O decote enrolado tem uma borda frontal elegante. O produto parece acabado, é garantido que não se esfarela na borda da gola. Existem muitos métodos de processamento. Na maioria das vezes, são utilizadas encadernações de tecido, tricô ou outras opções, dependendo das características do material. O acabamento da borda com fita viés é usado em vestidos, tops, blusas e suéteres. O padrão nem sempre implica a presença de uma orla, então você mesmo terá que fazer.
Como finalizar um decote com rolo - encadernação dupla
A orla dupla é um rolo costurado com uma camada dupla de tecido. Permite ocultar uma camada de material e várias camadas de forro. Esta é a melhor forma de trabalhar com peças confeccionadas em cambraia, georgette ou chiffon. Usado para costurar modelos feitos de tecido fino e transparente.A principal diferença de um rolo simples é que é possível ocultar de forma confiável a borda insuficientemente processada desse material. O decote com fita dupla é feito de acordo com o seguinte algoritmo:
- Marcando a tela. Recortamos uma tira cuja largura é seis vezes maior que a orla acabada. O comprimento da tira deve ser igual ao comprimento do recorte. Adicione mais três centímetros. O tecido é cortado exclusivamente em viés.
- Dobre a tira com o lado direito para dentro e passe a ferro.
- Prendemos por fora no decote. Nas dobras do decote estique levemente o material.
- Fazemos uma costura ao longo do decote. A distância da borda é a largura da borda acabada. Pode ser um centímetro ou cinco centímetros - à escolha da costureira.
- Cortamos os cantos das costuras do produto na diagonal. Passe a ferro junto com a encadernação. Passamos cada margem de costura, afastando-nos do vestido, dobrando a borda para dentro.
- Dobre a tira de tecido para o lado avesso e prenda novamente. Deve estar no mesmo nível do ponto de conexão.
- No avesso, com costura oculta, costure no decote. Neste caso, deve percorrer a dobra longitudinal e alinhar com a costura feita anteriormente.
- Passe o produto. Isso conclui o processamento do leme. O resultado é um pescoço bonito e elegante.
Processando o decote com rolo - como fazer uma orla elegante
Vejamos como fazer um debrum simples ao longo do decote. Primeiro você precisa selecionar um tecido, cortar uma tira dele ao longo do pescoço do produto. A largura ideal é de três centímetros. Em seguida, dobre esta tira com o lado direito junto com o recorte. Depende muito do modelo:
- Ao costurar um vestido com zíper nas costas, a orla é processada primeiro;
- Se o modelo for inteiriço, o trabalho começa pelas costas, a dois centímetros das costuras dos ombros.
Fazemos uma costura a cinco milímetros da borda, então a largura do rolo será de cinco milímetros. Vamos começar a costurar na máquina. É importante que a orla acabada não enrugue, não haja ondas e o próprio pescoço não estique ou aperte. Portanto, ao trabalhar, é necessário apertar um pouco. Para facilitar a tarefa, você pode fixar previamente a tira ao produto com alfinetes. Mas devem fixar firmemente a posição dos tecidos e não se moverem durante o processo de costura. Você pode verificar a simetria dobrando o produto ao meio.
Se não houver irregularidades, dois milímetros são cortados da margem. Por fora, o recorte fica reto. Recuamos um centímetro e meio da linha de ligação e retiramos o excesso de tecido. Dobramos as mesadas até os cortes. Agora eles precisam ser dobrados para fechar as costuras. Alguns milímetros são suficientes.
Recolhemos as pontas do debrum para dentro e varremos todo o comprimento do pescoço ao longo da parte frontal. Você precisa passar o ferro ao longo do volante. Neste caso, a encadernação é direcionada para a costura para torná-la invisível.