Sem fios é impossível costurar roupas, tricotar suéteres e meias. Sua história remonta a cerca de dez mil anos. No início, as pessoas usavam os nervos mais finos dos animais para costurar as roupas mais simples; mais tarde, eles foram substituídos por caules fortes e finos de plantas, depois por fibras vegetais de plantas tropicais e de linho. O que significa um thread no mundo moderno e quais funções são atribuídas a ele, continue lendo.
Tópicos - o que é isso?
Então chamado de fio mais fino, torcido em várias dobras e com comprimento máximo. A principal função desempenhada é a produção de tecido, a forte ligação das peças do vestuário em um produto acabado. Os fios também são usados como base para malhas de fábrica e tricôs manuais de diversos itens de guarda-roupa.
Vários significados da palavra
Esta é uma palavra polissemântica. Em russo, está associado não apenas a um objeto flexível e altamente alongado feito de matérias-primas fibrosas, mas também com um filamento de tungstênio torcido em uma lâmpada elétrica (filamento), com uma enorme estrutura cósmica na vastidão do Universo (filamento galáctico).
É encontrado em expressões e ditados populares:
- O tópico de Ariadne é uma dica salvadora;
- encharcado na pele - completamente molhado;
- roubado até a pele - tudo foi roubado;
- a história é costurada com linha branca - uma mentira óbvia.
Como você consegue tópicos? Tecnologia de manufatura
Consideremos as etapas de obtenção de produtos a partir da matéria-prima do algodão, que passa por quatro operações principais:
- caning. Consiste em juntar 2 ou 3 fios, ainda não torcidos ou trabalhados, sendo simplesmente uma fibra longa e fina;
- torção. Eles são torcidos juntos em um certo trecho. É assim que o produto ganha força. O processo é realizado com 2, 3, 6, 9, 12 dobras, o número de fios depende da finalidade posterior. Para a variedade de viscose, pode-se usar lona de 18 fios;
- acabamento. Nesta fase, com o auxílio de compostos químicos, os fios adquirem aspecto comercializável, depois os brancos e claros são branqueados, os demais são tingidos em cores diferentes;
- acabamento e polimento. A operação é realizada para ganhar maciez, suavidade, elasticidade e resistência adicional sob influências mecânicas como alongamento e fricção. Isto é conseguido com a ajuda de compostos de amido ou outros tipos de cola (para um produto brilhante), introdução adicional de estearina ou cera (aumenta o brilho), gordura e silício orgânico (para o embotamento do produto).
Importante! Os fios feitos de fibras químicas percorrem um percurso mais curto porque não são submetidos a acabamento e polimento, mas sim a tratamento antiestático.
Tipos de composições de fios
De acordo com a composição das matérias-primas, os tipos de fios são os seguintes:
- algodão;
- linho;
- de lã;
- seda;
- químico.
As matérias-primas para produtos químicos são monofilamentos de poliamida, poliéster, viscose, polinose, fluorlon, lavsan, propileno, vinilon, álcool polivinílico. A lista não termina aqui, pode continuar. Todos os tipos listados feitos de matérias-primas naturais têm muitas vantagens, mas O componente químico dos fios mono e combinados hoje corresponde melhor às composições mistas dos tecidos modernos.
Classificação de tópicos
Esses produtos têm finalidades diferentes. Dependendo da finalidade de uso, os fios podem ser costurados, tricotados, bordados, cerzidos. Aqui pegamos apenas as variedades que encontramos com mais frequência do que outras na vida cotidiana.
De costura
Este é o tipo mais comum. Na maioria das vezes usamos fios de algodão, menos frequentemente fios de seda. Eles foram quase totalmente substituídos por análogos sintéticos, que não são tão caros, mas têm melhor cor e muitas qualidades positivas. O uso do linho limita-se à sapataria e à selaria.
As linhas de costura variam em finura, que possui uma designação numérica. Uma linha fina é indicada por um número maior, uma linha grossa por um número menor. Para esteiras grossas, escolha produtos com nº 10 ou 20, e para tecidos leves e finos - nº 50 ou 60. Os principais requisitos para eles são uniformidade, elasticidade e resistência. O produto é produzido enrolado em bobinas ou bobinas (para produção em fábrica).
Para bordado
É claro que o propósito deste tipo é muito restrito - criando padrões coloridos ou sólidos anexando pontos ao tecido. Os fios são produzidos em meadas de 10 ou 20 m e são facilmente divididos em 6 componentes mais finos. A variedade de bordado é chamada de fio dental. Os requisitos para isso são completamente diferentes: a uniformidade e a resistência do tingimento vêm à tona, porque se o fio quebrar não há problema, mas um enfeite bordado desbotado é simplesmente um desastre.
Tricô
Eles mais frequentemente chamado de fio. Esta variedade é utilizada para tricô à máquina e à mão. Esses fios são obtidos a partir de matérias-primas naturais ou sintéticas. São enrolados em bobinas de 1–2 kg para tricô de fábrica e em meadas de 25, 50, 100, 200 g para trabalho manual. Podem ter diferentes espessuras e torções diferentes para tricô ou crochê.
Importante! Versões combinadas de fios de tricô, nas quais uma pequena porcentagem de produtos sintéticos é adicionada à lã, são bastante populares. O acrílico torna o fio mais forte e resistente ao desgaste, agradável ao corpo e mantém sua cor brilhante.
O fio natural é produzido a partir de lã de ovelha, camelo, cabra e coelho angorá, alpaca e merino. A partir dele são tricotadas roupas quentes e tecidos tapetes. Fio natural feito de fibras vegetais - algodão, linho, bambu, bem como urtiga ou cânhamo. É usado para itens leves e de verão. As fibras artificiais são representadas por componentes de viscose e acrílico, utilizados como aditivos aos fios naturais ou de forma independente.