Se você quiser renovar seu guarda-roupa com um custo mínimo, basta fazer alterações nas coisas antigas. O bordado em uma blusa de malha não só vai decorá-la, mas também torná-la original. Além das roupas, o bordado é frequentemente usado para decorar acessórios de interior que vão animar perfeitamente um ambiente.
Conselho! A estampa é escolhida com cuidado para combinar com o modelo e estilo do produto.
Decoração de malhas com bordados de fios de lã
Você pode bordar um padrão em qualquer peça de malha. Você deve escolher os mesmos fios com os quais o tecido é tricotado. Eles podem ser mais finos, mas não mais grossos que os principais. Para facilitar o desenho use dublirin ou forro neste local do lado avesso.
Você pode substituí-los por uma tela especial, que evitará o encolhimento e ajudará a aplicar o padrão de maneira mais uniforme; ela se dissolverá após a lavagem. As agulhas utilizadas são grossas e rombas para não danificar o tecido. Fitas, miçangas ou lantejoulas são frequentemente adicionadas aos bordados com fios de lã.
Importante! O tecido tricotado estica bem, mas depois do bordado perde essa propriedade.
Padrões tridimensionais com fios de lã podem ser usados em luvas, meias, blusas e roupas infantis. Existem muitos enfeites e vários padrões para decorar peças de malha. Bordados volumétricos com fios de lã em tricô são uma excelente decoração elegante.
Pontos para iniciantes
Antes de começar a trabalhar, os iniciantes devem experimentar uma amostra de tecido.
Os pontos manuais para bordar com fios de lã são baseados em pontos básicos familiares da escola:
- “agulha para frente”;
- "voltar a agulha";
- tambor.
Única cor
Eles são modernizados e recebem pontos especiais adequados para bordados em malhas:
Loop (tricotado). Repete o padrão do tecido e fica plano. Adequado para tecidos com malhas grandes. O trabalho finalizado parece que o padrão foi tricotado.
"Perseguido". Com base no ponto da “agulha traseira”, apenas a agulha sai do centro e acima do ponto anterior.
"Margarida". Baseiam-se no princípio do tambor, mas não são utilizadas para bordar correntes, mas sim pétalas fixadas com ponto no centro da laçada.
Superfície lisa. É baseado em uma costura de “agulha para frente”. Adequado para bordar elementos grandes.
Costuras de duas ou três cores
Geralmente são pontos simples de lã com adição de um ou dois fios de cores diferentes. As opções mais comumente usadas são:
"Aceno". Faça uma série de pontos da “agulha traseira” e trance-os com um fio de cor diferente, formando um laço cruzado no topo.
Costura torcida. Costure o ponto “agulha para frente” e trance também com uma segunda linha, mas aperte mais e não entrelace o laço transversalmente. Ao adicionar outro fio trançado, por outro lado, você obtém uma costura tricolor.
"Cabra." Duas ou mais costuras espelhadas uma sobre a outra em cores diferentes.
Pontos verticais retos entrelaçam-se por cima e por baixo, formando laços que os unem.
Ponto corrente muitas vezes realizado em várias cores, em duas opções: loops alternados; trançado com ponto overlock à mão em um ou ambos os lados.
Existem inúmeros pontos coloridos. Não existem regras claras na sua criação, por isso, usando a imaginação, as artesãs apresentam as suas próprias opções.
Conselho! Para deixar as voltas do tecido uniformes e não esticadas, o material é umedecido com água e seco, para então iniciar o trabalho.
Tipos de costuras Rococó complexas
Esta técnica é baseada no enrolamento de rosca. Usado para adicionar volume a um desenho. Três opções de costura que devem ser estudadas antes do trabalho:
Nó. Traga o fio preso de dentro para fora no rosto. Enrole a ponta da agulha três vezes com linha e puxe-a pelas voltas. Próximo à punção anterior, segurando a bobina, insira e puxe a agulha para o lado avesso.
Pétala. Faça tudo igual a um nó, mas dê 10 a 12 voltas. Insira a agulha a uma distância do tamanho da pétala e puxe para o lado avesso.
Baga. Prenda a linha e traga-a para a frente. Fure o tecido a uma distância da altura da baga e faça um segundo furo no local onde o fio foi puxado. Sem puxar a agulha, puxe a linha para fora do olho e enrole-a nas pontas da agulha. Enrole a última curva com um oito.
Insira a linha de volta, segurando as linhas com o dedo, prenda com um pequeno ponto na parte superior e inferior.
Importante! Para fazer pontos rococó, é melhor usar fios não muito torcidos, caso contrário ficarão emaranhados.
Bordado de cetim
Este tipo de bordado é considerado clássico. Adequado para qualquer tipo de tecido, e devido à técnica de fabricação fica lindo e natural.
Você não deve fazer um design que ocupe muito espaço; basta selecionar uma área pequena e plana na prateleira, na parte de trás ou no bolso.
Ordem de serviço:
- Selecione e transfira o desenho para papel vegetal.
- Costure o papel vegetal ao produto, com pontos soltos, ao longo do contorno do desenho.
- Remova o papel vegetal para que os pontos permaneçam no lugar.
- Ao bordar flores, comece pelo centro. Para criar transições suaves de cores, os pontos da próxima linha são colocados nos vazios da anterior.
- As hastes são bordadas com ponto atrás, haste ou corrente.
Este tipo de bordado utiliza pontos simples, por isso mesmo um iniciante pode fazê-lo facilmente.
Ponto cruz
Os tecidos de malha são semelhantes em estrutura à tela, mas em vez de células você pode usar laços como guia. Portanto, será conveniente fazer ponto cruz em peças de malha. Você só precisa transferir o diagrama para o produto.
Costureiras experientes combinam várias técnicas em um único trabalho. Isso adiciona originalidade ao padrão.
Vestidos de malha, suéteres, bolsas são decorados desta forma, e almofadas, guardanapos e toalhas de mesa feitas de malha com bordados com fios de lã também ficam interessantes.