O que é fio penteado

Quem está longe da tecelagem e da indústria leve, olhando coisas do mesmo estilo e composição (camisetas, por exemplo), percebe:

  • em um produto o tecido é mais fino e macio. A superfície não apresenta espessamento ou frouxidão;
  • o outro é menos agradável ao toque, nem tão suave. Durante o uso, “pelotas” se formam rapidamente.

Essas propriedades diferentes dependem do método de fiação do fio. No primeiro caso foi utilizado fio penteado. Suas fibras estruturais são longas, portanto o fio fica liso, uniforme, sem engrossar. O produto é adequado para uso a longo prazo.

No segundo caso, o fio é fiado usando um método cardan ou de hardware.

Como você conseguiu isso?

O fio penteado é obtido a partir de fibras de no mínimo 3,5 cm de comprimento e as matérias-primas primárias trazidas para a fábrica são misturadas. Além disso, com lixo e espinhos. Afinal, um rebanho de ovelhas não é penteado antes da tosquia.

As matérias-primas são primeiro lavadas e penteadas. Eles estão rasgados e divididos em meadas. Se a matéria-prima for de algodão de fibra fina, o desfiamento e o afrouxamento não são tão intensos quanto o previsto no processo tecnológico da lã.

fio penteado

Em seguida, por meio de penteadeiras, a massa fibrosa é cardada em ambos os lados, retirando as fibras curtas. Os “cabelos” torcidos se endireitam. Aqui é criada a base do fio: as fibras são colocadas ao longo do eixo.

Para reduzir perdas de matérias-primas valiosas, foi adicionada ao processo tecnológico a união de 15 a 20 fitas em teias com posterior desbaste.

Importante. O produto recebeu o nome de “fio penteado” devido ao fato da matéria-prima ser penteada com pentes largos.

A fita larga resultante, solta e sem torção, é esticada várias vezes em um aparelho especial, tornando-se mais fina e densa. As máquinas de fiar torcem a linha e enrolam-na nas bobinas.

A duração do ciclo do processo tecnológico depende da qualidade da fibra. A lã penteada grossa (onde a qualidade da matéria-prima é, por exemplo, lã semi-grossa) é mais curta do que a penteada fina. Também foi desenvolvido um processo reduzido, no qual é obtida uma redução no tempo de processamento em uma máquina.

Recursos, propriedades

peculiaridades

O fio do pente distingue-se pela sua estrutura regular:

  • fibras longas e penteadas, sem nós ou espessamentos;
  • as fibras estão localizadas uniformemente ao longo do eixo central;
  • A seção transversal da linha acabada é totalmente a mesma.

Devido ao fato do fio ser torcido, as voltas em espiral ficam mais densas, enrolando-se umas nas outras.

Importante. O segundo nome da lã penteada, penteada, vem da língua alemã. Kammwolle significa apenas “lã penteada”.

Propriedades gerais dos tecidos de fios penteados:

  • resistência ao desgaste;
  • antipilling;
  • higroscopicidade;
  • suavidade da tela;
  • Preço Alto.

O tecido penteado pode ser bem tingido, pois a tinta ou estampa fica uniforme. Os fios para tricô são tingidos, embora existam fios de lã e linho sem branqueamento ou tingimento.

Area de aplicação

Para produzir fios penteados, não se utiliza apenas lã (da fina à grossa). Linho ou algodão de fibra longa adequado, fibra sintética. O fio é fino e durável. Espessura na faixa de 5,9 - 35,7 tex. A superfície da tela resultante é lisa, com brilho fosco.

Importante. A unidade de medida “tex” significa a densidade de um corpo homogêneo com massa de 1 g e comprimento de 1 km. Não se aplica ao Sistema Internacional de Medidas.

Você pode comprar linhas penteadas para bordar e costurar ou comprar tecidos prontos:

  • a melhor cambraia e chiffon, linhas de costura;
  • gabardina, popeline;
  • cetim;
  • tecido de malha.

O tecido de algodão penteado com trama simples e caseira é adequado para bordados à mão: não há espessamentos e a trama uniforme forma uma boa base:

  • roupas decoradas com bordados no estilo “étnico” são usadas com prazer. O corpo, graças às propriedades do tecido, respira.
  • toalhas de mesa elegantes, com superfície um pouco brilhante, trazem um sentimento de festa e solenidade à casa.

As bobinas de lã e algodão para tricô manual e à máquina (totalmente naturais ou com adição de fibras químicas) são mais caras que suas contrapartes, mas possuem propriedade anti-borboto. Os fios ficam uniformemente nas agulhas de tricô, sem rachar, o padrão fica em relevo e não fica torto.

manta de fio penteado

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano