O acrílico é um fio que se difundiu. Mas nem todo mundo conhece suas propriedades básicas, vantagens e desvantagens e a possibilidade de combinação com outras fibras. Para entender melhor todos os meandros dos fios acrílicos, você deve ler este artigo.
Qual é a melhor hora para usar fio acrílico?
O fio acrílico são fibras tecidas em fios de diferentes espessuras e texturas diferentes. São obtidos exclusivamente por métodos químicos. Isso determina as principais características deste fio:
- uniforme em cor e textura;
- contato suave e agradável ao tato;
- inextensível, sujeito a produção de alta qualidade e uso adequado;
- Você encontra à venda fibras mistas em uma combinação de acrílico e lã.
Isso resulta na mais ampla gama de aplicações possíveis. Mas vale ressaltar que ainda é este fio é ideal para criar itens de inverno ou meia estação. “Puro” - 100% acrílico formará um produto de textura lisa, macio e confortável de usar. Se o fio contiver mohair, o produto terá uma certa maciez. Os fios mistos de acrílico e lã são adequados para um item quente de inverno que evita que seu dono congele. Alpaca e angorá terão o mesmo efeito.
Mas adicionar fios de bambu natural ao acrílico permite obter um produto confortável para a primavera ou o outono.
Se você quiser tricotar algo elegante, o acrílico também terá sua aplicação aqui. Muitos fabricantes adicionam lantejoulas, superacrílico, náilon, fio metálico e lycra aos fios acrílicos. Esses fios tecidos podem criar uma ampla variedade de efeitos de fioe, consequentemente, o produto acabado.
O fio misturado absorveu as propriedades positivas tanto do acrílico quanto dos fios usados como aditivo.
Importante! Para que o fio dure o máximo possível, não deve ser lavado em água com temperatura superior a 500 C. Caso contrário, pode causar deformação do produto.
Prós do tópico
Os tricoteiros costumam escolher fios acrílicos. Isto é devido a características positivas como:
- facilidade de uso porque as alças ficam planas e não prendem ao tricotar;
- tem resistência suficientemente alta;
- Com os devidos cuidados e regime de lavagem, mantém bem a sua forma;
- provoca sensações táteis agradáveis, por isso é muito utilizado para tricotar roupas infantis;
- não é suscetível, ao contrário da lã e de outras fibras naturais, ao ataque de insetos como as mariposas;
- o fio está em uma categoria de preço acessível;
- possui ampla paleta de cores devido à torção específica do fio e à capacidade dos corantes sintéticos de penetrar profundamente na fibra;
- as cores permanecem em sua forma original por muito tempo e não estão sujeitas a desbotamento.
Em que clima as roupas de acrílico podem ser usadas?
É ideal usar acrílico no inverno e na primavera-verão.
O acrílico puro pode não criar um equilíbrio térmico suficientemente confortável em temperaturas muito baixas. Além disso, não é higroscópico e não permite a passagem de ar. E isso contribui para que o acrílico transpire com mais frequência. Além disso, o suor não é absorvido pelo fio acrílico. Para diminuir esse efeito, você pode adquirir fibras às quais foram adicionados fios naturais.
Que coisas podem ser tricotadas em acrílico?
O acrílico pode ser usado para tricô por adultos, crianças e bebês.
Você pode obter uma grande variedade de produtos:
- suéteres;
- moletons;
- coletes;
- cardigãs;
- lenços;
- chapéus;
- calças infantis;
- bolero;
- brinquedos para crianças e para interior;
- elementos de decoração de interiores - travesseiros, cobertores.
Características do fio de tricô
Ao tricotar acrílico, deve-se usar agulhas de tricô ou agulha de crochê, recomendadas na etiqueta da meada.. Mas se você estiver tricotando um travesseiro, uma manta ou ainda mais um brinquedo, a densidade do tricô neste caso deve ser maior - recomenda-se levar agulhas de tricô ou uma agulha aproximadamente ½ tamanho menor.
Mas para roupas infantis vale a pena tricotar com agulhas de tricô, ao contrário, mais fracas, para que a peça fique mais macia e não cause desconforto nas crianças. Portanto, você pode pegar uma ferramenta de tricô, ao contrário, ½ tamanho maior.
Importante! Se você planeja combinar dois fios, certifique-se de que eles não manchem.Para isso, molhe pedaços desses fios em água quente e coloque-os sobre um pano branco para evitar que o produto acabado desbote ou colora posteriormente.
Em todos os outros aspectos, as técnicas padrão devem ser seguidas.