Os fios são a invenção humana mais antiga para unir materiais na produção de roupas e calçados. Eles foram originalmente feitos de veias de animais ou caules de plantas. Mas com o tempo, passaram a usar uma base fibrosa de origem vegetal, animal ou artificial. Os materiais vegetais são obtidos a partir do algodão e do linho, os materiais animais são obtidos a partir da lã de ovelha e dos casulos do bicho-da-seda. Os fios obtidos de diferentes materiais diferem em suas propriedades e características e têm diferentes aplicações. O princípio da criação permanece o mesmo entre eles - torção, ou seja, São produtos feitos a partir da torção de fibras.
Etapas de produção
De acordo com a composição da matéria-prima, os fios são divididos em algodão, linho, lã, seda e artificiais. Por finalidade - para costura, tricô, bordado e cerzido. As linhas de costura são as mais utilizadas. Sua composição pode variar, mas os mais utilizados são algodão e sintéticos.Os de linho têm uma aplicação bastante restrita, e os de seda são geralmente substituídos por análogos artificiais.
As linhas de costura devem ter resistência suficiente para que suas rupturas não interrompam o funcionamento das máquinas em que são utilizadas.. A gama de linhas de tricô é muito menor que a de linhas de costura e é representada principalmente pelos tipos de algodão e lã, menos frequentemente artificiais. Lã e misturas de lã, ou seja, com adição de tipos químicos, são utilizadas tanto no tricô manual quanto no tricô à máquina e são chamadas de fios. Existem ainda menos variedades de linhas para bordados e cerzidos devido à baixa procura por eles.
É mais conveniente considerar o processo de fabricação usando o exemplo dos fios de algodão, pois em comparação com outros tipos é o mais multiestágio. As etapas obrigatórias da produção são cana, torção e acabamento.
- A tarefa do primeiro é adicionar várias camadas de matéria-prima.
- Na segunda, são formadas a espessura e a resistência do produto. Para isso, as matérias-primas são torcidas em duas, três, seis, nove e doze dobras e enroladas em bobinas.
- A terceira etapa é projetada para formar a aparência desejada dos fios. Para isso, são enrolados em bolas e fervidos em solução levemente alcalina para remover impurezas estranhas.
- Após esta operação, o produto é obtido em tons amarelados ou acinzentados.
- Antes do tingimento, os fios que posteriormente ficarão brancos são branqueados com uma solução de compostos de cloreto de sódio, além de água oxigenada. Os fios são tingidos de preto e outras cores imediatamente após a fervura, pois neste caso a cor original não importa.
Atenção! Os corantes utilizados devem ser de alta qualidade para que fiquem bem fixados nos produtos e não sejam removidos durante a lavagem.
Características de brilho
Para que os fios obtenham a apresentação exigida, fiquem fortes e lisos, eles passam por acabamento e polimento. O agente de acabamento consiste em amido, resinas e outras substâncias. Ele é projetado para processar produtos torcidos para proporcionar-lhes rigidez e resistência a rugas. Sua composição específica é determinada pelo tipo de fio.
Para obter uma superfície brilhante, um agente de colagem com alto teor de amido é utilizado como adesivo que cola as fibras. O resultado é uma superfície lisa. Para criar um efeito de brilho, utiliza-se estearina e, às vezes, cera. Para proteger as fibras de algodão da umidade, a fim de aumentar sua durabilidade, são adicionados anti-sépticos. Para obter uma superfície fosca e macia, componentes contendo silício e componentes gordurosos são aumentados na composição do curativo.
A operação de acabamento para roscas com superfície lisa termina com polimento. Para tanto, são utilizados tambores, cujo desenho inclui escovas especiais. Após o processamento neles, os produtos recebem o brilho necessário. Esta é a última etapa da produção, que termina com o enrolamento dos fios acabados nos carretéis.
Na produção de fios sintéticos são utilizadas matérias-primas artificiais especialmente desenvolvidas. Para obter fibras de determinada espessura, resistência e comprimento, elas são fundidas e passadas por orifícios sob alta pressão. As demais etapas de produção são as mesmas descritas acima, mas os fios resultantes não necessitam de acabamento e polimento, pois isso é levado em consideração na criação da matéria-prima.
Força
Os produtos acabados devem ser verificados quanto à resistência e elasticidade.De acordo com o processo tecnológico, este indicador é formado na fase de torção. Portanto, em primeiro lugar, a resistência dos fios depende da sua espessura e do número de torções e dobras que foram realizadas durante a fabricação.. A qualidade e o tipo de produto têm um impacto significativo nesta característica. Os mais duráveis são os fios sintéticos, nos quais esse indicador pode ser programado na fase de desenvolvimento da matéria-prima.