O desejo de embelezar o tecido com pontos decorativos remonta a milhares de anos, e pelo menos uma coisa no bordado não mudou durante todo esse tempo. Não importa quão complexo seja o resultado, o bordado é surpreendentemente simples. Se você puder usar agulha e linha, poderá bordar. Vejamos vários métodos de bordado, como ponto cetim, ponto cruz, etc.
Preparando-se para bordar em ponto de cetim
O que você vai precisar:
- papel de cópia;
- materiais lisos para criar padrões temporários em tecido;
- fio de seda para mais brilho;
- fios de lã para telas e outros tecidos;
- fio dental para bordar;
- um lápis para transferir desenhos para papel vegetal com ferro quente;
- tesouras para bordar;
- aro;
- agulhas de bordar (agulhas finas e afiadas para tecidos finos).
Linhas e fios para bordar vêm em diferentes cores e texturas. O padrão é o fio dental para bordar de algodão, um fio transparente composto por 6 fios que podem ser separados uns dos outros para criar designs mais finos.
Os fios de seda e viscose também desempenham essa função. Dois fios são adequados para a maioria dos tecidos; um fio é adequado para tecido vintage leve. O fio de lã tem peso e também 3 ou 4 camadas, por isso é mais adequado para tecidos como lona ou linho grosso.
Importante! Tenha cuidado para não quebrar as regras: fios volumosos em tecidos finos rasgarão o material e fios leves podem ser difíceis de distinguir.
Para iniciantes, recomenda-se o uso de fio dental. Ele vem em cores diferentes e é relativamente barato.
Para o tecido ou peça que você vai trabalhar, escolha tecidos com trama visível. O linho é ideal, mas tecidos de algodão ou lã também funcionam. Cremes e brancos naturais são cenários tradicionais, enquanto pastéis e cores mais brilhantes ou mais profundas proporcionam um efeito mais dramático.
Selecionando um estêncil e transferindo o desenho para o tecido
Você sempre pode comprar itens de tecido prontos na loja, o que o ajudará a ter algumas ideias. Tutoriais de caligrafia, livros para colorir e cartões de Natal antigos são fontes ricas de letras e números.
Livros sobre o mundo natural podem ser úteis se você quiser bordar pássaros, árvores, folhas ou flores. Você pode copiar o padrão (desenho) em uma imagem espelhada em papel vegetal e transferi-lo com um ferro para um tecido (exceto sintético).
Use fotocopiadoras para reduzir ou ampliar a imagem. Explore um grande número de imagens na Internet. Tente usar um software de desenho para obter a imagem perfeita.
Peças de design podem ser transferidas para tecido. O lápis de transferência de calor permite desenhar o desenho (ao contrário) ou você pode usar uma “mesa de luz”. Basta colocar o abajur sob o vidro da sua mesa e colocá-lo sobre um pedaço de pano.
Use um lápis afiado ou um marcador de tinta para traçar o desenho no tecido. Colocar o tecido em um bastidor ajudará a criar tensão.
Instruções passo a passo para bordar com linha de fio dental
O primeiro passo é prender a linha ao tecido. Para isso você vai precisar três métodos principais de fixação e vários outros:
Primeira maneira consiste em criar um ponto por dentro para que a ponta fique para fora, após o qual outro ponto é criado perpendicularmente. Em seguida, a ponta da linha fica escondida sob o ponto para que a linha principal a puxe com força.
Segundo método. Ao bordar com 2 linhas, insira a linha dobrada ao meio no orifício da agulha, coloque duas fibras de tecido na agulha, puxe a linha, insira a agulha no laço formado e aperte bem a linha.
Terceiro método envolve criar um broche sob os pontos feitos por dentro, e a cauda é retirada com uma tesoura.
Tipos básicos de pontos
Ponto de cetim
A execução é feita em ângulo ou em linha reta.
Para realizar esse tipo de ponto, é necessário puxar a agulha do lado avesso de um contorno do desenho e depois esticá-la até o outro contorno da frente. Os fios devem se encaixar perfeitamente uns nos outros para obter um padrão de alta qualidade.
Pesponto
O ponto de bordado mais fácil. Insira a agulha pelo lado avesso do tecido, puxe-a para trás e estique a linha. Depois é necessário inserir a agulha novamente no tecido e puxá-la uma distância igual ao comprimento dos pontos anteriores. Este é o primeiro passo para a próxima linha.
Ponto cruz
Para fazer ponto cruz, primeiro costure uma série de linhas diagonais com espaçamento uniforme.
Depois disso, crie uma cruz conforme avança. Use os mesmos furos sempre que puder. A parte inferior deve ser inclinada.
Padrões interessantes para ponto cruz:
Erros básicos
Ao bordar com ponto cetim, podem ocorrer alguns erros para iniciantes. Basicamente, estão associados à falta de experiência. O tecido pode ficar enrugado como resultado do manuseio. Isso significa que você apertou os pontos frouxamente ou, ao contrário, apertou demais.
Se o tecido aparecer através do bordado, você não colocou os pontos com firmeza suficiente.
Como bordar uma pétala corretamente?
Pontos de cetim longos:
Pontos de cetim mais complexos:
Conselho
Se você é iniciante e deseja aprender a bordar rapidamente, é recomendável assistir a vídeos sobre esse assunto antes de começar a bordar. Eles descrevem detalhadamente todas as características do bordado. O artigo trouxe várias dicas para ajudá-lo a fazer seu próprio bordado. Siga-os e você terá sucesso.