O acabamento das bordas é um processo de costura integral. É realizado em overlocker. As artesãs estão tão acostumadas a usar esse equipamento que às vezes não sabem refinar as bordas de maneira diferente. Infelizmente, algumas pessoas não têm essa máquina em seu arsenal. O que pode substituir o overlock? Neste artigo falaremos sobre algumas maneiras de processar bordas sem sua ajuda.
Como fazer sem overlocker usando uma máquina de costura
Usando uma máquina de costura, auxiliar primitivo de uma artesã, você pode não apenas desbastar peças, mas também processar suas bordas. Existe um método comprovado - uma costura em zigue-zague. Este ponto pode ser feito com qualquer máquina de costura moderna. Este método de processamento não é tão fácil quanto usar um overlocker, mas com habilidade você pode conseguir um bom resultado.
O comprimento e a largura do ponto devem ser determinados com base nas dimensões da peça. Aliás, esse método é mais forte que o overloque, pois o ponto de costura é extremamente difícil de desfiar.
Observe que com este método a costura deve ser feita a uma certa distância da borda da peça. Isso é feito para que não aperte. O restante deverá ser cortado após o término da obra.
Realizamos costura manual de tecido
Para bordas acabadas à mão, várias costuras são usadas:
- Em forma de laço - “para trás a agulha”. A costura primitiva mantém o material unido por muito tempo.
- Ponto cruz - os mesmos pontos oblíquos, apenas em ambos os lados. O resultado é uma cruz. Essa costura tem outros nomes: “cabra”, “pé”.
- Pontos oblíquos - recebem esse nome pela técnica de sua execução.
Técnicas mais detalhadas podem ser encontradas em vídeos no YouTube. Aliás, todos esses pontos foram estudados na escola!
Se você deseja obter uma costura uniforme e perfeita, costure uma linha a uma distância na borda comparável à largura do ponto à mão. Isso aliviará a tensão e o tecido não enrugará. Esta linha também servirá de diretriz para obter pontos uniformes. Depois de terminar o trabalho, a costura da máquina pode ser facilmente removida.
É claro que essa técnica de processamento de bordas a partir do desfiamento levará muito mais tempo do que uma máquina. Porém, se você se deixar levar, poderá não perceber o tempo gasto e obter um bom resultado.
Fazendo um ponto usando uma agulha de crochê
Um gancho também pode ajudar no processamento da borda de um produto tricotado à mão. Realizar a amarração “Loop to Loop” não é difícil e não demora muito. A duração média do trabalho é de 30 a 60 minutos; tudo depende das habilidades e experiência da artesã. A tecelagem requer habilidades em tricotar pontos simples, bem como laços de ar primitivos. A técnica é a seguinte:
- Faça uma alça de ar para levantar e depois tricote um ponto baixo.
- Tricotar outro ponto corrente.
- Pd os loops resultantes; Insira um gancho sob o primeiro e o terceiro. Esses loops têm seus próprios nomes. A primeira é a “tampa” da coluna, a segunda é a sua parte vertical. Os loops descritos estão marcados na foto.
- Os laços permanecem no gancho e o próprio gancho é inserido no produto no próximo laço.
- Puxe o fio pelo tecido e pelas duas laçadas da agulha.
- Tricotar um ponto baixo e fazer novamente um ponto corrente adicional.
- Insira a agulha de volta no tecido e trabalhe como um ponto baixo.
- Faça um loop de ar.
- Siga os passos acima até o final do produto.
O resultado é uma trama volumosa. Você pode assistir ao treinamento em vídeos do YouTube. É muito fácil de conseguir se você mostrar suas melhores qualidades.
OBSERVAÇÃO! Este método só pode ser usado para produtos de malha.
Usamos fita adesiva
Este método também é frequentemente usado para processar bordas. Antes de aplicar a fita adesiva é necessário alinhar as bordas do produto. Aplique fita adesiva na tela, pressionando com os dedos. Desta forma você pode verificar se as bordas do produto não estão desfiadas.
Uma alternativa à fita adesiva pode ser uma cola especial.
Como você pode ver, existem várias maneiras de finalizar as bordas sem a ajuda de um overlocker. Cada um deles é simples, mas também requer engenhosidade e paciência. Desejamos-lhe sucesso!