Tricô - um hobby antigo que não perde popularidade. Para quem quer aprender é preciso se familiarizar com todos os tipos de fios de tricô.
O que as pessoas chamam de fios de tricô?
O nome correto para fios de tricô é fio. Pode ser baseado em fibras naturais ou artificiais. Pode ser homogêneo (um tipo de fibra) e heterogêneo (vários tipos). Também pode ser liso ou multicolorido (melange).
Tipos de fios para tricô
Existem apenas 4 categorias.
Fibras naturais
São fios feitos de pêlos de animais domésticos ou selvagens. Eles são adequados para tricotar mantas e suéteres, pois os produtos feitos com eles proporcionam o melhor calor. É importante notar que a maioria dos representantes desse tipo de fio são muito caros.
- Lã. Feito de lã de ovelha ou camelo, é bom para iniciantes.
- Lã merino. Um segmento bastante caro, mas suas vantagens são inegáveis. Os produtos feitos com ele são leves e muito quentes.
- Alpaca. Este material é adequado até mesmo para quem sofre de alergias. É macio, leve e sedoso. Os produtos feitos com ele durarão muito tempo, mantendo sua aparência original.
- Mohair. Quase nunca é usado em sua forma pura em produtos, porque essas coisas não duram muito. Várias fibras são adicionadas a ele. O fio é muito quente e fofo.
- Caxemira. O material é caro e caprichoso, por isso é melhor para iniciantes não trabalhar com ele. A espessura da lã das cabras caxemira é metade da espessura do cabelo humano. Itens de caxemira precisam ser bem cuidados.
- Angorá. Fios feitos com penugem de coelhos angorá. Na maioria dos casos, fios de acrílico ou lã são misturados. Os produtos são lindos, quentes, delicados, leves e duráveis.
- Alpaca. O fio é feito de lã de lhama de alpaca. Os produtos feitos com ele são agradáveis ao toque, leves, mas ao mesmo tempo muito quentes e duráveis.
Fibras vegetais
As fibras naturais também incluem fibras “vegetais”. Eles são mais baratos, mas igualmente duráveis e macios.
- Algodão. Material popular, bom para iniciantes. As coisas feitas com eles “respiram” e resistem bem à lavagem. As desvantagens incluem “desgaste” no desgaste leve e rápido.
- Linho. Ideal para confeccionar roupas de verão, pois permite uma boa passagem do ar e protege contra a radiação ultravioleta.
- Seda. Material caro, mas é liso e brilhante. Não retém o calor por muito tempo, por isso é recomendado usá-lo para itens de meia estação. Este produto vai durar muito tempo.
- Cânhamo. Fibra ecologicamente correta, mas é mais utilizada em utensílios domésticos (bolsas, guardanapos). Tudo por causa de sua rigidez.
- Urtiga. Não é utilizado na sua forma pura devido à dificuldade de produção e, consequentemente, ao custo. Mas, em combinação com outras fibras, confere ao produto resistência, leveza e higroscopicidade.
- Bambu. Tipo de fio hipoalergênico e bastante raro. Os produtos feitos com ele parecem caxemira.
Fibras sintéticas
Muitas pessoas confundem fios artificiais com fios sintéticos. Fio artificial - São fibras naturais que passaram por tratamento químico. A fio sintético não contém fibras naturais.
- Viscose - Esta é uma fibra artificial. Os produtos feitos com esse fio são agradáveis ao corpo e não eletrificam, mas precisam de cuidados adequados.
- Microfibra. Fio fino usado na confecção de roupas para diversos fins domésticos e industriais.
- Acrílico. Material semelhante em suas características às fibras naturais de origem animal. Uma alternativa barata ao fio para fazer suéteres.
- Nylon. É adicionado a outros fios para tornar o produto durável.
- Metálico. A linha em si não é usada, porque esse produto é desconfortável de usar. É adicionado a outros fios para dar uma aparência dramática.
Fibras misturadas
Para eliminar as deficiências de alguns tipos de fios, os fabricantes os misturam com outras fibras.
- Mistura de lã e algodão (mistura de lã). Um material que possui as propriedades térmicas da lã, mas é menos áspero e mais elástico. Sua desvantagem pode ser a cor irregular, pois as fibras absorvem o corante de maneira diferente.
- Mistura de fibras artificiais e naturais. Um fio acessível que possui todas as propriedades dos tecidos naturais, mas é mais elástico e durável.
- Mistura sintética. Os produtos feitos com este fio não retêm calor, mas têm uma aparência muito impressionante.
Fio especial com efeito texturizado
Knitters experientes podem trabalhar com um tipo especial de fio que possui diversos efeitos decorativos.
- Chenille. Fios sintéticos de algodão, cujos produtos ficam apresentáveis e mantêm sua aparência por muito tempo.
- Pilha. A partir deste tipo de fio você pode fazer algo semelhante a pele sintética.
- Tweed. Esta é uma lã não tingida ou uma mistura de lã.
- Fita. Pode ser usado para um elemento separado de um produto ou algum acessório. Fio muito suave.
- Boucled. A composição pode conter lã, conferindo “calor” aos produtos. O fio em si parece elegante por causa das bolinhas presas ao fio principal.
- Fantasia. Inclui fibras de diferentes espessuras, cores e qualidades.