Os fios reforçados são usados nas áreas de produção de roupas onde são impostas maiores demandas à resistência e resistência ao desgaste do produto acabado. Para entender o que influencia essas características das fibras, é necessário entender o método de sua produção, processamento adicional e tecelagem. Para saber para quais costuras esse tipo de linha é utilizado, você deve ler o artigo.
Descrição do processo de reforço de rosca
As linhas de costura são fibras de fios longos e uniformemente torcidas ou linhas finas usadas para operações de costura. Muitas vezes, vários itens fabricados estão sujeitos a maiores requisitos de resistência. E isso obriga o fabricante a fazer costuras confiáveis. Por isso Para atingir tais indicadores, a indústria de costura deve utilizar fios que se caracterizem por maior resistência, os chamados reforçados.
Este fio reforçado é feito de:
- lavsan;
- algodão
A tecnologia de produção é que a base complexa, sempre feita de fibra de poliéster, seja trançada com lavsan ou fio fino de algodão.
Além disso, na fase final da fabricação, todo o produto, ao ser rebobinado, é imerso uniformemente em uma solução especial, que é um composto de organossilício. Isso é feito para aumentar a resistência ao desgaste e a qualidade da costura que está sendo colocada.
Composição e propriedades dos fios reforçados
O fio reforçado pode ser 100% sintético. Neste caso, é composto por fibras de poliéster e lavsan. Também pode haver opção quando 30 a 35% do fio for algodão e o restante for fibras de poliéster (poliéster).
Esta combinação de fibras constituintes e os métodos de sua tecelagem conferem aos produtos em que são utilizadas para costura as seguintes características:
- força;
- resistência à abrasão;
- a capacidade de sucumbir a um certo limite;
- durabilidade, mesmo com uso intensivo.
É o núcleo da fibra contínua de poliéster que torna o fio mais durável. Ou seja, a utilização de tais fios dá uma certa garantia de que a costura, que está sujeita a grandes cargas tanto de rasgo quanto de abrasão, não romperá.
Mas a própria trança, seja lavsan ou algodão, ajuda a melhorar as qualidades de costura da linha. Esta parte do fio proporciona uma costura uniforme e lisa, que durante a operação evita que a fibra de poliéster enrugue a costura.
Se falamos de resistência às temperaturas, podemos aqui dar as seguintes características:
- o derretimento ocorre com um componente sintético em temperaturas a partir de 2.500 C, enquanto a sola inferior de um ferro aquece apenas até um máximo de 1.700 C;
- se algo com costuras reforçadas for imerso em água fervente, onde ocorre a fervura, isso pode levar a um ligeiro encolhimento da fibra reforçada, de apenas 1,5%.
Tipos de tais fios e suas marcações
O tipo geral de marcação depende da composição do produto. Portanto, se apenas lavsan estiver contido, a designação será LL. Se o conteúdo for combinado, então LH.
Além da designação da letra, há também uma marcação digital. O número na frente das letras indica a densidade linear do tecido e o número de dobras. Por exemplo:
- lavsan tem as seguintes designações - 25 LL, 35 LL, 45 LL, 75 LL, etc.
- algodão – 44 LH, 65 LH, 100 LH, 150 LH.
Onde esses threads são usados e para quê?
O número na marcação dá uma ideia de onde essa fibra pode ser utilizada. Já a confecção de cada produto possui requisitos próprios de resistência.
Importante! Portanto, tanto para lavsan quanto para algodão-lavsan, o número antes da designação da letra da composição dá uma ideia do escopo de aplicação.
Mais frequentemente usado para costura:
- tecidos densos como casacos, cortinas, lonas;
- vestuário de trabalho;
- sapato;
- mobília;
- artigos de couro;
- capas para interiores de automóveis, ônibus e outros tipos;
- costura de tecidos para camisas e blusas - para os fios 100% lavsan mais frágeis.
Importante! Os produtos de fabricantes nacionais são fabricados estritamente de acordo com os requisitos GOST para este tipo de produto, portanto, você pode ter certeza absoluta de que eles atendem a todos os requisitos.