O que é fio?

Não podemos imaginar nossa vida sem coisas quentes e aconchegantes que nos aquecem na estação fria. Na hora de comprar em uma loja escolhemos sempre aquelas que nos combinam perfeitamente na cor e no estilo. Mas às vezes é impossível encontrar o que você gostaria de vestir. Nesse momento, o fio vem em socorro. Sua escolha é tão rica que pode satisfazer as necessidades dos fashionistas mais desesperados.

Que tipo de material é esse fio?

novelos de lã coloridosAlgumas pessoas encomendam coisas para si e para suas famílias de costureiras experientes, e algumas gostam de criá-las com as próprias mãos. Mas nem todo mundo sabe que existem certas nuances na hora de escolher e comprar, que você simplesmente deve seguir. Caso contrário, em vez de uma peça de roupa bonita e confortável, acabaremos com o humor estragado e a decepção.

Primeiro, vamos definir o que é fio. São fios torcidos de forma especial e com diferentes composições, destinados ao tricô manual e à máquina.

Como definir qualidade?

meadaAo comprar fios em uma loja, para muitos os critérios de seleção são a paleta de cores e o custo. Bem, talvez também a composição e o peso da meada. No enorme sortimento disponível no varejo, vale atentar para a qualidade do produto. Dada a sua composição natural, não pode ser barato.. Leia os rótulos com atenção. Por exemplo, se estiver escrito 100% mohair, lembre-se que esse tipo de fio não existe. Vendido apenas misturado com fios sintéticos e seu conteúdo não pode ultrapassar 80%.

Atenção! Leia a tradução do inglês, tenha cuidado, pois às vezes fica longe do original. É melhor primeiro descobrir as designações usadas nas tags em inglês de fontes confiáveis. Já os próprios vendedores não têm ideia da composição do produto que vendem.

As sensações táteis também desempenham um papel importante na hora da compra. Por exemplo, a lã é macia e solta ao toque. Segure-o nas mãos, deve picar um pouco.

A linha de alta qualidade tem a mesma espessura e uniformidade. Também é desejável a ausência do cheiro específico de corantes artificiais, que durante a lavagem podem prejudicar a aparência do produto ao lavar e torná-lo pouco atraente.

Um pouco sobre os tipos de composições de fios

Todos os fios são divididos em quatro tipos com base na composição da fibra:

  1. fio merinoNatural – origem animal ou vegetal. Os fios de “fonte” animal incluem lã obtida de penugem e pêlo de cabra, lhama, ovelha, camelo, coelho e até cachorro. É bastante universal na sua finalidade, pois pode ser utilizado para tricotar qualquer roupa. A seda pode ser incluída nesta categoria - uma fibra de alta resistência, elástica e resistente a rugas. É obtido do casulo do bicho-da-seda.Fibra derivada de plantas - proveniente de plantas herbáceas. São algodão, linho, família da tília, urtiga, cânhamo.
  2. Artificial - obtido pelo processamento químico da celulose. Este grupo inclui fibra de bambu e viscose.
  3. Sintético - é composto por materiais poliméricos, possui alta resistência e resistência ao desgaste. Não muda sua forma durante o uso e cuidado. Esta classe inclui acrílico, náilon, poliamida, elastano e poliéster.
  4. Blended - uma mistura de fibras sintéticas e naturais. Valorizado pela sua durabilidade e respirabilidade, obtidas através da mistura de materiais sintéticos e naturais. Suporta bem inúmeras lavagens, mantendo a cor e a forma.

Que tipo de fio existe?

bolas de lãDa descrição das espécies acima mencionadas, podemos concluir que também pertence às estações - verão, inverno e todas as estações.

A categoria de inverno inclui lã de alpaca, angorá, caxemira, mohair, além de fibras mistas contendo poliéster e acrílico. Destinado à confecção de agasalhos - suéteres, cardigans, vestidos, luvas, meias, cachecóis e chapéus. Recentemente, ficou muito estiloso tricotar ternos com calças e saia. Bastante versátil, quentinho e lindo. Você também pode ver à venda meia-calça tricotada com qualquer tipo de lã.

As roupas de verão são caracterizadas por fios de algodão, linho, seda, bambu e viscose. Chapéus, luvas de verão, vestidos de verão, tops e camisetas ficam elegantes com eles. E nossas costureiras tricotam trajes de banho estilosos e bolsas de praia com eles.

A variedade de matérias-primas permite o uso do fio em todas as estações. São fios sintéticos que possuem textura ou são decorados com alguma coisa: grama, fita, babado, escovado, volumoso, boucle e muitos outros.

Meada de fio - características

O fio em uma meada é caracterizado pelos seguintes parâmetros:

  • novelos de fioForma de liberação: meadas e bobinas. As meadas vêm em pesos de 50 e 100 gramas. Mas cada um pode ter diferenças no comprimento e espessura da rosca. Portanto, às vezes, no trabalho, usa-se fio muito fino em duas ou três dobras.
  • No topo da etiqueta está a marca do fabricante, depois a composição em porcentagem e número (para tricô à máquina). Em seguida, escreva a filmagem e o peso.
  • O fio pode ser mecha, ou seja, reto ou torcido. A mecha em várias dobras fica mais harmoniosa em tecido de malha, tem boa elasticidade e mantém o volume.

É melhor escolher o fio com base em quem, onde e quando usará as peças acabadas. Se for para um homem trabalhar ou para recreação ativa e esportes, então é melhor comprar artificial ou misto. Uma vez que estará sujeito a lavagens frequentes. Ao mesmo tempo, o volume do produto será preservado e o fio enrolará levemente. A que temperatura e em que modo lavar está indicado no rótulo. Lavar à mão ou à máquina também é recomendado.

Se você planeja encomendar uma peça a um artesão, receberá aconselhamento profissional sobre a escolha, quantidade e custo do fio.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano