função. O mesmo pode ser dito sobre produtos ortopédicos. Os calçados médicos podem ser feitos de tecido de camurça, mas você terá que se esforçar muito para encontrar um modelo nobuck semelhante. Isso se explica pelo fato do primeiro material ser higiênico e conduzir bem o ar. A pele respira. Essa qualidade é muito menos pronunciada no nobuck.