Pinturas incrivelmente bonitas são obtidas enrolando fios multicoloridos em torno de pregos cravados em uma base de madeira. Esse tipo de criatividade ainda é pouco conhecido pelo cidadão comum. Continue lendo para aprender sobre o estilo de pintura, a técnica utilizada e as ferramentas de trabalho.
Como é chamado esse estilo de pintura?
Desenhar com um fio esticado entre os pregos é chamado de string art. Os pregos são cravados na base de madeira, seguindo o contorno do desenho. Os fios são puxados entre eles em uma determinada ordem. As peculiaridades da técnica utilizada deram-lhe o nome: “string” é traduzido do inglês como string, “art” é arte.
Às vezes, esse tipo de criatividade é chamado de “pintura isotread”. O significado da expressão é que o desenho como processo criativo realmente ocorre. Mas de uma forma um pouco incomum. O design é limitado pela moldura de ferragens marteladas, portanto você só pode criar por dentro, preenchendo o espaço livre com fios coloridos. O fio desempenha a principal função artística de criar uma imagem ou quadro, ou seja, é um elemento figurativo. Então obtemos a palavra iso + thread. Às vezes, todo esse tipo de bordado é chamado de isothread por questões de brevidade.
Quais ferramentas e materiais são necessários?
Se você decidir dominar o básico desse tipo de criatividade incomum e incrível, que combina a feminilidade da lã macia e a brutalidade masculina do ferro, então antes de tudo faça um estoque dos materiais acima. Você pode usar linhas de costura, seda ou tricô, mas não fofas ou texturizadas. Fio dental ou algodão mercerizado, “Iris”, também é adequado. Selecione pregos pequenos, com alguns centímetros de comprimento, tomando cuidado para que as pontas não perfurem a base.
Importante! O número necessário de produtos de hardware deve ser calculado de forma independente com base no modelo do projeto que está sendo executado.
Além disso, prepare os seguintes materiais e ferramentas:
- uma prancha de madeira (ou equivalente) para a base do painel;
- lápis para marcar desenho em madeira;
- martelo;
- alicate de ponta longa;
- tesouras para cortar fios;
- um modelo copiado ou desenhado para ser transferido para a base.
Importante! Com uma prancha de madeira, é necessário realizar todos os trabalhos preparatórios com antecedência: aplicar uma camada de tinta, tinta, lixar, verniz.
Principais técnicas para trabalhar com isothread
Se falarmos brevemente sobre o processo, os pontos principais estão em três etapas:
- transferir o contorno do desenho com um lápis para a base;
- pregar pregos de 1/3 ou ½ pol. e apoiá-los com um alicate de ponta longa para evitar ferimentos;
- preenchendo o centro do padrão com fios.A maneira mais fácil é enrolar lã ou seda nas unhas de uma para outra sem um sistema específico, de forma caótica.
Características de criação de desenhos no estilo da arte de rua
Hoje, esse tipo de artesanato se desenvolve em três direções principais:
- são criadas pinturas abstratas e painéis com formas geométricas;
- obras assimétricas altamente artísticas: retratos, paisagens, pinturas;
- imagens volumétricas.
Para começar a dominar a técnica de trabalho, vale a pena se familiarizar com as características da criação de pinturas e painéis:
- os pregos são cravados à mesma distância uns dos outros e imersos na base no mesmo comprimento;
- É mais cómodo trabalhar com cabo sem haste, do qual foram retirados os batentes inferior e superior e passada a linha para dentro;
- para criar formas geométricas tridimensionais, os iniciantes utilizam desenhos com marcações digitais que indicam a sequência de ações;
- A cor do fio pode ser alterada dando um nó em um prego. O trabalho com uma cor diferente também é feito através do nó inicial e final da unha;
- usando o gabarito finalizado, você pode obter dois painéis diferentes: preenchendo o desenho com cor ou trabalhando da mesma forma com o contorno externo e deixando o espaço interno do desenho vazio.