Antigamente, os tapetes serviam não apenas como atributo de conforto, aconchego e aconchego, mas também como sinal de bem-estar humano. Eles criaram uma imagem rica e próspera para a casa.
Hoje o propósito deles é o mesmo. São necessários para uma finalidade específica: cabeceira, banheiro, brinquedoteca para criança. E a componente decorativa dos tapetes continua no seu melhor. Eles podem se tornar uma decoração de interiores, focar em algum detalhe ou separar uma determinada área. E feito com as próprias mãos, esse tapete se distinguirá pela originalidade e beleza especial.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode comprar carpetes em diversos tamanhos e especificações. Mas essa não é uma opção para quem gosta de fazer tudo com as próprias mãos, pois para eles o principal é a alegria da criatividade. Além disso, mesmo aqueles que não são particularmente proficientes em qualquer tipo de bordado podem fazer um tapete sozinhos. O principal é ter perseverança e paciência. E em termos de custos, esse produto será barato, pois sua tecelagem requer materiais que estão disponíveis em abundância em todas as casas.
O que você precisa para tricotar um tapete com as próprias mãos
Para fazer um lindo tapete fofo com as próprias mãos, você precisa preparar materiais e ferramentas para bordar.
Ferramentas
Em primeiro lugar, prepare-se ferramentasque serão necessários durante o processo de trabalho. Esse tesoura, agulha de crochê, régua, fita de montagem para acabamento das bordas, papelão para molde. A lançadeira deve ser grande (nº 5 ou 6) para que possa pegar facilmente a linha.
Conselho! É bom se você tiver um gancho especial para levantar laços caídos, equipado com um pé dobrável. Com ele o trabalho será muito mais rápido.
Líquido
Preparar malha para um produto futuro. É melhor usar um carpete especial, mas um carpete de construção também funcionará perfeitamente.. É usado para reforçar adesivos líquidos no acabamento de fachadas, mas as costureiras também encontraram usos úteis para ele. Esta malha é flexível e durável, o que dará ao futuro produto excelente aparência, durabilidade e resistência.
Tópicos
A próxima coisa que você precisa preparar são os fios de tricô. Para fazer um tapete não é necessário adquirir fios novos, basta usar os antigos. Podem ser sobras de um projeto de tricô anterior, um suéter velho desfiado ou um lenço feito de fios de lã. O melhor é usar fio grosso e fofo, pois o tapete ficará denso, felpudo e sem fendas.
Conselho! Se for fazer um tapete para banheiro, o melhor é escolher fios sintéticos que secam rapidamente e não desbotam.
Reserve tempo livre, bom humor e mãos à obra. É ótimo se você envolver crianças neste negócio, para quem criar com as próprias mãos é um processo fascinante.Além disso, as crianças podem sempre apresentar uma ideia original, implementando a qual receberá um produto criativo e único.
Como fazer um tapete de linha
A base
A primeira etapa é a preparação da base. É cortado da malha de acordo com os parâmetros exigidos (comprimento, largura).
Se você quiser fazer um produto com formato curvo fora do padrão, precisará de um molde de papelão. Neste caso, você pode dar asas à imaginação fazendo um tapete em forma de flor, nuvem, casa, estatueta de animal (tartaruga, urso), etc.
Cubra as bordas do produto com fita de montagem para dar uma aparência elegante.
Preparando os fios
O próximo passo é cortar os fios do carpete. Eles devem ter o mesmo comprimento.
Você pode tornar esse procedimento rápido e fácil enrolando a linha em um papelão retangular. Em seguida, corte o fio dos dois lados do modelo.
Experimente o tamanho do modelo, mas sua largura não deve ultrapassar 8 cm! Caso contrário, a pilha ficará muito longa.
Atenção! O comprimento da pilha é uma questão importante. Quanto mais curto for, mais claro será o desenho.
Fazendo um tapete
A etapa mais interessante é amarrar os fios. Isso é feito usando um gancho. Ele é inserido na célula, pega o fio dobrado ao meio e puxa as pontas do fio para dentro do laço resultante. Isso cria um nó apertado com as duas pontas do fio.
Faça este procedimento quantas vezes houver células na tela. Nesse caso, você pode fazer um produto monocromático, ou usar diversos padrões e enfeites.
Conselho! Se você quer não apenas um tapete, mas praticamente uma obra de arte, use padrões de bordado.
Na Internet eles são apresentados em grande número e variedade, desde pequenos enfeites com fotos infantis até pinturas reais.Basta lembrar que plotagens complexas possuem muitas cores e isso dificultará muito o seu trabalho.
Desligar
A etapa final é finalizar a parte inferior da peça e as bordas. As bordas podem ser amarradas com linha grossa usando um gancho. Outra opção é colar tecido grosso na fita de montagem. O melhor é cobrir a parte inferior com um tecido escuro e antiderrapante.
Você pode fazer um tapete em malha não só com fios, mas também com pompons e retalhos. Em geral, há muito espaço para a criatividade.