Como fazer pompons com fios de tricô?

pompom feito de fios multicoloridosPompons de vários tamanhos são usados ​​com bastante frequência em tricô. Esses detalhes são frequentemente usados ​​​​para decorar não apenas itens infantis, mas também adultos, para dar-lhes a aparência mais completa. Você pode fazer pompons de várias maneiras, simples e bastante complexas.. Alguns até utilizam dispositivos especiais para esse fim, que podem ser adquiridos nas lojas de artesanato apropriadas. Vejamos detalhadamente como fazer lindos bubões fofos com suas próprias mãos.

Dicas úteis para fazer pompons

Bubões (pompons) – um elemento decorativo eficaz para um chapéu (lenço, botinhas ou brinquedos).

pompom para chapéu de bebêPara deixar as bolas de linha caseiras lindas, será É útil conhecer algumas nuances básicas de sua fabricação:

  1. Um fio adequado deve ser denso. e tem uma estrutura porosa. Nesse caso, os produtos ficarão mais bonitos e volumosos.
  2. Dependendo do método escolhido para a fabricação de tal elemento decorativo, podem ser necessários espaços em forma de círculo, ferradura ou quadrado.
  3. A tesoura é considerada uma das ferramentas mais importantes para a confecção desses produtos. Eles devem ser afiados.
  4. Para que o produto acabado permaneça em sua forma original por muito tempo, cada um de seus elementos deve ser fixado com fios.
  5. Para criar um pompom multicolorido ou uma bola fofa original com um padrão, você precisa imprimir a imagem selecionada do padrão e usá-la como guia ao enrolar os fios.

pompons para botinhas

Importante! Para costureiras iniciantes, a melhor opção seria praticar primeiro nas sobras de material para determinar a densidade desejada.

Passo a passo para criar pompons com fios de tricô

pompom para cachorro
Para faça um produto com um padrão de fios multicoloridos, você precisa fazer o seguinte:

  • prepare fio, tesoura e uma base de papelão adequada;
  • divida visualmente a imagem em 2 partes;
  • enrole o fio da tonalidade escolhida para a parte central do produto na base em forma de ferradura dupla, movendo-se gradativamente em direção às bordas;
  • depois de fazer uma metade, é necessário fazer a segunda de forma semelhante, observando a sequência de mudanças de cor, a espessura dos fios e o grau de sua tensão;
  • usando um grampeador ou clipes de escritório, você precisa combinar dois blanks, cortar e endireitar os fios;
  • para fixar o produto, amarre os espaços em branco com linha e faça um nó forte;
  • A bola resultante precisa ser endireitada, dada a forma desejada com uma tesoura e as bordas aparadas.

Pompons para cãesUm novelo de lã tão original e brilhante será um excelente elemento decorativo para qualquer produto de malha.

Bubões usando anéis de papelão

pompons para pinguim
Esse O método de confecção de pompons é considerado clássico. É usado por muitas costureiras. Para fazer um novelo de lã dessa forma, é necessário preparar papelão grosso, fio e uma tesoura afiada.

pompom bubão de anéis de papelãoOrdem de execução:

  1. É necessário recortar 2 círculos de papelão, depois recortar o meio de cada um deles para que se forme algo parecido com bagels (quanto maior a diferença de diâmetros, mais esplêndido ficará o produto final);
  2. ambos os círculos devem estar conectados e o fio deve ser cuidadosamente enrolado nos anéis (você pode usar uma agulha para esse fim);
  3. é necessário inserir uma tesoura entre os círculos de papelão e os fios cortados (isso deve ser feito com muito cuidado, pois os fios podem sair do papelão no processo);
  4. É necessário passar um fio entre os anéis de papelão e dar um nó bem apertado para fixar o produto com segurança;
  5. os anéis de papelão devem ser cortados e removidos;
  6. o elemento decorativo resultante deve ser aparado com uma tesoura, dando-lhe a forma mais precisa possível.

Pompons com quadrados de papelão

pompom para chapéu de bebê
Para fazer um novelo de lã fofo usando esse método, você deve cortar um quadrado de papelão grosso com um lado um pouco maior que o diâmetro desejado do pompom. O quadrado de papelão deve ser cortado ao meio, um pouco abaixo do ponto central. Depois é preciso cortar um pedaço de fio de 30 cm de comprimento e inseri-lo no corte para que as duas pontas do fio fiquem do mesmo tamanho.

pompom feito de quadrados de papelãoDepois é necessário enrolar os fios em volta do papelão, alternando os tons se necessário. Se precisar fazer um pompom com diâmetro de aproximadamente 6,5 cm, recomenda-se enrolar o fio no papelão aproximadamente 100 vezes.Se precisar fazer um produto de grande diâmetro, deve-se realizar um número maior de voltas de fio. Após completar o número necessário de voltas, o fio deve ser cortado.

pompons para porcoEm seguida, você precisa enrolar firmemente o pedaço de fio pendurado na abertura do papelão em torno das voltas do fio e apertar bem. Em seguida, as torções do fio devem ser cortadas e o pompom aparado no formato desejado com uma tesoura.

Bubões de fio em um garfo

pompons para leitões
Uma forma bastante rápida e cómoda de fabricar este tipo de produto. Por esta Você precisará de um garfo de mesa comum de quatro pontas.

pompom bubo em um garfoOrdem de execução:

  • coloque um fio curto no garfo, que será necessário posteriormente para amarrar o pompom;
  • enrole o fio no garfo (uma bola pode exigir cerca de 100 voltas);
  • a linha deve ser cortada e a linha que está no garfo amarrada (para evitar que a linha saia do produto acabado é necessário apertar bem a linha);
  • vire o garfo e corte o fio enrolado ao meio (é melhor fazer isso diretamente no garfo);
  • os fios devem ser retirados do garfo e reunidos em uma bola com a mão;
  • apare o excesso e apare as bordas, dando ao produto o formato mais uniforme possível.

Nos dedos

pompons para brinquedos
Este é o método mais rápido. Você pode usá-lo se não tiver nenhum meio adequado para fazer um pompom (por exemplo, um garfo ou moldes de papelão).

pompom nos dedosPara fazer um elemento decorativo semelhante nos dedos, você precisa dar várias voltas de fio ao redor dos quatro dedos da mão. Em seguida, o feixe de fios deve ser amarrado no meio (não há necessidade de retirá-los dos dedos).

pompom em um chapéuEsse método tem um inconveniente: sem ajuda externa, é muito difícil amarrar com cuidado os fios enrolados nos dedos.

Importante! É preciso levar em consideração que por mais que seja feito o pompom, não se obterá de imediato um produto perfeitamente liso e ainda precisará ser aparado com tesoura no final.

pompom amarelo para chapéuAs artesãs costumam ter muitas ideias originais sobre o uso de pompons. Para artesãs experientes não será difícil fazer tal produto. Mas mesmo os iniciantes são capazes de dominar essa habilidade em um tempo bastante curto, após o qual serão capazes de decorar qualquer coisa com esses elementos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano