Do que são feitos os fios?

As linhas de costura costumam ser utilizadas como material de ligação na fabricação de roupas, sapatos, decoração de interiores, brinquedos e outros itens necessários. Nos primórdios da humanidade, o papel dos fios era desempenhado pelas veias dos animais caçados e pelos caules das plantas. Continue lendo para descobrir do que eles são feitos.

Estrutura e propriedades da linha de costura

estrutura de threadA linha de costura é um fio fino, fino e longo, torcido uniformemente. Obtido a partir de fibras de origem natural ou artificial. Utilizado para unir peças cortadas de tecido.

A estrutura pode apresentar diferenças de espessura, direção de torção, número de dobras, composição da fibra. A espessura costuma ser indicada por um número, os de algodão podem ter o número 10 ou mais, os de seda - 18,33, 65. Para os naturais é típico: quanto maior o número, mais grosso é o fio. Para os sintéticos é o contrário. A direção da torção é direita e esquerda, a primeira é mais confiável.

Importante! O material de costura deve ter pelo menos torção dupla - feita torcendo dois fios originais.O número de dobras também afeta a resistência: os fios são feitos em 2, 6, 9, 12 dobras.

Os fios vêm em qualidades diferentes, portanto, ao escolher, você deve prestar atenção ao seguinte:

  • resistência à tração - é difícil rasgá-lo com as mãos;
  • a suavidade é uma qualidade importante para uso em máquinas de costura, para que não fique presa na agulha, quebrando o olho na hora errada;
  • torção uniforme (a ausência de espessamentos torna o material de ligação invisível);
  • resistência a altas temperaturas, água, detergentes - não desbota, deforma ou encolhe as costuras;
  • partículas de fiapos, se houver, indicam má qualidade.

Tipos de composições de fios

Seu uso depende da composição do material de costura. Não existe uma opção universal adequada para qualquer tecido. Existem três grupos de threads com base em sua composição.

Sintético

carretéis de linhaSão feitos de matérias-primas poliméricas, que na forma fundida são prensadas através de orifícios das dimensões exigidas, resultando em fibras de determinado comprimento e espessura. É difícil distingui-los dos fios naturais pela aparência, mas são mais baratos e possuem as qualidades necessárias: elasticidade, resistência e resistência à água. Um Ainda há uma desvantagem - baixa resistência ao calor. Há:

  • Grampo. Os fios sintéticos são muito semelhantes aos fios de algodão, são mais duráveis ​​e não encolhem. São utilizados para costurar linho, camisas, tecidos de seda e até couro.
  • Monofilamento é um fio transparente feito de poliamida. É elástico, resistente à abrasão e quando tratado com substâncias ópticas pode adquirir a cor do tecido a ser unido. Adequado para produtos de cores claras.

A maioria os melhores fios artificiais para costura são aqueles marcados como LL. Eles combinam um núcleo de fibra de poliéster com uma trança Mylar. Este é um dos tipos de fios reforçados mais fortes de todos.

Natural

fios naturaisAlgodão – indispensável na hora de costurar roupas, principalmente infantis. Adequado para qualquer processo de costura - desde o alinhavo até a fixação das costuras. O algodão é uma planta cultivada para a indústria têxtil. É recolhido e penteado, obtendo-se fibras de cerca de 6 cm.Na fiação, o fio de algodão é torcido em fios em várias camadas.

Linho os fios são feitos de linho e raramente são encontrados na produção de calçados e na fabricação de rendas. Os de viscose são feitos de madeira, mas são inferiores em resistência a outras variedades. A seda é obtida dos casulos do bicho-da-seda, desenrolando as fibras das pupas desse inseto. Esses fios são geralmente usados ​​​​para fazer costuras de acabamento.

Composição mista

tópicosAtualmente, raramente são utilizadas linhas de costura 100% naturais. As composições combinadas têm as melhores propriedades dos materiais de costura, portanto mais popular. Estamos falando de fios reforçados, as opções mais resistentes existentes.

Reforço – fortalecimento do fio através da combinação de fibras que aumentam a resistência umas das outras. A parte central desse fio é geralmente sintética (poliéster) e fornece resistência à tração. A trança pode ser de algodão, poliéster ou siblon. Dá a suavidade necessária. O resultado são fios fortes, resistentes ao desgaste, sem encolhimento, resistentes ao calor e elásticos. Suporta qualquer número de lavagens e limpezas químicas.

A linha reforçada não é usada apenas na indústria de costura.É utilizado na fabricação de calçados e na indústria de marroquinaria.

A lista de fios acima não é exaustiva: as tecnologias modernas permitem melhorar os materiais existentes. A cada ano a escolha dos fios fica mais diversificada, o que permite escolher o material de costura certo para qualquer tecido.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano