Para entender o que pode ser costurado com pelúcia, é preciso entender que tipo de tecido é e onde é usado.
O pelúcia é um tipo de veludo, mas com pelo mais longo (3–16 mm) e menos denso. O nome vem da língua francesa - “peluche”, que significa “vilosidade”. O material é muito macio, confortável e bonito. É feito com pincéis especiais com trama especial. A história do surgimento dessa matéria remonta a séculos. Tecidos semelhantes foram produzidos no século III aC na China. Nos países europeus, a pelúcia surgiu no século XII e era prerrogativa da nobreza, pois era feita com fios de seda natural. No século 18, o pelúcia tornou-se disponível para as pessoas comuns.
Este tecido macio é natural. Sua base é algodão ou lã. Às vezes, para torná-lo mais durável e resistente ao desgaste, são adicionados fios sintéticos às fibras naturais. O aditivo não deve exceder 10%.
As propriedades positivas do material de pelúcia são:
- Excelente capacidade de reter o calor corporal.
- A resistência do tecido é quase impossível de rasgar.
- Solidez da cor.
- Resistência ao desgaste.
- Sem encolhimento.
- Aparência bonita.
- Versatilidade de uso.
Propriedades negativas do tecido:
- É impossível remover manchas de tecidos de pelúcia.
- Maior absorção de poeira e sujeira.
- Peso pesado.
- Pelúcia é difícil de costurar.
- Ele é difícil de cuidar.
O que costurar de pelúcia
O escopo do tecido de pelúcia é muito diversificado:
- O material é amplamente utilizado na indústria leve para costura de roupas. Podem ser utensílios domésticos e agasalhos (se o tecido tiver pelo longo).
- Devido às excelentes propriedades de economia de calor do pelúcia, ele é frequentemente usado como isolamento para calçados, substituindo a pele natural. Quente, resistente ao desgaste e barato - comprovou sua qualidade.
- O tecido felpudo também é usado para costurar chapéus e mochilas infantis.
- Os brinquedos de pelúcia infantis são conhecidos de todos. Todo mundo teve um “ursinho de pelúcia” quando criança. E agora nenhum bebê cresce sem um brinquedo tão macio.
- O material é amplamente utilizado em têxteis-lar.
- Utilizando as características de alta resistência do material de pelúcia, é utilizado para estofamento de móveis. Parece luxuoso.
- Um lugar especial é ocupado pela pelúcia minky, que é usada para costurar roupas e brinquedos infantis. Este é um pano de microfibra. Ela é muito macia. A altura da pilha pode ser de 8 a 18 mm. Com pelo longo (18 mm), o material já é chamado de pelúcia. Este é um tecido “respirável”, pode ser de pêlo liso e gofrado (com pontos convexos ou outras figuras que a criança tanto goste).
Como costurar pelúcia
Costurar coisas de pelúcia não é fácil. Aqui estão algumas recomendações para facilitar essa tarefa:
- Como cortar pelúcia: é muito importante que as fibras sigam na mesma direção.Todos eles devem ser direcionados para a parte inferior do produto.
- Ao começar a costurar, escolha a agulha certa (com ponta esférica).
- Nublar o tecido.
- Para evitar que o material escorregue, prenda as partes costuradas do produto com alfinetes o mais firmemente possível.
- Use o calcador da sua máquina de costura. Se você não tiver um, experimente deslizar um pedaço de papelão sob o pé.
- Tecido de pelúcia não é passado a ferro.
- Terminada a costura, os fiapos são retirados da mesa com rolo para limpeza de roupas.
Você pode costurar todos os tipos de coisas infantis em tecido de pelúcia - cobertores, envelopes, blusas, botinhas, peluches, travesseiros. Tudo isso pode ser feito com suas próprias mãos e você terá muito prazer com o processo. E, ao mesmo tempo, economizando significativamente no seu orçamento.