No século 21, a maioria das pessoas valoriza, acima de tudo, o conforto nas roupas. Muitas coisas, lindas, estilosas, mas que restringem os movimentos, às vezes ficam meses nas prateleiras do armário. Roupas no estilo boho são uma feliz exceção, porque você pode estar na moda e confortável com elas. Além disso, pode ser feito de forma fácil e rápida com as próprias mãos, mesmo sem habilidades especiais.
Cinco coisas boho que você pode costurar sem padrão
Se você tem uma peça adequada espalhada pela casa ou chamou sua atenção em uma loja de tecidos, fique à vontade para trabalhar. Além do material você vai precisar de:
- máquina de costura;
- centímetro;
- tesoura;
- alfinetes de alfaiate;
- agulhas e linhas.
Túnica
Será necessária uma aba de 1,5 a 1,8 m de comprimento e 80 a 90 cm de largura.O tecido é dobrado ao meio, com a dobra para cima. Em seguida, o pescoço é cortado, pode ter qualquer formato:
- barco;
- redondo;
- Em forma de V.
Por fim, as costuras laterais são costuradas e as bordas processadas se necessário.Seda, chiffon e outros materiais resistentes a rugas são ideais para este modelo.
vestido maxi
Ela, como uma túnica, é melhor costurada com tecido esvoaçante e bem drapeado. A tecnologia é aproximadamente a mesma, com exceção das costuras laterais. Eles são modelados de acordo com as curvas da figura mais alguns centímetros de cada lado. Você pode “iscá-los” com alfinetes durante o encaixe, pelo menos nas linhas do peito, cintura e quadris. Depois disso:
- retire os pinos de um lado;
- tire seu futuro vestido;
- costure uma costura lateral pela frente;
- costure simetricamente do outro lado;
- decore se desejar.
Importante! A parte mais estreita do vestido deve ser pelo menos tão larga quanto o peito, para que você possa “caber” facilmente nele.
Vestido de verão leve
Para este modelo, além dos esvoaçantes, também são adequados tecidos finos de algodão, como cambraia ou chita. Precisa cortar:
- Um par de retângulos idênticos com 50–60 cm de largura e 60–70 cm de comprimento para a base. Os tamanhos variam dependendo da altura e do tamanho do corpo.
- Duas listras idênticas na peteca – 90*60 cm.
Primeiro, a frente é costurada atrás. A linha termina antes de atingir 17–20 cm do topo. Todas as pontas “onduladas”, exceto a borda inferior, são cuidadosamente processadas. Em seguida, na parte superior, paralela ao peito, a 1–2 cm da borda, forma-se uma dobra estreita em ambas as metades, cujas bordas são costuradas. Entre as linhas você precisa enfiar uma renda que vai segurar o vestido de verão nos ombros. Neste caso, o tecido das costas e do peito ao longo da renda é drapeado em pequenas dobras.
As partes do folho também são costuradas nas laterais. A parte inferior do babado é bainhada e sua parte superior é franzida na largura da base e costurada por dentro.
Blusa com ombros caídos
Pode ser um ótimo complemento para a saia descrita acima. Seu corpete é cortado em dois quadrados de aproximadamente 50 x 50 cm (com tamanho maior que 48, as laterais serão um pouco mais largas). Os cantos superiores devem ser ligeiramente chanfrados (cerca de 10 cm). O folho deve ser uma vez e meia a duas vezes mais largo que o corpete. Seu topo é “fixado” em um elástico e costurado na base, mas não completamente: deve haver espaço para as mãos nas laterais.