Qual a diferença entre o couro dividido e a camurça?

O couro genuíno é um material prático, resistente ao desgaste, respirável e, com os devidos cuidados, quase à prova d'água. Às vezes, a fina camada de couro mais valiosa é usada para costurar produtos de alta qualidade. Chama-se facial. Para onde vai o resto e quais as diferenças entre esses materiais e a camurça? Leia mais sobre isso.

O que é uma divisão?

Durante o processo de processamento, o couro é lixado – dividido em camadas. Dependendo da espessura da pele do animal, podem ser no mínimo 3, mas não mais que 6. Eles diferem entre si em suas propriedades e destinam-se a finalidades diferentes.:

  • grão partidofacial. Esta é a camada superior. Uma característica distintiva é a medida natural - um padrão natural na pele. É utilizado na confecção de roupas e sapatos, que serão vendidos com a etiqueta “couro genuíno”;
  • a camada intermediária da qual a parte superior e inferior são cortadas. Chama-se split, ou seja, as duas partes externas são cortadas da pele.. Esse material, sendo essencialmente couro genuíno com laterais ásperas, serve como matéria-prima para costura de sapatos, bolsas, aventais, luvas e roupas de trabalho. Essa camada é coberta com um revestimento artificial de poliuretano com imitação de mero, ou é produzido um veludo de folhas divididas, que muitas vezes é vendido sob o disfarce de sapatos ou acessórios de camurça;
  • mezdrovy ou bakhtarmyany. Essa é a camada inferior, que costuma servir de base para a produção de diversos tipos de cola, gelatina técnica e produtos para dissolução de fibras de colágeno.

Importante! Couro dividido com poliuretano ou outro revestimento aplicado por cima é visualmente praticamente indistinguível do couro genuíno. Isso é amplamente utilizado por vendedores sem escrúpulos.

A diferença de preço entre produtos de couro e couro dividido pode ser muito significativa. No caso de comprar uma bolsa feita de couro split com poliuretano, que se passa por couro genuíno, só se perde dinheiro. Mas se as botas forem compradas com esse material, isso pode causar problemas médicos.

É claro que as pessoas compram e usam sapatos, bolsas e cintos feitos de couro ecológico, mas uma coisa é quando são comprados de forma consciente e sem pagar a mais. A pessoa está ciente de todos os aspectos positivos e negativos da compra. Outra coisa é a venda de couro de baixa qualidade, produto “semi-natural”, como item de alta qualidade e pelo mesmo preço.

Para não cair na isca desses “traficantes”, lembre-se de como você pode verificar a naturalidade do couro, mesmo que isso levante a menor dúvida:

  • a inferioridade do produto será confirmada por duas camadas de material coladas;
  • a descamação da tinta na pele indica uma superfície artificial;
  • Quando a amostra é dobrada, a pele real endireita-se sem deformação.

Prós e contras do material do calçado

A camada intermediária do couro é utilizada para produzir couro split revestido artificialmente para bolsas, cintos, luvas e couro split aveludado, que é utilizado na produção de calçados. O veludo dividido, como material natural, tem vantagens inegáveis:

  • coisas de couro divididoaparência luxuosa do produto;
  • conforto e facilidade de uso;
  • excelente troca de ar;
  • preço baixo, que pode diferir várias vezes do custo de matérias-primas de alta qualidade.

Mas também existem desvantagens e são muito significativas:

  • Durante o processo de enrugamento da pele, sua estrutura é perturbada. As fibras naturais não são preservadas na camada intermediária, o que afeta sua elasticidade. O veludo dividido não estica bem, também não restaura sua forma anterior após força (impacto, compressão) e é menos durável que o material de alta qualidade;
  • O veludo dividido tem boa condutividade térmica, o que significa que o ar quente das botas pode ser descarregado para o exterior;
  • permeabilidade à umidade do calçado;
  • No couro PU, a superfície artificial da parte frontal do produto pode rachar e descascar da base natural.

Importante! Cuidar dos sapatos feitos de veludo de couro dividido é o mesmo que cuidar dos sapatos feitos de camurça. O tratamento cuidadoso e regular com compostos protetores e impermeáveis ​​melhora as características do produto, tornando as botas até certo ponto quentes e impermeáveis.

Características da camurça

camurça azulA camurça é um material bastante caro. Em seu núcleo - é de couro, mas com duas laterais aveludadas. Não há camada facial regular aqui.. Essa superfície é produzida a partir do curtimento de gordura de peles de gado - veados, camurças, cabras, carneiros e outros pequenos animais artiodáctilos.Essas matérias-primas para calçados implicam inicialmente em alto custo e, por consequência, na baixa prevalência de tais produtos.

A camurça cromada, chamada veludo, tornou-se a mais popular entre a população do nosso país. Esse material é produzido com a mesma tecnologia da camurça, mas a base é couro com defeitos na superfície frontal. Normalmente, para a superfície externa, não se utiliza uma medida lisa, mas sim uma malha interna, lixada até obter uma pilha espessa, baixa e uniforme.. As pessoas chamam essa variedade específica de camurça, embora isso não seja inteiramente verdade.

Quais são os benefícios dos sapatos de camurça?

Camurça natural e camurça-veludo têm muitas qualidades positivas:

  • sapatos de camurçasuperfície macia e aveludada;
  • facilidade;
  • hipoalergênico;
  • aparência muito atraente;
  • à prova d'água;
  • elasticidade;
  • resistência ao desgaste;
  • excelente respirabilidade;
  • preservação do calor dentro dos sapatos.

Importante! Com uso cuidadoso e cuidado, os sapatos de camurça parecem luxuosos e duram muito, mas não são adequados para uso diário em ambientes urbanos.

Qual é a diferença entre camurça e couro dividido?

De tudo o que foi dito acima, fica claro que tanto a camurça quanto o couro dividido são materiais naturais e são feitos de peles de animais. A matéria-prima da camurça é o couro inteiro, e para o couro dividido é uma camada intermediária áspera de couro, que geralmente é mais fina que a camurça natural e também é menos elástica e durável. Camurça e veludo são muito mais caros do que produtos feitos com camada intermediária tratada.

Como distinguir sapatos de camurça natural de sapatos de couro dividido?

As tecnologias mais recentes permitem que os fabricantes dissimulem e apresentem o couro split barato como uma camurça mais cara e de alta qualidade.Nem sempre é possível distingui-los, mas ainda existem várias maneiras:

  • camurçaum produto de camurça, levemente comprimido (por exemplo, na área da bota), restaura rapidamente sua forma original, enquanto um couro dividido mais barato pode permanecer machucado;
  • uma superfície felpuda absolutamente impecável indica que foi processada com uma faca, ou seja, à sua frente está uma camada intermediária áspera, madeira rachada;
  • o verso do produto tem uma rugosidade não totalmente uniforme com veios - à sua frente está a parte frontal da pele com a qual foi feita a camurça ou camurça-veludo.

Importante! Ao usar sapatos de couro dividido em tempo seco ou em ambiente de escritório, eles mostrarão o seu melhor lado. Vai durar muito tempo e ficará muito atraente.

Para não encher os bolsos de vendedores fraudulentos, evite compras caras desses sapatos em sites chineses. Compre botas e sapatos de uma rede de fabricantes confiáveis.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano