Pinturas de linha DIY

As pessoas estão encontrando cada vez mais hobbies na Internet, computadores e smartphones. Isso não é ruim, porque cada um escolhe o que é interessante. Existem novas profissões de informática, filmes e livros interessantes. Mas, apesar disso, o artesanato não ficou em segundo plano, está a desenvolver-se e novas técnicas e materiais estão a ser inventados.

Mudanças também estão ocorrendo no campo das pinturas com fios. Eles são populares desde os tempos antigos, quando meninas e avós bordavam pequenos desenhos em camisas e lençóis. Surgiram então as pinturas em tricô, que foram relevantes entre as artesãs por muito tempo. E há relativamente pouco tempo, novas técnicas para fazer pinturas a partir de fios começaram a ganhar popularidade - threadografia, flocagem e String-art. Além disso, do ponto de vista histórico, estas técnicas já não são novas. Assim, a arte das cordas tem suas raízes na Inglaterra da década de 1840. Foi então que o professor de álgebra e matemática teve a ideia de martelar pregos em tábuas e usar fios esticados para mostrar diferentes formas aos alunos. Mais tarde, o designer americano passou a usar a tecnologia como arte.

Pinturas de fios

A forma tradicional de fazer um quadro com fios com as próprias mãos é o bordado. Tem gente que se encanta com o bordado. Mas a desvantagem é que nem todos conseguem fazer isso. Afinal, esse processo meticuloso pode parecer enfadonho e demorado para alguns.

Existe uma técnica para tricotar fotos. Não é tão meticuloso quanto o bordado, mas ainda requer certas habilidades e perseverança. Aqui as peças do aplique são tricotadas separadamente e depois coladas no fundo.

imagem de tópico gato

Você pode fazer um painel com fios em uma moldura. Para fazer isso, você precisará de equipamento especial - uma moldura de tecelagem, um pente e uma agulha de madeira. E também uma habilidade comprovada. Portanto, tal bordado merece um artigo separado.

A impressão em linha ainda não é tão popular quanto o bordado, mas está ganhando força. Esta técnica simples permite criar verdadeiras obras de arte com as quais poderá decorar o seu interior.

REFERÊNCIA! A primeira exposição de obras utilizando a técnica de nitcografia foi realizada em 1951 na cidade de Guadalajara, no México. Os autores das obras eram moradores da tribo Huichol. Eles espalharam cera de abelha ou resina de pinho em um pedaço de madeira e depois pressionaram fios coloridos nele.

Aplicação flocada ou em tecido. A tecnologia é acessível até para crianças, por isso é popular em escolas e jardins de infância. Originou-se na América na década de 50 do século passado.

String-art – do inglês “string” – thread. Traduzido como fios de criatividade. A técnica é ideal para pinturas abstratas, mas com boa habilidade você pode fazer imagens de animais ou pessoas. Estes painéis podem ser utilizados para decorar as paredes de uma sala ou berçário.

arte de rua

IMPORTANTE! O principal é que a criança não consegue alcançar a pintura feita na técnica do string art - isso é perigoso por causa dos pregos e alfinetes.

De que fios são feitas as pinturas?

Consideremos três novas direções - string art, flocagem e threadografia.

Para flocar, você pode pegar qualquer fio - fio dental, fio ou até mesmo desfiar um pedaço de tecido desnecessário. Você pode usar linha de costura normal. Para uma pintura, é melhor levar fios da mesma textura, a menos que sua ideia envolva texturas diferentes na mesma tela.

Na impressão em linha, o material ideal seria fio ou lã. Não importa qual seja a sua composição, o principal é que seja volumoso e a textura da imagem fique visível na obra acabada, e quando as camadas se sobrepõem, o volume adicional ficará visível.pintura de linha

A técnica String-art não requer nenhum fio especial. Você pode usar fio se for iniciante. Assim a imagem ficará mais volumosa. Ou você pode pegar fios finos, é conveniente “desenhar” imagens diferentes com eles e fazer uma transição suave de tons.

IMPORTANTE! Ao fazer isso, os fios ficam muito esticados, então é preciso escolher um material resistente. E se você ainda decidir levar fio de lã, não puxe com muita força, caso contrário ele pode quebrar no meio do processo.

O que mais você precisará?

Para nitcografia:

  • base – papelão, fibra, vidro ou plástico;
  • fios, você pode desfiar um item desnecessário, mas endireite os fios antes de começar a trabalhar;
  • palito ou espeto de madeira;
  • Cola PVA, escolha uma grossa - é mais fácil de trabalhar;
  • tesoura;
  • lápis simples ou tinta;
  • um estêncil com uma imagem ou desenho impresso.
  • Materiais para técnica de string art:
  • base – tábua de madeira ou cortiça, espuma densa;
  • pregos ou alfinetes de costura; o tamanho dos pregos depende do trabalho - se a imagem for pequena, pregos de 1 a 2 centímetros servirão; alfinetes com miçangas nas pontas também servem como decoração adicional ao quadro;
  • tópicos

IMPORTANTE! As cabeças dos pregos não devem ser muito grandes ou pequenas.Você precisa de chapéus elegantes, então terminar com tachas não funcionará.

Para flocagem você precisará de:

  • tópicos;
  • base de papelão;
  • Cola PVA;
  • pincel de cola e lápis simples;
  • organizador para fios picados, você pode usar copos ou pires;
  • tesoura.

Onde obter um diagrama ou desenho

INTERESSANTE! Existe uma técnica para fazer pinturas a partir de fios, para a qual não são necessários diagramas e esboços - filúmica. Isso é algo entre arte de linha e arte de corda. O material utilizado são sobras de linha, retalhos de tecido, lantejoulas e outras decorações.

filúmica

Para impressão em linha, você mesmo pode desenhar um esboço ou traduzi-lo usando papel carbono. Se for de madeira ou plástico, você pode anexar um estêncil impresso retirado da Internet. Se você tomou o vidro como base, coloque a imagem desejada sob ele e cole os fios ao longo dos contornos. O esboço pode ser desenhado com um simples lápis, mas algumas artesãs aplicam o desenho diretamente com tintas. Dessa forma, não há espaços vazios entre os threads.

IMPORTANTE! Se você usar vidro ou plástico como base, compre adesivo de construção, pois ele aderirá com mais segurança à superfície do vidro.

Para flocar, a imagem futura é desenhada com um simples lápis.

Para string art, você pode encontrar diagramas na Internet, você pode martelar pregos aleatoriamente, criando uma abstração. Você pode desenhar qualquer desenho esquemático.

Como funciona o processo

Nitografia:

  1. Desenhe uma imagem futura na base ou coloque a imagem sob o vidro.
  2. Aplique cola nos contornos. Se a imagem for grande ou multicomponente, cubra pequenas áreas para que a cola não tenha tempo de endurecer e você não a manche acidentalmente.
  3. Cole os fios no contorno. Corrija-os com um bastão de madeira e pressione bem.
  4. Depois de completar todos os contornos, preencha o meio da imagem. Depois disso, passe para o plano de fundo, se necessário.
  5. A pintura na técnica de nitcografia está pronta. Você pode colocá-lo em uma moldura pronta ou fazer você mesmo com ripas de espuma.

Reunindo:

  1. Desenhe a imagem com um simples lápis e faça anotações nos detalhes - de que cor eles serão.
  2. Corte os fios com 1-2 mm de comprimento. Organize-os em recipientes por cor e textura.
  3. Pegue um pincel e cubra a área da pintura com cola.
  4. Coloque os fios sobre este pedaço de cola e pressione com os dedos. Ao preencher, não passe de detalhe em detalhe, mas por cor - primeiro faça todos os elementos de uma cor, depois passe para outra e assim sucessivamente até o final. O fundo é preenchido por último.
  5. A imagem está pronta, você pode colocá-la em uma moldura.

Arte de cordas:

  1. Faça um esboço do desenho com um simples lápis;
  2. Martele pregos ou alfinetes ao longo do contorno da imagem em incrementos de 1 cm; se houver curvas fechadas, com mais frequência.
  3. Prenda o fio em qualquer prego.
  4. Prossiga enrolando os fios, de prego em prego. Se você mesmo criou o esboço e a imagem é abstrata, a ordem e a direção do enrolamento não importam. Se a imagem for mais complexa, siga o diagrama.
  5. Quando terminar, amarre a ponta do fio na unha.
  6. Você pode cravar os pregos mais fundo, se necessário.

IMPORTANTE! Antes de iniciar o trabalho, limpe cada unha com um pano seco ou úmido. Caso contrário, o óleo com que são revestidos pode manchar não só as mãos, mas também a pintura. E cubra a base de madeira com uma impregnação especial para que dure mais. Afinal, a madeira pode absorver umidade e fungos podem crescer nela.

Esta técnica dispensa molduras, pois a pintura é feita de forma tridimensional. Além disso, não é necessário enrolar os fios no próprio objeto da pintura. Você pode preencher o fundo e deixar o objeto vazio.Essas pinturas não parecem piores que as primeiras. O principal é não enrolar muito os fios. A beleza desta técnica é que os fios individuais podem ser vistos.

As pinturas em linha parecem incomuns e algumas, a uma distância de 1 metro, parecem pinturas a óleo. Mas eles podem decorar não apenas uma parede ou uma mesa. A maioria das técnicas, exceto a arte com cordas, são ideais para decorar a capa de um caderno, a tampa de uma caixa de madeira ou garrafas, potes e vasos decorativos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano