O que são fios texturizados

O fio texturizado consiste em fibras torcidas, o que torna impossível que sejam firmemente assentadas em um fio complexo. Graças à estrutura solta, é possível obter maior elasticidade e maciez sem comprometer características como resistência e resistência ao desgaste.

Tipos e tecnologia de produção

Todos os tipos de fios texturizados têm características de desempenho diferentes e são produzidos de maneiras fundamentalmente diferentes.

Tecnologia de produção

Alta resistência (elástico, helanka) - resultado da torção, fixação térmica e posterior desenrolamento de um fio sintético complexo.

Baixo estiramento (meron, melan, saabo, astralon) - fruto do tratamento térmico adicional da versão anterior, distinguem-se pela fofura.

Torcido (ondulado, banlon, reelon, ajilon) são mais frequentemente produzidos puxando uma placa ao longo de uma lâmina quente, e como resultado as fibras adquirem formato de espiral. A segunda opção é tecer o tecido, fixá-lo com calor e depois desfiá-lo.

Maluco (aeron, taslan) são obtidos “chacoalhando” as fibras de um fio complexo com uma corrente de ar.

Perfilado pode ser comparado à massa crespa. Trata-se de uma casca oca ou de uma parte externa ondulada, obtida pela moldagem através de uma matriz de seção transversal figurada.

Bicomponente — consistem em várias fibras com encolhimento diferente. Após a trefilação, passam por tratamento térmico, fazendo com que alguns polímeros sejam encurtados mais que outros, originando um fio volumoso e frisado com estrutura solta.

Combinado - vários tipos de fios torcidos em um.

Fio de alto volume produzidos com tecnologia semelhante aos bicomponentes. A única diferença é que não é o fio tensionado que sofre tratamento térmico, mas sim o fio livre. O resultado é um fio fofo com elasticidade normal.

Onde eles são usados?

fios texturizados

A principal tarefa da texturização é conferir propriedades naturais à fibra química: aumentando a higroscopicidade, eliminando brilho e maciez. Como o objetivo foi alcançado com sucesso, tais threads têm uma ampla gama de aplicações. Isto inclui malhas e têxteis, peles artificiais e até tapetes e cobertores. Na costura, essa linha é indispensável na costura de peças confeccionadas com tecidos elásticos - a costura é macia e “elástica”, o que aumenta a durabilidade dessas roupas. Mas é importante entender que você não deve passar a linha texturizada pelo buraco da agulha - ela só é enfiada no laçador.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano