Angorá era originalmente o nome dado à lã das cabras angorá. Que foram criados exclusivamente na Turquia. Foi altamente valorizado por suas propriedades únicas. Na China, tentando criar seu análogo, eles chamaram a pele de coelho de angorá. Para evitar confusão, o fio turco foi renomeado como mohair. Portanto, agora o angorá é um fio obtido a partir da lã e penugem apenas do coelho de mesmo nome, por penteamento ou tosquia. O consumo desses fios será mínimo devido à leveza das fibras.
Como você conseguiu isso?
O fio feito exclusivamente de penugem de angorá é raro e caro. A pele de coelho curta e delicada é difícil de fiar, por isso são adicionadas fibras naturais ou sintéticas adicionais, como:
- merino;
- mohair;
- seda;
- acrílico;
- poliéster;
- viscose.
Pode ser em diferentes percentagens, quanto maior a percentagem de lã, mais delicado é o produto. Os fios mesclados são mais fortes e quentes.
O fio da mais alta qualidade é feito a partir de uma pilha de 6 a 12 cm de comprimento.Pêlos mais curtos são usados para produzir opções econômicas.O coelho é escovado duas vezes por ano e cortado uma vez a cada 10 a 13 meses. Dada a baixa secreção de sebo, a penugem de coelho é muito limpa.
Referência! O comprimento do cabelo pode chegar a 25 cm e, em casos raros, até 50 cm.
Recursos, propriedades
A lã natural é encontrada nas cores branca, cinza e raramente preta. Mas sua textura macia é fácil de tingir, por isso existem muitos tons diferentes nas prateleiras das lojas. É valorizado pela suavidade e leveza, enquanto o angorá não é inferior na retenção de calor. Devido às fibras curtas, o tecido é muito fofo e agradável ao toque. A desvantagem desse recurso é que os pelos saem constantemente e grudam nas outras roupas.
Referência! Os pelos do coelho angorá são ocos por dentro, por isso os fios feitos com sua penugem são especialmente leves.
A lã angorá tem as seguintes propriedades:
- Resistência ao desgaste. Uma peça tricotada com fios de alta qualidade durará muitos anos, desde que seja bem cuidada.
- Higroscopicidade. Qualquer lã, inclusive angorá, possui alto coeficiente de respirabilidade. Além disso, absorve bem o vapor do corpo humano, o que permite reter o calor seco.
- Baixa condutividade térmica. As roupas angorá, apesar da leveza, são muito quentes.
- Hipoalergênico. A pele de coelho raramente causa reações alérgicas.
- Alta estabilidade. Esta propriedade é utilizada na produção de feltro de alta qualidade.
Importante! Os produtos feitos de lã angorá não podem ser lavados na máquina. Somente lavagem a seco ou lavagem à mão com detergentes especiais é adequada.
Area de aplicação
O fio angorá é adequado tanto para tricô manual quanto para tricô à máquina. Devido à leveza das fibras, o consumo de material será pequeno.O melhor é fazer produtos com ele para uso aberto, pois os pelos sobem e caem muito. Dependendo da composição do fio, as artesãs fazem:
- Botinhas, luvas, gorros e fatos infantis, pois o fio é muito macio, quente e hipoalergénico.
- Xales, estolas e boleros. O fio angorá leve e delicado revela suas melhores qualidades ao tricotar padrões complexos de orifícios.
- Agasalhos. Casacos ou capas feitos dessa lã parecem elegantes e incomuns.
- Chapéus, cachecóis, cachecóis, luvas e luvas que o manterão aquecido no outono e no inverno.
- Suéteres e vestidos de lã angorá diversificam seu guarda-roupa com peças aconchegantes e estilosas.
- Cobertores e colchas, dadas as propriedades do fio, ficam lindos e aconchegantes.
Importante! Ao armazenar itens feitos de lã natural, você deve cuidar da proteção contra traças.