É difícil encontrar uma menina que, desde tenra idade, não experimentasse miçangas, criando joias para bonecas ou amigos. Com o passar dos anos, algumas pessoas perdem a vontade de mexer em miçangas pequenas, enquanto outras se tornam verdadeiras artesãs da área do artesanal, capazes de criar joias dignas do título de “joias”.
Pulseiras largas de contas: o que são?
Para os iniciantes que ainda não sabem manusear um material tão frágil e pequeno como as miçangas, o melhor é começar a se familiarizar trabalhando em pulseiras largas. Este acessório é perfeito para uso diário e complementa qualquer look. O principal é escolher antecipadamente o design e o esquema.
A chave para tornar a pulseira bonita e durável é a escolha de materiais de qualidade. É melhor comprar contas da marca PRECIOSA para tecelagem ou bordado, produzidas na República Tcheca. É melhor não usar material chinês e indiano para fazer joias, pois não é de boa qualidade.As contas chinesas são mal pintadas, têm diâmetros e tamanhos diferentes e podem quebrar durante a operação.
Esquemas, exemplos
Como base para uma futura pulseira, uma costureira novata pode usar os seguintes padrões e métodos de tecelagem:
- Tranças feitas de fios. As pulseiras em forma de trança, cuja base é feita de fios de contas ou clarins amarrados em uma linha de pesca, ficam lindas.
- Torniquetes. Uma pulseira feita de vários fios conectados por um fecho largo parece verdadeiramente chique. A técnica de tecelagem será mais fácil de dominar para quem sabe trabalhar com fio dental.
- Sob macramê. Uma reminiscência da outrora popular técnica de macramê, o método de tecelagem manual permite criar pulseiras com uma variedade de padrões e designs.
- "Gêmeo." Há um grande número de padrões que envolvem o uso de miçangas e miçangas de vários formatos e tamanhos em um produto. O resultado são joias interessantes que podem ser usadas tanto com roupas de férias quanto do dia a dia.
Um grande número de esquemas pode ser encontrado em revistas e livros especiais. Você também pode visitar sites na Internet e canais de artesãs no YouTube que contarão e mostrarão como manusear corretamente as miçangas e tecer joias com elas.
Como tecer, como ler um padrão
Para tecer uma pulseira larga original com miçangas, você pode usar miçangas lisas e facetadas (bicones). No nosso caso, as contas e o bicone precisam ser selecionados em duas cores diferentes - azul e branco. Além deles, para o trabalho será necessário um fio fino e uma linha de pesca forte. Qualquer mecanismo conveniente pode ser usado como fixador.
O processo de trabalho passo a passo:
- A camada inferior é feita de malha de contas, a camada superior é feita de contas facetadas.
- A primeira linha começa amarrando contas brancas (2 peças) em uma linha de pesca, depois azuis (1 peça) e assim por diante até atingir o comprimento desejado. A última da linha deve ser uma conta azul.
- A segunda linha é formada retornando a agulha na qual as contas brancas são enfiadas em 3 contas azuis na primeira. A linha deve repetir a primeira linha de acordo com o padrão. A conta azul serve de ligação entre o primeiro e o segundo, o segundo e o terceiro, o terceiro e o quarto, etc. em fileiras. Dessa forma, você pode obter um padrão de malha.
- Os bicones são colocados em operação após a base da malha estar pronta.
- Uma agulha é retirada da conta azul, uma conta grande é enfiada nela e inserida novamente na conta azul da mesma linha, e assim sucessivamente até o final da linha e de todo o produto.
- A etapa final do trabalho é o desenho do fixador. A pulseira está pronta.
Tendo aprendido a trabalhar com miçangas, você poderá criar joias universais que podem ser usadas “tanto em uma festa quanto no mundo”. Obras especialmente bem-sucedidas podem ser colocadas à venda ou apresentadas como presente a amigos.