O girassol é verdadeiramente uma flor ensolarada, personificando o sol. Ele é tratado com respeito. A grande rede russa de hipermercados Lenta até o escolheu como logotipo. Por que o logotipo da fita de girassol? Sim, porque é símbolo de luz, sol, esperança e fertilidade.
Naturalmente, muitas costureiras usam sua imagem em seus bordados. A tecnologia de fita não é exceção. Girassóis feitos de fitas de cetim parecem insuperáveis. O bordado em fita dá volume às flores e as torna mais naturais.
Como fazer um girassol com fitas com as próprias mãos - vejamos um girassol com fitas de cetim no MK.
Girassol feito de fitas de cetim - master class
Primeiro, vamos tentar entender como fazer um girassol com fitas de cetim com as próprias mãos usando a técnica “kazanshi”.
O girassol DIY feito de fitas, a master class que oferecemos, é simples e acessível para artesãs iniciantes.
O que precisamos:
- Fita de cetim amarela brilhante, 1 m 20 cm de comprimento e 2,5 cm de largura.
- Fita de cetim verde com 70 cm de comprimento e 2,5 cm de largura.
- Fita preta com 2 metros de comprimento e 1,2 cm de largura.
- Dois círculos de feltro com 4 cm de diâmetro cada.
- Vela plana.
- Linha preta com agulha.
- Pistola de cola.
Girassol DIY feito de fitas - master class:
- Vamos fazer pétalas de girassol com fitas de cetim.
- Vamos cortar nossa longa fita amarela em 24 pedaços de 5 centímetros cada;
- Usando uma vela plana, queime os locais onde a fita foi cortada;
- Dobre cada pedaço ao meio longitudinalmente, com o lado brilhante para fora, e corte um lado na diagonal. Você precisa cortar desde a dobra do tecido até as bordas. Esse corte deve ser chamuscado sobre uma vela para formar um canto colado;
- Vire a peça com a dobra voltada para você e as pontas voltadas para a mesa;
- Agora vamos cuidar dos cantos inferiores - dobre o tecido da parte inferior da pétala dos dois lados para frente até que se juntem e sele também com uma vela.
- O resultado é uma pétala de girassol elegante e acabada com ponta afiada.
- Complete também as 23 pétalas restantes.
- Pegamos um pedaço de feltro e colamos nele 12 pétalas preparadas com uma pistola de cola. Nós os colocamos na borda do círculo verde.
- No topo da primeira camada de pétalas colamos uma segunda, também de 12 peças. Mas elas precisam ser posicionadas com um deslocamento em relação à primeira camada, para que a pétala fique localizada entre as pétalas da primeira camada.
- A seguir, você faz um girassol com fitas com as próprias mãos assim: preparamos as folhas verdes localizadas sob a cabeça amarela do girassol. Por esta:
- corte nossos 70 cm de fita verde em 7 pedaços iguais de 10 cm;
- Dobramos cada segmento ao meio na fita e, usando uma régua e uma faca quente, traçamos uma linha diagonalmente, dividindo o segmento dobrado em dois triângulos colados pela linha de corte;
- Desdobrando cada detalhe, obtemos bolsas únicas, como as de um canguru. Deveríamos ter 7 deles.
- Cole-os com o lado curto no círculo de feltro sob as pétalas amarelas.
- Para que um girassol de fita tenha uma aparência acabada, é necessário preencher seu meio com algo que lembra vagamente sementes. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma fita preta.
- No centro da fita, faça uma costura usando agulha e linha. Prenda um lado com segurança e comece a puxar a fita em direção ao ponto fixo. Puxe o mais firmemente possível, torça e cole no centro da flor.
- Nosso mini girassol feito de fitas não estaria completo sem recomendações sobre como prender nosso artesanato.
- Cole o segundo círculo de feltro na parte inferior das folhas verdes. Isso fortalecerá seu artesanato e, se você quiser fazer um grampo de cabelo ou broche com ele, servirá de base para prender um grampo, alfinete ou elástico de cabelo.
- Mostramos como fazer um girassol com fitas na técnica kazanshi.
- Algumas pessoas fazem pétalas com fitas corrugadas. Eles são ondulados assim: aqueça uma faca romba sobre uma vela por 3 minutos, limpe rapidamente os depósitos de carbono e desenhe uma faixa no centro da folha na parte frontal, depois à direita e à esquerda. Desta forma, são criadas veias semelhantes. Recomendamos que você pratique primeiro em um pedaço de fita e depois passe para o produto.
- Em seguida, cortam a borda superior da peça com um triângulo, derretem levemente e esticam levemente, dobrando para baixo.
- Os dois cantos inferiores da peça são dobrados para frente e também ligeiramente derretidos.
- Essas pétalas parecem completamente diferentes.
- Diferentes materiais também são usados para criar os centros. Algumas pessoas os preenchem colando contas pretas, enquanto outras os preenchem com grãos de café ou os tornam coloridos. Não há limites para sua imaginação.Tudo em suas mãos.
Girassol - tutorial de bordado
O bordado de girassol também é um artesanato muito popular. Vejamos passo a passo:
- Transfira o padrão do desenho para o tecido.
- Insira o tecido no bastidor.
- Aplique pontos de alinhavo ao longo dos contornos do desenho.
- Insira a fita em uma agulha com olho grande, prenda o nó e passe a agulha de dentro para fora no rosto. Guie a fita até a borda superior da pétala e, furando-a, aponte para o avesso. Não puxe a pétala, ela deve estar relaxada.
- Usando a segunda agulha, endireite a fita sem deixá-la enrolar.
- Então bordamos todas as folhas, deixando o meio da flor livre.
- Pegamos fitas marrons escuras e marrons claras e começamos a fazer pequenos laços. Prendemos cada um separadamente no lado avesso. Bem no meio usamos laços mais claros e escuros nas bordas.
- Só falta bordar as folhas.
É aconselhável levar fitas de 2 cores - mais claras e mais escuras.
As hastes são obtidas torcendo a fita ao longo de seu comprimento, as bordas são bainhadas com fios correspondentes. Você precisa fixá-lo no material com a costura voltada para baixo.
Bordado de fita – dentes de leão, master class
É melhor escolher uma cor escura para o bordado de dente-de-leão. Uma flor branca ficará muito expressiva nela.
- Estique o tecido sobre o bastidor.
- Se o assunto for escuro, você pode até transferir o desenho com uma caneta esferográfica.
- Costuramos cada linha com um ponto de alinhavo.
- Trazemos a agulha e a fita de dentro para fora até o rosto e começamos a levantá-la e enrolá-la sob cada ponto da costura. O resultado é um lindo caule verde retorcido.
- Usando ponto japonês fazemos folhas.
- Bordamos os guarda-chuvas de flores, assim como o caule, mas com fios brancos. Fazemos penugens finas com linhas de costura brancas comuns.
O bordado de fita é muito popular entre todas as faixas etárias. Esse bordado desenvolve a imaginação, inspira o paladar, promove o desenvolvimento da perseverança e da precisão e também desenvolve as habilidades motoras finas das mãos.
Isso explica a popularidade e o interesse eterno por esse tipo de criatividade.