Um dos consumíveis de costura mais populares é agulhas. No entanto, em termos de importância e insubstituibilidade, eles podem competir facilmente com os alfinetes. Para quem não sabe o que são e em que tipos se enquadram, nosso artigo ajudará a preencher as lacunas de conhecimento.
Pin: definição e variedades
Este é o nome dado a pequenos dispositivos com diferentes formatos de cabeça e ponta. Os pinos podem ser feitos de aço inoxidável, cobre ou latão. Na costura artesanal, aqueles que não enferrujam e não deixam marcas no tecido são os mais procurados. Quanto aos tamanhos, você encontra agulhas quase invisíveis, longas e grossas. Os primeiros são destinados a tecidos delicados e caprichosos. Estes últimos são úteis para trabalhar jeans, couro e tecidos.
Vejamos os tipos mais populares com mais detalhes.
Costurando com cabeça de plástico (vidro)
Esta variedade é adequada para todos os tipos de tecidos, exceto seda e cetim. Eles são feitos de cobre, aço inoxidável e aço niquelado.A ponta desses alfinetes é afiada, a cabeça é feita de plástico ou vidro. Na primeira opção, é importante garantir que não toque na superfície quente do ferro.
Com extremidade arredondada
Adequado para trabalhar malhas, pois evita danos às fibras do tecido. Eles formam um conjunto ideal com agulhas projetadas especificamente para este material.
Para tecidos finos
São pinos superfinos que ajudam a evitar a deformação do tecido. Eles não deixam furos ou quaisquer outras marcas. No entanto, é fácil perder esse dispositivo - as cabeças desses pinos são praticamente invisíveis.
Para costurar
Útil para costurar diversas camadas de tecido de diferentes densidades. Parecem agulhas longas e finas com uma cabeça grande e claramente visível.
Em forma de T
Indispensável para costureiras que costuram agasalhos. São eles que conseguem segurar tecidos pesados. Outras variedades não serão capazes de lidar com tal tarefa - elas dobrarão ou até explodirão com o peso.
Para dobras
Pinos muito duráveis e indeformáveis de até 2,5 cm de comprimento com cabeça invisível. Utilizado para fixar dobras no processo de costura de roupas e tecidos.
Para aplicações
Alfinetes curtos e fortes que permitem fixar o aplique ao tecido. Pelas suas características de design, não interferem no processo de trabalho, tanto manual quanto mecanizado.
Para evitar que dispositivos insubstituíveis, mas ágeis, como os pinos, se percam, é importante encontrar um local adequado para armazená-los. As lojas de costura vendem estojos multifuncionais especiais e convenientes. No entanto, adequado para este fim almofadas de alfinetes. É verdade que os produtos deverão ser armazenados descompactados.