Durante os aumentos sazonais na incidência da gripe e de outras infecções virais, a procura de equipamento de protecção é muito elevada. A máscara, que não se encontra na farmácia durante o dia, é feita de algodão e gaze, papel toalha, spunbond, fralda farmacêutica para ultrassom, bem como quaisquer outros materiais disponíveis.
Como fazer uma máscara protetora de crochê
Quando a saúde está em risco, a ideia de tricotar uma máscara não parece tão maluca, principalmente para quem tem as habilidades necessárias.
Quais são suas vantagens
Na verdade, uma máscara de malha tem muitas vantagens:
- É reutilizável. Depois de feito uma vez, você pode usá-lo por bastante tempo, lavando-o quantas vezes for necessário, por exemplo, antes de dormir.
- Como matéria-prima, você pode escolher um material higroscópico, ecologicamente correto e respirável. Podem ser fios de algodão ou linho, bem como lã macia (se não causar alergia).
- Dentro pode-se colocar qualquer elemento filtrante (tecido, celulose), que pode ser substituído por outro semelhante à medida que fica sujo.
- Esta máscara irá mantê-lo aquecido ao ar livre durante a estação fria.
Por falar nisso! Se não houver contra-indicações, você pode até usar para miniinalações, colocando um pouco de tintura de eucalipto ou outro anti-séptico no filtro. Porém, você deve ter cuidado, principalmente com óleos essenciais. É aconselhável consultar um médico antes do procedimento.
Padrão e descrição de tricô
Depois de selecionar um gancho e fios com a espessura necessária, você pode começar a trabalhar. O padrão é simples, basta saber tricotar correntes e pontos:
- sem crochê;
- crochê duplo
Começamos a tricotar na linha zero. Montamos 41 laços (no diagrama o primeiro laço de ar está indicado em vermelho). A 1ª carreira é tricotada assim:
- circuito de ar;
- 9 pontos baixos;
- 21 pontos altos duplos;
- 10 pontos baixos simples.
Este padrão é repetido sem alterações da 1ª à 9ª carreira.
Na 10ª carreira bem no centro (21ª laçada ou 11º ponto alto duplo), você precisa tricotar três pontos altos duplos de uma laçada. Isso é necessário para garantir que o nariz esteja confortável. A seguir tricotamos de acordo com o padrão da 11ª à 13ª carreira: no centro haverá agora 13 pontos altos duplos.
A partir da 14ª linha começamos a amarrar. No diagrama, o primeiro círculo é indicado por símbolos verdes, o segundo por símbolos azuis. O final do tricô é indicado por uma cruz vermelha no canto superior esquerdo do padrão.
Por falar nisso! O número de voltas pode ser ajustado dependendo da largura da face e da espessura dos fios. Se a máscara for grande, será necessário reduzir uma ou duas colunas de cada lado. Se for o contrário, aumente.
Inserção de filtro
É fácil fazer isso com um curativo largo e algodão.Você precisa cortar o comprimento necessário do curativo, dobrá-lo e colocar vários chumaços de algodão dentro. Em vez de um curativo, você pode usar um pedaço de gaze. O número de camadas fica a seu critério.
Por falar nisso! Em vez do círculo central, você pode tentar colocar um saco de filtro com camomila.
Resta inserir o filtro na máscara e colocá-la.
Há situações na vida em que a capacidade de fazer algo com as próprias mãos, por exemplo, tricotar, é muito útil. Se você não tiver outros materiais em mãos além de um gancho e um novelo de linha, poderá usá-los. E que diferença faz o tipo de máscara que você usa: comprada, costurada ou tricotada? O principal é a saúde e todos os meios são bons para preservá-la.
Desculpe, mas o que você aconselha é muito estúpido, apenas máscaras médicas e respiradores podem proteger contra vírus, e mesmo assim não 100%. As máscaras de malha não protegem nem 20%, mesmo se você inserir algodão, guardanapos, etc.