Se você deseja atualizar seus móveis antigos favoritos e dar-lhes uma nova aparência, substituir o estofamento desgastado de suas cadeiras ajudará a dar nova vida a elas e também a se encaixar no interior atualizado de seu quarto depois renovação.
Mudar o estofamento das cadeiras com as próprias mãos não é difícil.
Como estofar cadeiras?
- Selecione o tecido do estofamento (para recomendações de tecido, veja abaixo);
- Compre enchimento que será usado para substituir (se necessário) assentos de cadeiras. A folha de espuma de borracha de 40 a 50 mm, com densidade de 30 a 50 kg/m3, é a mais adequada para isso;
- E também - enchimento de poliéster, que é colocado entre a espuma de borracha e o tecido para que o estofamento fique uniforme, sem rugas.
Para trocar o estofamento das cadeiras em casa, precisaremos também das seguintes ferramentas:
- Martelo
- Chave de fenda
- Alicate
- Tesoura de tecido
- Giz de alfaiate
- Grampeador de móveis
- Cola PVA
Portanto, cobrir cadeiras com as próprias mãos inclui as seguintes etapas:
- A primeira coisa que precisamos é remover todos os grampos e pregos antigos da cadeira. Para isso usamos uma chave de fenda e um alicate.
- Remova o estofamento do assento da cadeira.
- Não jogamos fora o tecido retirado! Será útil como modelo para recortar novos estofados. Precisa ser cuidadosamente alisado, eliminando as dobras, colocado sobre o nosso novo tecido, contornado com giz de alfaiate e recortado com cuidado. Você precisa cortar pela frente em uma direção dos fios. Se você escolher um material com um padrão, será necessário posicioná-lo de forma que o padrão fique direcionado para o encosto da cadeira (para cima). Caso contrário, você mesmo terá que medir as dimensões do assento e fazer padrões. Neste caso, será necessário adicionar 5 cm de cada lado para fixar o estofamento.
- Vamos examinar a estrutura da nossa cadeira. Se houver fissuras, elas são preenchidas com selante ou cola PVA. A moldura solta precisa ser apertada.
- Vamos começar cortando o assento do enchimento.
- Cubra cuidadosamente a espuma de borracha do novo assento com cola PVA e cole-a na base de compensado. Também lubrificamos cuidadosamente as laterais da espuma com cola.
- Cobrimos a espuma de borracha com enchimento de poliéster e usamos um grampeador para fixá-la na base.
- Colocamos nosso novo estofamento na cadeira e prendemos com pregos e grampos para móveis. Neste caso, o tecido deve ser esticado para que não haja rugas ou dobras, e deve ser fixado com pregos e grampos nos mesmos locais onde estavam anteriormente.
Agora você sabe como trocar o estofamento de uma cadeira com as próprias mãos.
Como trocar o estofamento de uma cadeira se o modelo da cadeira tem encosto?
Tal como acontece com a restauração do assento, removemos as peças removíveis e verificamos se há rachaduras na estrutura. Em seguida, colamos também a espuma de borracha na base e cobrimos com tecido estofado, fixando com grampeador.
A única diferença é que a orla fica fixada no tecido do estofamento. Isso é feito para cobrir os grampos que prendem o novo acabamento ao encosto.
Tipos de tecidos utilizados para estofamento de cadeiras.
Como você pode ver, estofar uma cadeira com as próprias mãos é bastante acessível a todos. O principal é a escolha certa do tecido, que deve ser durável e resistente ao desgaste, para que as cadeiras atualizadas possam servir por mais tempo e ao mesmo tempo manter sua limpeza e beleza.
Tipos de tecidos recomendados para uso:
- - Este é um material de estofamento durável. Esta é uma opção ideal para restaurar móveis antigos. Pode ser utilizado para estofar cadeiras tanto em casa como no escritório.
- O tecido de veludo é macio, mas forte e durável. É verdade que é difícil de limpar.
- Chenille é um tecido muito prático e resistente à abrasão mecânica.
- Tecido Jacquard - a composição é algodão com adição de poliéster ou náilon para garantir resistência.
- O vinil é um couro artificial, um material resistente e confiável e, além disso, possui propriedades repelentes à água. Ideal para sua cozinha.
- O couro genuíno parece muito bonito, rico, mas também tem suas desvantagens - muitas vezes aparecem arranhões e outros defeitos.