Jacquard - este não é o material das fibras ou a composição do tecido, mas sim o tipo de trama. Portanto, o jacquard pode ser sintético ou totalmente natural. Tecidos mistos também estão disponíveis. A grande variedade não só torna os produtos feitos com esse material mais acessíveis ao consumidor médio, mas amplia o alcance de sua utilização na vida humana.
Uma característica distintiva do jacquard é seu padrão que se repete regularmente, criado não pela aplicação de tinta no tecido, mas pela tecelagem dos fios de uma determinada maneira. Um padrão de relevo requintado pode ser criado usando diferentes tipos de fios durante o processo de produção. Esses fios têm diferentes espessuras, elasticidade e densidade. Como resultado, aparece um padrão que é perceptível aos olhos e às sensações táteis.
O mais bonito é o jacquard de seda. Foi inventado durante o reinado de Napoleão, famoso conhecedor de tudo o que há de belo na vida. Naquela época, esse material era feito apenas de seda natural, e as próprias máquinas que possibilitavam a tecelagem do tecido jacquard eram relativamente raras.Assim, roupas, cortinas, estofados e cortinas só estavam disponíveis para pessoas muito ricas.
Hoje, as modernas indústrias química, agrícola e têxtil são capazes de fornecer aos consumidores jacquard mais barato, mas não menos de alta qualidade, tanto seda quanto suas outras matérias-primas. Tudo isso se tornou possível através da utilização de equipamentos de alto desempenho no processo tecnológico, bem como da substituição de fibras sintéticas para reduzir custos e melhorar as propriedades do tecido. O jacquard pode incluir:
elastano;
poliéster;
seda, artificial e natural;
algodão;
outras fibras.
Variedades de jacquard
O material pode ser classificado com base na sua composição nos seguintes tipos:
Jacquard-cetim. A aparência lembra densamente uma tapeçaria. Isto é conseguido usando um padrão tecido em relevo. Uma característica distintiva do jacquard é que não há verso. Assim, de um lado o padrão é pressionado na superfície e do outro é convexo. Além de brincar com a textura, podem ser utilizadas diferentes cores de fios. Por exemplo, de um lado da tela há um padrão branco sobre fundo preto, mas do outro lado há um padrão preto sobre fundo branco. A densidade do tecido depende diretamente da espessura das fibras utilizadas no processo de produção. O mais fino é o jacquard-cetim de seda, opção onde a composição é algodão ou inclui sintéticos, e é mais denso. Esse material pode ser utilizado para a produção de roupas de cama, cortinas, colchas brilhantes para camas e outros móveis, almofadas decorativas e, claro, alfaiataria.
Cetim Jacquard. No início, desde a invenção desse tipo de tecelagem de fios, apenas a seda era utilizada na indústria têxtil, o que conferia um brilho requintado ao tecido acabado. Hoje, são adicionadas à composição fibras de origem artificial, o que confere a esse têxtil propriedades adicionais, por exemplo, não enruga quando comprimido. Além disso, os aditivos sintéticos podem reduzir significativamente o custo do material sem comprometer sua qualidade e aparência estética. Este tecido é muito leve, mas ao mesmo tempo bastante durável. O entrelaçamento de fios de alta complexidade permite conferir à superfície deste material têxtil uma textura muito inusitada, suavidade, brilho incomum e jogo de cores, o que confere solenidade ao tecido. Na maioria das vezes, o cetim jacquard é usado para costurar cortinas e colchas decorativas.
Jacquard elástico, que é um material altamente elástico. Este tecido contém fibras elásticas de origem artificial. São elastano, lycra e spandex. Esses fios não só têm excelente elasticidade e são capazes de retornar ao seu estado original, mas também são altamente duráveis. Esses tecidos são altamente respiráveis, o que os torna uma excelente opção de material para costurar roupas elegantes. Os produtos confeccionados em jacquard stretch se adaptam bem à figura, enfatizando todas as suas vantagens.
Malhas jacquard, que na grande maioria dos casos é utilizado para a produção de roupas de malha de inverno. Esses itens podem ser vestidos, suéteres, luvas, meias, etc.
Seda jacquard, que podem incluir tanto as fibras naturais como as obtidas pelo processamento de produtos petrolíferos.O material natural é bastante caro e os produtos feitos a partir dele estão disponíveis para um número muito pequeno de consumidores. Esses tecidos são muito finos e são utilizados para a produção de linho, muito raramente roupas, mas principalmente para o verão.
Organza, que também pode ser feita com esse tipo de tecelagem de fibras. Este material é utilizado para fazer cortinas de luz e decoração de ambientes. Às vezes, essa organza pode ser usada para costurar e decorar roupas.
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...