O bordado sempre foi considerado o tipo de bordado mais popular. Mas para a geração mais jovem vale a pena escolher a técnica iso-thread, que é bordado com linha sobre papelão. O fato é que a técnica mais comum, o ponto cruz, exige o domínio de padrões complexos, além disso, a principal ferramenta para realizar essa técnica é uma agulha afiada, e o isothread não envolve trabalhar com objetos pontiagudos.
Isothread (outros nomes: gráficos de thread, imagem de thread) - nada mais é do que a criação de desenhos ou pinturas tridimensionais sobre um material plano e duro como papelão, CD, etc.
Importante! Para trabalhar, quase sempre você precisará de um furador. Você precisa comprar algo afiado e curto. E você precisa fazer os furos necessários da frente para dentro. Então, a parte frontal parece mais organizada.
Materiais necessários para bordar em papelão com fios
Claro que para iniciar qualquer trabalho é necessária uma ferramenta específica e necessária.
Portanto, vale a pena descobrir o que você precisa estocar fios para praticar imagens:
- Fios de papelão e fio dental. A coisa mais importante, sem a qual a imagem não funcionará.
- Agulha. Aqui, são utilizadas agulhas específicas para linhas grossas e com olho grande.
- Tesoura. Deixe-os ser pequenos, mas nítidos. Necessário para cortar pontas de rosca.
- Furador. Utilizado apenas para trabalhar com linha grossa ou base dura.
- Lápis. É melhor optar pela versão dura, pois não mancha o papel e não faz linhas grossas.
- Governante. Permite calcular o valor inteiro até o milímetro, ao mesmo tempo em que o projeta com clareza.
- Bússola. É utilizado levando em consideração a correta localização dos cantos e o desenho do círculo como um todo.
- Escocês. Para fixar fios.
Importante! Você deve estocar um pedaço de tábua de madeira ou espuma de espessura média. O material servirá de suporte para sua base e protegerá sua superfície de trabalho.
Elementos básicos
Para dominar totalmente a arte da pintura com linha, é importante levar a sério os fundamentos e as habilidades primárias desta forma de arte.
Vamos começar a aprender como preencher cantos
Desenhe um ângulo reto no papel com lados de 10 cm cada. Numeramos cada centímetro nos segmentos e usamos um furador para fazer furos em cada marca. O ponto de referência zero é o ponto no qual dois segmentos se conectam. Então, de dentro para fora, inserimos agulha e linha no ponto extremo do segmento inferior, depois conduzimos até o primeiro ponto do segmento superior. Fazemos um ponto no segundo ponto do segmento superior e conduzimos ao próximo ponto (mais próximo de zero) do segmento inferior.
Assim preenchemos todo o canto.Para compreender totalmente o processo de trabalho, você pode repetir esta lição várias vezes. Este método é adequado para todos os ângulos, independentemente dos seus graus. Um canto preenchido corretamente parece visto da frente para que os fios se estiquem de um lado para o outro. E no lado avesso, pontos em forma de traços contornam as laterais do canto.
Preenchendo Círculos
Usando um compasso, desenhe um círculo no papel, colocando pontos equidistantes entre si ao longo de todo o comprimento do círculo. Conectamos cada ponto com um segmento àquele que é diagonal a ele. Numeramos desde o início do primeiro segmento - ponto 1. Final do mesmo segmento - 2º ponto. O ponto próximo de onde emerge o segundo segmento é o terceiro. Seu final está no ponto 4, etc. ao longo da cadeia.
Preenchemos o círculo de uma forma compreensível. Se o círculo for preenchido corretamente, o desenho em si será semelhante a uma estrela e, no lado errado, os traços descrevem o círculo.
Importante! É necessário monitorar cuidadosamente a tensão da linha. Muito forte e pode rasgar o papelão. E puxando levemente o fio, você pode obter uma imagem de segmentos pendurados livremente.
Painel (foto) usando técnica isothread passo a passo
Os gráficos de thread podem ser feitos em diferentes temas. Você pode escolher qualquer figura, personagem de conto de fadas ou animal de um livro para colorir como modelo. Você só precisa transferir a imagem finalizada para a tela, dividir a imagem em pontos e numerá-los. E pronto, você pode bordar, por assim dizer, esculpir seu quadro. Para um estudo mais detalhado, vejamos um exemplo ilustrativo.
Borboleta
Redesenhamos a borboleta no papelão e pegamos um furador nas mãos.
E fazemos furos à mesma distância um do outro. Para facilitar o seu trabalho e a linha se mover corretamente, você pode numerar imediatamente os furos.
Começamos pela asa superior, como mostra a imagem.
Depois de formada completamente a primeira asa, por dentro fixamos as bordas restantes dos fios com fita adesiva. Dessa forma, conseguimos um ajuste justo. Formamos a segunda asa completamente idêntica à primeira e de forma que a sua localização seja simétrica entre si.
Para deixar a imagem mais clara, pintamos as asas inferiores com uma cor diferente.
Para marcar o corpo, você pode andar para frente e para trás em linha reta ao longo de todo o comprimento do corpo e agarrar as antenas. Alternativamente, você pode usar miçangas ou strass para essa finalidade. Selamos o trabalho do lado avesso em todo o perímetro com uma folha de papel ou papelão branca e limpa. Dessa forma, o trabalho terá uma aparência elegante, não importa como você olhe.
Importante! O mais alto grau de habilidade é considerado pintura em tom. Cada detalhe é levado em consideração aqui: técnica, fundo, disposição dos detalhes da pintura, conjunto de cores, bem como a missão futura deste produto.
Esta técnica é adequada não só para crianças, mas também para adultos iniciantes no bordado. Afinal, cada um de nós às vezes deseja direcionar nossas emoções em alguma direção positiva. Vale a pena tentar esta opção pelo menos uma vez na vida!
Esquemas para crianças
Além disso, na hora de realizar o trabalho, você pode diversificar o iso-thread de acordo com seu gosto. Por exemplo, em vez de fazer furos, você pode cravar pregos pequenos. Neste caso, a imagem será convexa. O papelão pode ser substituído por lona ou compensado. Você pode fazer uma inscrição que será o lema da sua casa e, junto com seu filho, decorá-la com cores vivas e pendurá-la no local mais visível. Não existem obstáculos para a verdadeira criatividade, só o desejo não basta!