Às vezes em uma loja você pode ficar confuso com a quantidade de fios oferecidos em diversas cores, espessuras e marcações. Como eles diferem entre si, como são e o que procurar na hora de escolher, continue lendo.
Classificação de threads por finalidade
Os fios são geralmente chamados de fios estendidos, muito finos, uniformemente torcidos, que possuem propriedades especiais para executar as tarefas que lhes são atribuídas.: costura, bordado, tricô. De acordo com sua finalidade, os threads são divididos nos seguintes tipos:
- de costura;
- bordado;
- tricô.
Para costura
As roupas são costuradas a partir do material com fios. O principal objetivo desses produtos torcidos é costurar peças de roupa recortadas.. Para prendê-los uns aos outros, são usados fios, chamados de linhas de costura. Na maioria das vezes eles são feitos de materiais naturais, mas os sintéticos também são muito utilizados.
A espessura (finura) pode ser diferente, depende da finalidade do produto.Para costura doméstica, são enrolados em bobinas e para volumes de produção - em bobinas.
Produtos de qualidade deste tipo são caracterizados pelas seguintes propriedades:
- Alta resistência à tração;
- suavidade e uniformidade;
- uniformidade de torção;
- resistência ao calor;
- resistência a influências ambientais adversas.
Importante! As linhas de costura não devem, em hipótese alguma, soltar-se ou encolher. Quando uma costura decorativa se solta, a saia ou o vestido podem ser jogados fora e as costuras internas encolhidas serão puxadas. Corrigir essas deficiências é problemático, portanto, use-as apenas para trabalhos de esboço.
Preste atenção também às menores partículas de fiapos que podem estar presentes nos produtos torcidos. Este é um indicador de baixa qualidade. Isso afeta especialmente os fios antigos que foram comprados pelas avós no século passado, mas essas bobinas enormes ainda são usadas por todos os parentes. É melhor adquirir uma cópia moderna que atenda a todos os requisitos listados.
Para bordado
O principal objetivo desses fios é decorar o tecido com diversos padrões e enfeites, feitos em cores ou em diferentes tonalidades. As linhas para bordado à máquina e à mão são diferentes.
As costureiras caseiras usam fio dental para bordar. Eles são torcidos livremente em seis componentes e podem ser facilmente separados, se necessário. Disponível em novelos de 10 e 20 metros de algodão especialmente tratado e de cor durável. A resistência ao estresse mecânico não está em primeiro lugar aqui, mas os requisitos de suavidade e uniformidade são altos. Além disso, a linha não deve torcer ou ficar emaranhada.
Importante! O fio dental com superfície brilhante e estrutura brilhante uniforme é mais procurado do que a variedade fosca.Ornamentos e desenhos bordados com fio dental brilhante parecem muito elegantes e lembram seda.
Para tricô
Fios deste tipo são usados para tricô à máquina e à mão. Os fabricantes oferecem fios de diferentes espessuras, comprimentos e composições. Os fios para tricô podem ser de lã, sintéticos ou mistos.
Importante! A combinação de fibras naturais e artificiais em um único fio torna o fio mais forte, mais resistente ao desgaste, macio, agradável ao toque e acessível, sem comprometer a qualidade da lã.
O trabalho manual é feito em tricô ou crochê. E se o fio de qualquer grau de torção for adequado para uma agulha de crochê, então nas agulhas de tricô uma torção alta deformará o produto tricotado. Tipicamente, o fio recuperado a partir de fibras de lã, que é barato e, portanto, popular, sofre desta desvantagem.
Tipos de fios por composição
Os fios podem consistir em fibras de diferentes origens:
- natural - por exemplo, algodão, linho, bambu, seda, lã;
- químico - poliamida, poliéster, polipropileno;
- combinado - algodão com poliéster, viscose com poliamida e acetato, fios reforçados.
Poliéster
Pode ser difícil distinguir a fibra artificial do algodão pela aparência, pois são muito semelhantes. Mas o fio de poliéster é mais barato e tem melhores qualidades de consumo. É mais elástico, pode ser submetido a cargas mecânicas significativas, tem maior resistência e tem se mostrado bem na indústria de costura. Além disso, não tem medo da umidade, não está sujeito ao apodrecimento.
Algodão
Esta é a matéria-prima natural mais utilizada para a produção de linhas de costura. São utilizados para absolutamente todas as operações de costura, para alinhavar o produto e fixar todos os tipos de costuras.O algodão também é a base do fio dental, e com agulhas de tricô ou agulha de crochê de fio de algodão você pode tricotar um suéter ou blusa leve para o seu guarda-roupa de verão.
Poliamida
As fibras pertencentes a este tipo - náilon, silone, náilon - distinguem-se pela alta resistência ao desgaste, resistência à abrasão e maior resistência do fio. As matérias-primas para eles são petróleo, gás natural e carvão. Eles a maior resistência à tração, mas ao mesmo tempo tem elasticidade. Tricô tricotado com fibras de lã ou algodão também fica ótimo, dando brilho ao fio fosco.
Reforçado
Estes são os produtos mais fortes de todos os itens acima. Reforço é o processo de aumentar a resistência de um material conectado a outro. Os fios reforçados possuem núcleo de fibra de poliéster trançado com algodão, lavsan ou siblon. A torção produzida desta forma é incrivelmente forte e durável.
Importante! Os fios reforçados são usados na costura de roupas de proteção industrial para militares e bombeiros, bem como em cosmetologia para levantamento de fios - tensionamento de tecidos faciais flácidos.
Variedades por material
As linhas de costura são feitas de diferentes matérias-primas:
- natural - algodão, linho, seda;
- artificial - de náilon (poliamida), poliéster (lavsan).
Natural
Caracterizam-se por propriedades de alto consumo, que, apesar das matérias-primas mais caras e da produção intensiva em mão de obra, são utilizadas na costura de roupas infantis, em pequenas oficinas e no artesanato doméstico. Boa aparência, uniformidade, maciez e durante a mercerização - aquisição de resistência e brilho adicionais - são essas as propriedades pelas quais o consumidor valoriza os fios naturais.
Sintético
Essas linhas de costura também são muito boas e são utilizadas com sucesso, substituindo não só a seda, que quase foi substituída pelas artificiais, mas também o algodão. O tricô com fio natural também compete com análogos sintéticos. No entanto A propriedade da lã de reter calor é única, por isso é combinada com fibra artificial, obtendo-se produtos de bastante qualidade e mais baratos..
Como os tópicos são marcados?
Cada bobina é vendida com um número de produto. Os tópicos são marcados com números de 10 a 100. O número mais alto do número do produto indica a linha mais fina. Por exemplo, agasalhos são costurados com linha nº 20, e um vestido leve de algodão usará nº 40 ou 50.
Os fios reforçados também são marcados:
- LL – onde o primeiro L significa que o núcleo é fibra de poliéster, e o segundo L é uma trança lavsan (grampo de poliéster);
- LS – trança de silicone;
- LH - trança de algodão.
Os especialistas acreditam que as melhores linhas em termos de qualidades de costura são aquelas marcadas com a abreviatura LL. Combinam as melhores qualidades das fibras artificiais, potencializadas pelo processo de reforço.