Cashmere é um material artesanal requintado usado em roupas e outros produtos. Também é conhecido pelo fato de custar quantias incríveis de dinheiro e algumas pessoas às vezes não entendem o que pagar se for um fio comum. Na Ásia, a caxemira é apelidada de “ouro puro”, mas é difícil dizer se isso justifica o seu preço. Toda mulher conhece esse fio. São fios macios, agradáveis e leves, e o tecido fica surpreendentemente quente.
Como você conseguiu isso?
Cashmere é a penugem das cabras montesas e é de uma raça especial e bastante rara. A penugem é coletada apenas uma vez por ano - na primavera. Além disso, eles não cortam nem raspam, como a lã, mas arrancam ou penteiam. O nome do tecido tem origem justamente na área de criação desses animais - o principado da Caxemira, na ilha do Hindustão, na Índia.
Um animal dá aproximadamente 200 gramas. A penugem é posteriormente processada para fazer fio e o volume é reduzido. É por isso que a caxemira é considerada um dos tecidos mais caros do mundo - há poucas matérias-primas.
REFERÊNCIA: As cabras desta raça vivem exclusivamente no Himalaia.As tentativas de criar a raça em países asiáticos não tiveram sucesso.
A penugem é transformada em fio inteiramente à mão. A coloração também é feita à mão. As cores naturais do fio são branco, cinza, preto e marrom, combinando com a cor das cabras. É por isso que o tecido recebeu nomes tão conhecidos como “diamante de lã” - há poucas matérias-primas e o processamento é exclusivamente manual.
Características do material, propriedades
A caxemira é especialmente valorizada por sua baixa densidade, mas por sua incrível capacidade de reter calor. O tecido interage com a pele humana, criando uma proteção natural - a camada de ar entre o material e a pele aquece. As fibras, apesar da finura, retêm muito ar, adaptando-se às condições externas. Então, no frio estará quente, e no calor não estará quente.
O fio, como qualquer outro, é enrolado em pellets. As fibras são resilientes, flexíveis e têm uma aparência elegante. É por isso que os produtos parecem seda verdadeira, só que quentes. Além disso, a caxemira não acumula estática e, portanto, atrai menos poeira, quase sem sujar.
O fio natural cria uma névoa ilusória devido às suas fibras finas. Eles sobem no produto, criando a impressão de uma leve névoa. Pelo mesmo motivo, o tecido não pode ser de cores vivas - todas as roupas de caxemira são, via de regra, de tons suaves. Qualquer tinta, mesmo a mais durável, irá desbotar.
A caxemira pura tem uma cor fosca e discreta. O brilho vai revelar os aditivos, o que significa que o fio não ficou completamente limpo. No entanto, materiais adicionais acrescentam elasticidade, o que não é tão ruim.
REFERÊNCIA: A penugem branca é considerada a mais cara porque pode ser tingida e também porque raramente se obtém cor pura.
Outra característica é que o material é condicionalmente dividido em duas categorias:
- Pashmina é um fio de penugem fina da mais alta qualidade, as fibras são muito finas. Materiais caros.
- Cashmere (meia pashmina) é um fio feito de fibras mais grossas, mas custa menos.
Além disso, aproximadamente 10% da penugem, mesmo o fio puro, contém seda. Melhora a usabilidade, acrescenta brilho e evita que as roupas enruguem.
Area de aplicação
O tecido é verdadeiramente versátil e seu escopo de aplicação é muito amplo. A caxemira é usada principalmente para produzir têxteis e roupas. Os produtos destinam-se a adultos e crianças. Via de regra, são roupas para as estações frias:
- casaco;
- luvas;
- chapéus (principalmente boinas);
- saias, vestidos;
- cardigãs, etc.
Moletons de caxemira e vestidos de inverno são convidados regulares nas coleções de marcas famosas. Os países orientais foram mais longe - produzem tapetes, xales e outras roupas tecidos à mão com penugem de cabra.
Roupas de caxemira são um sinal de riqueza. Parece elegante, caro e, o mais importante, prático - o material suja um pouco e quase não enruga. O material é conhecido em todo o mundo pela sua elegância e desempenho.