A costura artesanal envolve a utilização de diversas ferramentas, acessórios e os chamados materiais de acabamento. A fita polarizada é considerada uma das mais procuradas, populares e insubstituíveis. Mas muitas vezes acontece que costureiras novatas simplesmente se perdem com a simples menção disso, sem entender o que é e por quê.
O que é fita viés?
Esse nome geralmente é usado para se referir à fita aplicada, cortada em um ângulo de 45 graus e passada com sobras dobradas. Use-o como material principal para acabamento produtos de costura.
Materiais completamente diferentes podem ser usados para fazer encadernação. Isso inclui seda, chita, malhas, cetim, algodão e tecidos mais densos. Graças a um corte especial, o produto ganha capacidade de esticar e torna-se prático de usar.
Fazer você mesmo a ligação não é particularmente difícil. Para fazer isso, pegue o tecido e corte-o em uma fita sem costuras. As bordas da peça são dobradas, passa-se um ferro sobre elas e ficam nubladas.O resultado é um revestimento com licenças que simplificam o processo de processamento posterior.
Importante! Os métodos convencionais de corte não serão capazes de dar à encadernação elasticidade e capacidade de dobrar as seções dos produtos.
A fita de overlock pode ser:
- Cetim, destinado ao processamento de decotes e cortes oblíquos. É utilizado não só para costura, mas também em outros tipos de bordado.
- Algodão, considerado universal. Na maioria das vezes é utilizado no processo de costura de roupas leves, roupas íntimas, roupas de cama e produtos com cortes muito complexos.
- Poliéster, que proporciona um excelente ajuste.
Além disso, você pode comprar ou fazer seus próprios enfeites em diferentes cores e tonalidades e depois decorá-los com strass, miçangas e lantejoulas.