A camurça é um material natural único caracterizado pela durabilidade, estética e respeito pelo meio ambiente.
Roupas feitas com produtos naturais parecem caras e elegantes.
Para que os produtos de camurça durem muitos anos, é preciso levar a escolha a sério e lembrar as principais propriedades distintivas do material natural do sintético.
Mas algumas pessoas se perguntam: “É couro camurça ou não?”
Camurça – que tipo de material é esse?
A camurça é feita de peles de animais de médio porte: veados, alces, ovelhas, cabras.
Para que o couro tenha uma aparência estética e mantenha suas propriedades, ele passa por um processamento em várias etapas.
Com a ajuda de peixe, foca, gordura óssea e óleo vegetal, a pele fica impregnada, adquirindo maciez e elasticidade, o que é muito importante para a fabricação de diversos produtos.
O material animal processado torna-se totalmente aveludado, por isso as roupas ficam agradáveis ao toque e atraentes por dentro e por fora.
Diferenças entre camurça natural e sintética
O produto natural é macio como o tecido e mantém essa propriedade mesmo após repetidas lavagens com sabão. A pilha é muito delicada e quase invisível.
Ao contrário do seu substituto, a camurça natural é famosa pelas suas inúmeras propriedades distintas:
- permite a passagem do ar;
- com os devidos cuidados, mantém sua apresentabilidade e qualidades funcionais por muitos anos;
- absorve uma pequena quantidade de água, permitindo que o interior dos produtos permaneça seco;
- retém o calor perfeitamente.
Algumas qualidades que caracterizam o material de alta qualidade podem ser chamadas de desvantagens:
- requer cuidados cuidadosos;
- absorve poeira e sujeira;
- Com o uso diário, perde rapidamente a estética.
Referência! As pessoas chamam o material de camurça de “couro lavável”.
Maneiras simples de distinguir a camurça natural de um substituto
Cada um de nós quer comprar algo feito de material natural, mas nem sempre dá certo. Uma rica variedade dificulta a concentração, e a ignorância de como distinguir a camurça natural da artificial leva você a fazer a escolha errada. Propriedades distintivas são fáceis de detectar:
Preço
A peça de camurça natural tem um custo elevado. Mas um grande número de zeros na etiqueta de preço não é garantia de que o produto será de qualidade adequada.
Cheiro
Conselho valioso - cheire os produtos durante a compra. Um item natural tem um cheiro natural e o substituto cheira a sintético.
Ao toque
É preciso passar a mão sobre o pelo, se ele mudar de posição e ficar um pouco mais claro ou mais escuro que a tonalidade principal, então o produto é de couro genuíno. Além disso, a camurça natural é agradável ao toque, aveludada e macia.
Método de costura
Ao comprar uma jaqueta, casaco ou sapatos, preste atenção nas bordas. Eles não dobre durante a costura, mas ao usar um substituto eles ficam dobrados.
Estrutura
Ao examinar um produto feito de couro genuíno, você pode ver poros e pequenos arranhões. Se não houver pequenos defeitos, você tem uma falsificação em mãos. Não tenha medo de amassar o tecido.
Se o item for feito de material sintético, aparecerá uma dobra em sua superfície. O tecido natural retorna instantaneamente à sua aparência original.
Etiqueta com um pedaço de material
Fabricantes conscientes oferecem aos usuários a verificação de que o produto é feito de camurça natural, anexando um pequeno pedaço de couro à etiqueta.
Marcações em sapatos e outros produtos:
Verificando com uma gota d'água
Ao comprar uma peça de camurça, é preciso verificar sua qualidade com uma gota d'água. Se o material for obtido de pele de animal, absorverá água instantaneamente. O substituto impedirá que uma gota penetre no tecido por vários segundos.
Dicas úteis para escolher camurça
A camurça é um material de alta qualidade, mas extravagante e caro. Portanto, é preciso pensar cem vezes antes de comprar algo feito de couro genuíno. Se for comprar camurça pela primeira vez, é recomendável dar preferência ao material artificial. Não será uma pena se você não conseguir cuidar adequadamente do produto.
Existem mais algumas dicas úteis para escolher a camurça:
- Na hora de adquirir um produto, preste atenção ao forro. Deve ser móvel, o que evitará a deformação do material.
- O produto natural estica bem. Portanto, não é recomendado comprar coisas, principalmente sapatos, roupas “para crescer”.
- É difícil encontrar roupas adequadas para camurça, por isso antes de comprar você deve pensar se há itens adequados em seu guarda-roupa.Caso contrário, roupas caras ficarão penduradas inutilmente no armário.
- A primeira compra de “camurça” deve ser um acessório: bolsa, luvas, alça, carteira. Isso o ajudará a se acostumar com o material e a descobrir se ele é adequado para você.
Atenção! Na hora de comprar é preciso prestar atenção na forma como os produtos são armazenados. Deve haver um enchimento especial dentro do sapato para evitar deformações. As roupas devem ficar penduradas em cabides.
Se uma pessoa prefere usar roupas de camurça, isso fala de seu gosto impecável. Coisas bem cuidadas e limpas trazem alegria ao proprietário por muitos anos e permitem que ele se mantenha aquecido no frio e aumente seu status aos olhos das pessoas ao seu redor. A escolha, produto natural ou sintético, é uma decisão pessoal de cada pessoa, na qual as capacidades materiais desempenham um papel importante.