O bordado com linha, como forma de artesanato, é utilizado desde a antiguidade. Originou-se pela primeira vez na China Antiga. Até hoje, essa imagem do bordado é considerada uma das mais comuns.
De que forma você pode bordar?
Existem muitas técnicas para essa criatividade. O mais utilizado entre as artesãs modernas é o bordado com fios de fio dental coloridos que não desbotam.
Esse fio possui composição de seis fibras, que, por sua vez, também são divididas em duas. Existem algodão ou grampos. Eles diferem entre si pela presença de brilho. Há mais no produto básico, mas é menos durável que o algodão. A seleção das cores e tamanhos necessários para a obra é feita por meio de um cartão especial. Apresenta toda a gama de cores, nomes e números de fios.
A técnica de criação pode ser manual ou mecanizada. O feito à mão é mais valorizado como forma de arte decorativa e aplicada. Acrescenta um efeito único e tem a capacidade de decorar qualquer interior.Hoje em dia os tipos mais populares são considerados ponto cruz e ponto cetim. Vamos falar sobre cada um deles com mais detalhes.
Superfície
É caracterizado por uma transição suave da paleta de cores e da textura da imagem. A essência do método são os pontos localizados próximos uns dos outros. A técnica utiliza todos os tipos de costuras e pontos. Existem vários subtipos deste método: cetim branco, chinês, artístico, cetim, russo, plano, com piso.
Para o contorno final, o produto é decorado com costura longa. A diferença entre esses métodos é alcançada pelo método especial de sua aplicação e pelo material utilizado na obra. Para adicionar ênfase e realismo à imagem, você pode usar diversas técnicas simultaneamente em uma imagem. Fica lindo em retratos, paisagens e naturezas mortas.
Pode ser unilateral, bilateral, reto e oblíquo. A criatividade dará originalidade às toalhas de mesa, roupas de cama, toalhas e roupas. Feito usando:
- tecidos de algodão ou seda;
- dedal;
- tópicos;
- agulhas;
- moldura de madeira, maca ou aro redondo.
Cruzar
Este tipo de bordado também inclui vários tipos de pontos. Esta é uma cruz completa, meia cruz, um quarto de cruz, três quartos, cruz dupla. E outra palavra que é incomum para os nossos ouvidos – pesponto. É costurado da maneira usual com costura “agulha traseira” para criar o contorno dos detalhes do bordado.. Para fazer qualquer obra-prima, não são necessárias habilidades especiais de costureira.
Ao planejar um produto, é necessário fazê-lo apenas à base de algodão. Compre linho, algodão e estopa para esses casos.
Nas pinturas em ponto cruz são usados:
- tela forrada com células ou com imagem acabada;
- tópicos;
- papel carbono ou lenço de papel se não houver diagrama ou desenho;
- lápis;
- agulha;
- dedal;
- moldura ou aro.
Esse tipo de produto pode ser feito tanto com cruz contada, ou seja, sobre tela limpa, quanto sobre base com estampa impressa. O segundo método é muito conveniente para artesãs iniciantes. Às vezes, kits prontos são vendidos completos com tela, estampa, agulhas e linhas, idealmente combinadas em textura e cor.
Ambas as opções são clássicos do bordado. Além disso, eles realizado em qualquer tipo de tecido, couro, feltro. Criar bordados interessantes em itens de guarda-roupa fará com que seu dono se destaque da multidão e dê um toque especial a qualquer look.
É considerado especialmente chique quando um ou ambos os tipos são usados em técnicas diferentes. O bordado pode ser combinado com outros materiais, por exemplo, miçangas. Qualquer obra-prima feita por você mesmo é mais valorizada do que aquela produzida em uma fábrica. E o próprio processo de bordado habilidoso dá verdadeiro prazer à costureira e satisfação com o resultado final.