Um pompom lindo e simples pode transformar e atualizar qualquer produto. Este acessório é mais frequentemente encontrado em chapéus, luvas ou agasalhos. Com o uso prolongado pode se soltar, perder a elasticidade e o aspecto atraente. Com um pouco de habilidade, você mesmo pode fazer um pompom de linha usando alguns métodos simples.
Maneiras básicas de fazer um pompom com fios
Os pompons são usados como decoração e possuem uma ampla gama de aplicações. Eles decoram diversos itens do guarda-roupa e são utilizados na produção ou costura de peluches. Muitas pessoas adicionam bubões a móveis feitos à mão ou utensílios domésticos.
Pode ser um cobertor, uma capa para móveis estofados, guardanapos decorativos ou um pequeno tapete. Este produto foi utilizado principalmente para decorar cocares. Esses chapéus são populares entre adultos e crianças pequenas.
Existem muitas opções para fazer as bolas fofas certas. Cada um deles difere em materiais de produção, método de criação e técnica.
Métodos principais:
- Usamos nossas mãos. Esta opção é adequada para fazer joias rapidamente. Um pompom é criado enrolando um fio especialmente em volta dos dedos. A principal diferença é a ausência de ferramentas especiais e a criação de um pompom em questão de minutos.
- Usar pedaços de papelão ajuda a criar o pompom perfeito a partir de fios. O acessório acabado é particularmente pomposo e volumoso.
- Usar o encosto de uma cadeira comum será útil para fazer um grande número de bolas. As dimensões finais e o volume podem ser ajustados durante o processo de bordado.
- Um garfo de mesa é adequado para criar pequenos pompons. Este método é mais complexo do que os listados acima.
Ao usar papelão como molde, além de um molde redondo, um quadrado também é útil. A cadeira pode ser utilizada em uma gama mais ampla, já que a opção de encosto é a mais comum e mais fácil de implementar.
Processo preparatório
Uma etapa importante do trabalho é a preparação. Uma abordagem precisa e a preparação oportuna de todos os componentes necessários ao trabalho ajudarão a realizar o processo de bordado em pouco tempo e em um ambiente agradável. A lista final de materiais depende da opção escolhida para criar bolas fofas a partir de fios.
Ferramentas e materiais para fazer pompons com fios
- um novelo de fio (você pode usar vários tons);
- tesoura;
- cartão;
- bússola;
- governante;
- agulha longa;
- cadeira;
- garfo de mesa.
A escolha da tonalidade para confecção depende do próprio cocar. Ao preparar um acessório para chapéu que tenha diversas cores, você pode fazer uma versão combinada do pompom. Os tons que estão presentes no próprio produto são adequados para isso. Esse pompom ficará mais brilhante e original.
Ao trabalhar não é necessário usar fio. Qualquer linha que seja altamente durável e resistente ao desgaste é adequada. Atenção especial deve ser dada à densidade dos próprios fios. O material de média densidade será ideal para o trabalho. Produtos volumétricos pequenos e grandes podem ser feitos a partir desse componente. Fios de alta densidade (como mohair ou lã) são adequados para criar pequenos acessórios. É muito difícil fazer um bubão grande com essas texturas.
Adição: Ao escolher uma tesoura, você pode escolher uma tesoura de manicure, que é de tamanho miniatura. Para obter cortes mais uniformes, a tesoura deve estar afiada.
Etapas do trabalho passo a passo:
Para um estudo mais detalhado, é recomendável considerar e experimentar cada método. Se você seguir todos os passos e executá-los corretamente, será fácil escolher o caminho certo.
Conselho: ao utilizar diversas tonalidades de cores, os fios podem ser distribuídos por toda a superfície ou concentrados em um só lugar. Isso ajudará você a obter um enfeite simples, mas brilhante.
Opção 1: A maneira mais fácil e rápida de criar um pompom para um chapéu é enrolar o fio nos dedos. Para bolas pequenas você pode usar 2 dedos, para bolas maiores - 3 ou mais.
Em primeiro lugar, começamos a enrolar o fio nos dedos (sem tocar no polegar).O volume e as dimensões dependem inteiramente do número de camadas aplicadas. Para formar um pompom grande e fofo, recomenda-se enrolar um grande número de camadas. Ao formar o volume desejado, puxe o feixe de fios com um fio livre no centro. O nó deve ser apertado com cuidado para que a bola não perca a forma ou se desfaça. Remova cuidadosamente a meada dos dedos. Nesta fase, o desenho resultante lembra um arco. Endireitamos cuidadosamente as laterais da figura, tomando cuidado. E cortamos os loops para obter fios únicos. Por fim, cortamos os fios longos, formando um pompom semicircular para o chapéu.
Referência: na ausência de habilidades iniciais, pode ser necessária ajuda adicional, pois é muito difícil amarrar as laterais e remover o laço dos dedos sozinho.
Opção 2: O papelão vem em duas variações: círculo e quadrado. Ao escolher o primeiro método, recorte duas bases redondas do mesmo tamanho em papelão grosso. Desenhe um pequeno círculo no centro e recorte-o. Faça um laço usando um pedaço de linha. Aplique-o em torno de um pequeno círculo. Colocamos a segunda base em cima.
Importante: certifique-se estritamente de que as bordas dos círculos sejam completamente consistentes.
Enfiamos a linha em uma agulha longa. Enrolamos o laço resultante em volta da base de papelão. Para criar um produto tridimensional, enrolamos várias camadas. Durante o processo de enrolamento, segure cuidadosamente os modelos com a mão. Isso ajudará a evitar possíveis deslizamentos do laço localizado dentro dos círculos de papelão. Ao terminar, corte com cuidado as laterais dos fios, que ficam na junção das urdiduras. Amarramos os fios com um nó apertado no meio. Isso evitará que o pom pom se desfaça. Após essas etapas, o produto está pronto, os moldes de papelão podem ser retirados.
Opção 3: Envolve o uso de placas de papelão quadradas. Para fazer isso, recorte um molde quadrado de papelão grosso. Fazemos um pequeno corte de um lado no meio. Puxe a linha com cuidado. É necessário ter cuidado para que a ponta do fio fique pendurada e seja longa o suficiente para formar um nó. É necessário para fixação. Começamos a enrolar o fio, formando o volume e tamanho desejados. Puxamos o fio no centro e amarramos bem. Cortamos o resto. Cortamos cuidadosamente as laterais e removemos o quadrado em branco do papelão. Endireite os fios para formar a bola desejada. Cortamos saliências muito longas com uma tesoura de acordo com o comprimento total.
Referência: O tamanho do pompom também depende do tamanho da própria peça. Se você usar um quadrado grande, obterá um produto correspondente.
Opção 4: Neste caso, você precisará de um encosto de cadeira. Este método é adequado se você precisar criar um grande número de acessórios. Durante o processo de trabalho, são feitos vários pequenos pompons de uma só vez, que finalmente são separados uns dos outros. Colocamos a base do fio em uma das pontas das costas. Esticamos o primeiro círculo. Amarramos a base com um nó apertado a um longo fio que forma uma bola. Começamos a embrulhar as camadas. A densidade e o volume dependem da preferência pessoal. Quando terminar, amarre o fio. Remova com cuidado a base do fio resultante das costas da cadeira. Calculamos a mesma distância entre os curativos. Para maior comodidade, recomenda-se iniciar os cálculos a partir do centro, movendo-se um a um nas duas direções. Após o cálculo, amarramos a base com pequenos pedaços de fio. É necessário cortar os espaços entre os nós. Desta forma você obtém um grande número de acessórios exuberantes.
Conselho: Para formar mais bolinhas, os fios podem ser enrolados nas pernas de uma cadeira.
Opção 5: Um garfo de mesa comum, encontrado em todas as casas, pode ajudar na criação de pompons pequenos, mas rechonchudos. O processo tecnológico é semelhante ao da fabricação manual. Enrolamos o fio nos talheres, capturando todos os dentes. Depois de aplicar as camadas necessárias no centro, puxamos o fio. Damos um nó apertado para evitar que o produto se desfaça. Remova cuidadosamente o arco resultante do garfo. Corte as bordas do laço com uma tesoura. Afofe cuidadosamente o pompom resultante.
Pompons de linha faça você mesmo para um chapéu
Os toucados com pompons são frequentemente decorados com um elemento decorativo adicional - borlas. Você também pode fazer isso sozinho. O processo não é altamente complexo e, em muitos aspectos, é ainda mais simples.
Formamos um feixe de fios. Atenção especial deve ser dada ao seu comprimento, que deve ser igual a duas bombas. Amarramos no centro com um pequeno pedaço de linha. Recuamos cerca de um centímetro de uma das bordas selecionadas. Usando o indicador obtido, damos várias voltas de linha. Formamos um nó apertado e escondemos as pontas do fio dentro do feixe. Aparamos cuidadosamente as bordas irregulares, formando o mesmo comprimento. As borlas do chapéu estão prontas.
Um cocar com pompom tem sempre um aspecto mais brilhante e original. Esses produtos sempre permanecem no auge da popularidade e são muito procurados. A diferença desse acessório é que ele é fácil de fazer você mesmo. Alguns métodos simples irão ajudá-lo a fazer manualmente um pompom volumoso e fofo.