Muitas costureiras novatas ignoram as opções de fios bouclé oferecidas nas lojas, cuja variedade é apresentada em diversas cores e texturas. Em vão. Este material cria lindos produtos macios e quentes que ficam ótimos. Ao dominar algumas técnicas simples de tricô com essa lã e com paciência, artesãs com qualquer nível de habilidade em tricô podem trabalhar com ela. Leia sobre tudo isso abaixo.
Sutilezas do tricô com fio boucle
A palavra francesa "boucle" é traduzida como curl. O fio Bouclé possui em sua estrutura muitos desses cachos, localizados em uma ordem determinada ou caótica ao longo de todo o fio. O fio Bouclé é obtido incorporando vários nós, espessamentos e voltas das mais finas fibras fofas na estrutura. Devido à presença de tais elementos na estrutura do fio, o tecido acabado se diferencia pelo esplendor, maciez e leveza. É fofo e muito agradável ao toque.
Existem alguns pontos-chave a serem considerados ao tricotar com este fio:
- O tecido é tricotado em tricô primitivo: ponto tricô ou purl, elástico simples, ponto baixo. Nenhum outro padrão, trança, aran ou abertura será visível nele;
- as partes associadas não mantêm sua forma e, portanto, o estilo escolhido deve ser muito simples com um número mínimo de diminuições ou acréscimos de loops;
- as coisas feitas com esse fio são volumosas, por isso é recomendável alongar um pouco o modelo selecionado;
- Ao tricotar fios com um arranjo uniforme de laçadas fofas, selecione agulhas de tricô do número apropriado, que tricotarão uma laçada a partir do espaço entre os cachos. Assim, de um lado do tricô haverá um tecido liso e, do outro, todos os elementos boucle ficarão dispostos, formando uma estrutura fofa.
Importante! Essa textura não apresenta falhas no tricô das laçadas, mas a costureira não tem o direito de se enganar - a lã do produto acabado é muito difícil de desfiar e fica feia.
Escolhendo uma ferramenta
A lã Bouclé é tricotada com agulhas de tricô ou crochê grosso. O número da ferramenta é selecionado dependendo da espessura da linha, da ordem dos espessamentos e do tamanho do cacho. O tecido que vamos tricotar não deve ser apenas fofo, mas também até certo ponto solto. Este fator também funciona para aumentar o número da ferramenta.
Muitas costureiras preferem trabalhar com esse fio apenas com agulhas de tricô, pois existe um grande risco de perder a próxima coluna em que se baseia o crochê na estrutura fofa. E aqui agulhas de tricô selecionadas corretamente resultarão exatamente no grau de maciez originalmente pretendido pela estrutura do fio.
Importante! Com qualquer método de tricô, o lado avesso do produto ficará fofo, que se tornará a frente do produto acabado.
O que você pode tricotar com esses fios?
Uma textura interessante, diferentes combinações de cores e muitas vezes uma transição suave de dois tons principais entre si, sensações táteis agradáveis ao trabalhar e vestir inspiram as costureiras a criar coisas elegantes, interessantes e às vezes únicas:
- lenços;
- chapéus e boinas;
- suéteres;
- saltadores;
- jaqueta;
- cardigãs;
- vestidos;
- túnica;
- poncho;
- casaco;
- brinquedos;
- almofadas decorativas;
- cobertores e colchas.
Para o verão
As peças para a estação quente são tricotadas com fio de algodão bouclé. Este material ficará ótimo em um top, blusa ou vestido. Os produtos não são tão fofinhos quanto os de lã, mas a fofura ainda está presente aqui. O desenho desse produto é ligeiramente visível, então em certos lugares você pode usar pequenos flagelos ou tranças. Por exemplo, ao destacar uma junta raglan ou ao longo da borda lateral de um produto.
Importante! Ao trabalhar com fio, anote o número de pontos montados e todos os aumentos e diminuições. O tecido solto e fofo impossibilita ver todas as laçadas e contá-las na parte anterior.
Para o inverno
Suéteres e vestidos quentes confeccionados com fio bouclé são agradáveis ao corpo e ao toque e ao mesmo tempo bastante quentes. Mas qualquer produto acabará sendo volumoso, mas se você pode usá-lo por baixo do agasalho é uma questão que precisa ser levada em consideração na fase de planejamento de um cardigã ou suéter. Se o item for usado sob uma jaqueta ou casaco, escolha um modelo que não seja muito folgado., já que a textura fofa lhe dará volume adicional.Vestido, suéter, cardigã - não importa o que você tricote em bouclé, você achará agradável, confortável e quente de usar.
Para fora de temporada
O fio texturizado pode servir de inspiração para tricotar um casaco fofo, um cardigã alongado e volumoso que servirá de jaqueta ou um colete quente que lembra pele. Essas peças podem ser usadas de forma independente, podem ficar mais volumosas, os estilos podem ser escolhidos para serem soltos, a estrutura do fio pode ser escolhida para ser a mais fofa de todas.