As bugigangas sempre atraem a atenção de outras pessoas. As joias comuns não surpreendem mais ninguém, mas com a ajuda de uma coisinha tão fofa você pode facilmente se destacar entre outras. Uma vantagem significativa dessas decorações é que você pode fazê-las com suas próprias mãos.
O que você precisa, quais tópicos escolher
Para fazer bugigangas para iniciantes, é melhor comprar fio dental. Você pode comprá-los em qualquer loja de artesanato. Eles vêm em várias cores e tamanhos. Cada novelo contém de 8 a 20 m de fio. Eles são todos brilhantes, ricos e há até fio dental com efeito gradiente, que é muito popular agora. A escolha é tão grande que cada costureira poderá escolher a opção adequada com base em preço, cor e qualidade. Alguns tipos de bugigangas podem ser feitos de fios de lã para tricô
Se você não tem certeza se vai conseguir na primeira vez e não quer gastar dinheiro, então pode experimentar nos fios que tem em casa, por exemplo, “íris” ou “peônia”.
Como proteger threads
Primeiro você precisa proteger os tópicos.Existem 4 maneiras no total:
- pinça larga em papelão;
- um alfinete no qual são amarrados nós;
- prenda com fita adesiva em uma superfície dura;
- usando um tablet especial para bordado.
Observação! Na fixação, as roscas devem ser posicionadas conforme diagrama. Depois que os fios estiverem bem presos, começamos a estudar novos nós.
Tecnologia de nó
Existem quatro nós básicos para tecer bugigangas:
- esquerda principal;
- direito principal;
- metade;
- plano.
Principal esquerdo - para isso, pegue o fio esquerdo e faça um ângulo sobre o direito. Depois disso, a ponta da esquerda é enfiada no canto e um nó é dado. Depois disso, repita os passos.
Direita básica - para fazer isso, pegue a direita e faça um ângulo acima da esquerda. A ponta da direita é enfiada no canto e um nó é dado. Repita.
Metade - o canto direito é colocado com a linha esquerda sobre a direita, e o segundo canto é feito da mesma forma apenas com o canto esquerdo.
Plano - consiste em um ângulo giratório para a esquerda e um ângulo giratório para a direita.
Tecido reto
Uma das formas mais comuns de tecer bugigangas. Assim, você pode obter não apenas pulseiras coloridas, mas padrões reais, inscrições, fotos e muito mais. A tecelagem reta não é a maneira mais fácil, mas o resultado vale a pena. Nesta técnica, os fios são divididos em duas categorias: fundo e padrão.
Atenção! Não assuma imediatamente ornamentos muito complexos! Pare em um desenho composto por algumas cores.
Instruções execução:
- Para o molde escolha 5 fios de cor carmesim, cada um com 1 m de comprimento, para o fundo escolha um fio azul de 8 m de comprimento, prenda os fios com fita adesiva ou alfinete. O fio mais longo deve vir primeiro.
- Usando o fio azul principal trançamos todos os fios carmesim, criando a primeira linha.
- Depois disso, use um fio azul para amarrar o primeiro fio carmesim com um nó direito.
- Por sua vez, amarramos 5, 4, 3 fios azuis com fios carmesim com nó direito.
- A terceira linha começa com o nó principal esquerdo. Primeiro amarramos um fio azul em volta da framboesa 2, depois amarramos um fio de framboesa em volta do fio azul 3.
- A quarta linha é executada de forma semelhante à segunda. Esse é o desenho completo. A quinta linha começa exatamente da mesma forma que 2.
Tecelagem oblíqua
A tecelagem oblíqua também pode ser chamada de clássica de outra maneira. Esta é a opção mais simples, recomendada para iniciantes.
Consiste em apenas um nó principal - esquerdo ou direito. É repetido em cada carreira até o final da pulseira. Para isso, é necessário preparar dois fios multicoloridos, por exemplo vermelho e amarelo, cada um com 1 m de comprimento.
Método de tecelagem:
- Primeiro você precisa prender os fios e tecer 0,5 cm com uma trança comum. Distribua 2 fios amarelos e 2 vermelhos sequencialmente.
- O primeiro tópico estará funcionando. É ela quem faz o primeiro canto esquerdo e aperta o primeiro nó.
- O nó esquerdo é feito com os fios restantes. Depois disso, torna-se o último tópico.
- Faça o mesmo com os próximos fios da esquerda. Você deve obter uma alternância de cores em duas linhas - vermelho e amarelo.
- A bugiganga termina em uma trança e é amarrada com um nó. Os fios são cortados. O produto está pronto.
Esquemas e padrões
Existem muitas opções de tecelagem e padrões para criar bugigangas. As pulseiras são tecidas de acordo com padrões simples e compreensíveis.
Para iniciantes
A técnica mais simples para iniciantes é a tecelagem de três fios ou a tecelagem do tipo amarração.
Bugigangas multicoloridas
Você pode fazer bugigangas não apenas com duas cores, mas também com várias. Desenhe pontos em um pedaço de papel e rotule-os com determinadas cores. Depois disso, meça seu pulso. A largura da pulseira fica a seu critério.
Você pode escolher absolutamente qualquer padrão e cada pulseira terá uma aparência única. Tente algo não muito difícil primeiro. Siga o plano e você certamente terá sucesso. Após a montagem do fixador necessário, faça um nó e corte o excesso de linha.
Com inscrições
Pulseiras com inscrições são especialmente populares. Esta decoração DIY será um excelente presente para uma pessoa querida. Você pode usar duas ou mais cores. Você pode fazer essa decoração usando um diagrama com nomes ou uma palavra de definição. Certifique-se de preparar um estêncil de inscrição para não se perder. O nome pode ser tecido ou bordado em uma bugiganga acabada, tricotada com um padrão clássico.
Métodos de decoração
A bugiganga em si já é uma decoração completa, mas isso não significa que deva ser feita exclusivamente com fios. Pode ser decorado com outros elementos decorativos. A decoração mais comum para uma bugiganga é um cadeado. Você pode comprá-lo em qualquer loja de artesanato. Você pode adicionar várias contas, strass ou miçangas à pulseira.
A conta é enfiada em um fio com uma agulha e tecida no produto - esse é o truque.
Pulseiras com strass adicionados ficam lindas. Você pode colar as pedras no produto acabado, mas há uma grande probabilidade de que os strass caiam e um traço desagradável de cola permaneça. Portanto, é melhor adquirir um fio com pedras presas, que é costurado na própria pulseira.
Além disso, você pode decorar uma pulseira feita de fios com pontas.Recentemente, este tipo de joia tornou-se cada vez mais popular entre os jovens. As pontas são costuradas no produto acabado, o fio é fixado de dentro para fora.
Se você mostrar sua imaginação, poderá decorar o produto com o que à primeira vista pareciam decorações extraordinárias. Você pode, por exemplo, pegar um ícone do infinito e anexá-lo a uma pulseira – uma ótima opção de presente para o Dia dos Namorados.