Na hora de comprar roupas ou sapatos de inverno, às vezes não é fácil escolher entre couro ou camurça. Ambos os materiais impressionam e se adaptam perfeitamente ao pé, se falamos de calçado de alta qualidade. Eles destacam bem a silhueta quando se considera o vestuário exterior.
Portanto, mesmo uma pessoa experiente pode achar difícil fazer a escolha certa. Mas em qualquer caso, é preciso lembrar que o couro que não recebe os devidos cuidados durante o rigoroso inverno não dura nem três meses. E com a superfície em camurça, o cuidado vai exigir um pouco mais de atenção e paciência.
O mesmo se aplica às bolsas. Couro e camurça são materiais valiosos que enfatizam perfeitamente a beleza e o formato dos acessórios, mas esses produtos também exigem muito cuidado.
Camurça
Para muitos, a camurça é o material que define o luxo. Graças à sua textura especial, este material possui um atraente toque aveludado. A camurça natural é obtida por curtimento. A pele de cabra é adequada para camurça. Mas cada vez mais é produzido a partir de quase todos os animais de porte médio.As matérias-primas se distinguem pela resistência, maciez e boas propriedades de retenção de calor.
Por isso, vale a pena dar uma olhada mais de perto nos agasalhos e calçados feitos com esse material. Não deve levar o produto se estiver irregular na superfície ou contiver pellets. O material deve ser liso (são permitidos pequenos arranhões), pintado de maneira uniforme e com estrutura uniforme. Mas vale a pena distinguir claramente o material natural do artificial para fazer a escolha certa na hora da compra. O material possui as seguintes características:
- depois de passar a palma da mão sobre a superfície da camurça, fica uma marca, mas de cor diferente;
- o produto não é forte, mas tem cheiro de couro;
- o preço do material natural é várias vezes mais caro.
Portanto, se a escolha já foi feita, deve-se preparar para o fato de que o material não tolera umidade e ar muito seco. Portanto, botas novas ou casacos de pele de carneiro devem ser tratados imediatamente com um spray que os proteja da umidade e sujeira.
Além disso, ao comprar um produto, você deve prestar atenção à marca. O cuidado profissional garantirá uma longa vida útil até mesmo para os itens mais delicados. Se após a limpeza da sujeira aparecer uma mancha no produto ou a tinta desbotar um pouco, pode-se adquirir uma tinta especial para camurça que irá restaurar a cor.
Couro
Uma das superfícies mais duráveis, que tem a capacidade de reter o calor, ao mesmo tempo que respira e proporciona o máximo conforto ao usar roupas ou sapatos, é o couro. Em termos de resistência, é líder entre as matérias-primas naturais para vestuário e calçados.
Torna-se tão durável graças ao curativo da pele. A qualidade original da matéria-prima é de suma importância, por isso o couro varia em qualidade e preço. O material de classe premium é usado para costurar sapatos e roupas caras e também é base para acessórios modernos de marcas de prestígio.
A pele tem as seguintes propriedades:
- tome a forma desejada;
- promove a passagem do ar e ao mesmo tempo difere na transferência de calor;
- isola do frio;
- possui propriedades higiênicas (como matéria-prima natural para costura de roupas e calçados, proporcionando conforto).
Os produtos confeccionados em couro genuíno devem ser tratados com proteção durante os períodos de geada e umidade. E também esfregue com cremes para evitar que a pele rache e resseque.
O que é mais quente, camurça ou couro no inverno?
Muitos especialistas acreditam que, com sapatos e roupas devidamente selecionados, o frio não assusta. Mas vale a pena mostrar objetividade. O que aquece uma bota não é apenas a camada externa, mas também o forro. Portanto, ambos os tipos de superfícies com interior quente de lã ou pele serão sempre uma excelente solução para o inverno.
Outra coisa é a precipitação. Com eles, você deve cuidar do calçado impermeável e ainda cuidar da camurça. Em situações em que você tem que sair na neve ou na lama com sapatos de camurça, você precisa borrifar seus (novos) sapatos três vezes com um spray para evitar a penetração de umidade. Sapatos de couro só devem ser tratados uma vez.
Conclusão
O cuidado adequado dos produtos de couro e camurça ajudará a prolongar sua vida útil. Ao escolher o material natural, você poderá apreciar suas melhores qualidades mesmo nas geadas mais severas. E uma proteção decente na forma de líquidos, espumas e tintas ajudará a preservar a qualidade e a aparência das coisas.